BUSCA DO CAMPO ESPIRITUAL PELA CIÊNCIA

PALAVRAS INICIAIS

Os assuntos que apresentamos nesta coletânea tiveram origem em artigos diversos, como resultados de debates em seminários, simpósios e congressos.

A maioria dos assuntos está coligada ao psiquismo de profundidade, isto é, à área espiritual, o que exigiu certas condições especiais de abordagem. As medidas da ciência oficial, com toda a importância de que se acham investidas, não possuem sondas que nos revelem a estruturação desses ainda obscuros campos do Espírito; desse modo, nos socorremos de modelos intuitivos, homologando hipóteses e tentando compor os fatos subjetivos que, aqui e ali se manifestam.

A ciência de hoje está procurando, até mesmo com certo rigor, os campos espirituais. Biólogos laureados pelo Nobel estão penetrando essas regiões. É o caso de Barbara McClintock com seus estudos sobre citogenética e George Wald com os mecanismos da visão. Por sua vez, o biólogo Rupert Sheldrake está fazendo ressurgir na ciência o vitalismo de Claude Bernard, quando afirma textualmente: "Para mim a criação depende, em última análise, de uma realidade não física, ou transfísica, de natureza espiritual".

Na física, salientamos as afirmações e trabalhos de Fritjof Capra, arrastando uma poderosa corrente espiritualista, com ramificações na psicologia e biologia. As muralhas do Espírito começaram a ser escaladas pela ciência.

Por tudo, a nossa tentativa nesta publicação é a de mostrar, principalmente, de quanto necessitamos investigar e procurar traduzir muitos dos enigmas que o psiquismo humano, a cada dia, vem revelando. Os horizontes do psiquismo são indemarcáveis, por isso, muito bem cabem as composições intuitivas, envolvidas pelas idéias sadias da psicologia e da metafísica, como recurso de abordagem, porquanto, os fatos espirituais, a cada momento, revelam-se enriquecidos de tonalidades múltiplas.

O psiquismo de superfície, ou zona consciente, os fenômenos se estruturam no campo físico, cuja organização, para nós, já apresenta imensas dificuldades. O que não dizer dos fatos que transcendem esse campo e se espraiam em outras dimensões? Se movermos a nossa consciência no serviço que abraçamos, com idealismo e amor, sem dúvida descobriremos a trilha correta na decifração dos enigmas que nos inquietam os pensamentos.

Novos métodos e modelos científicos estão sendo exigidos pelos pesquisadores. O impulso perquiridor avança constantemente na direção espiritual. Dia virá em que novas luzes chegarão aos parâmetros transfísicos, permitindo ao homem alçar vôos mais ousados e mais seguros.

Jorge Andréa dos Santos

..BUSCA ESPIRITUAL
..DEUS E UNIVERSO
..CAMINHO DA CIÊNCIA
..ANSEIOS DA CIÊNCIA
..HORIZONTES DA PSICOLOGIA
..VISÃO HOLÍSTICA
..UNICIDADE, O FUTURO DA CIÊNCIA
..ESPÍRITO E MATÉRIA
..COMANDO ESPIRITUAL NOS PROCESSOS ORGÂNICOS
..O ESPÍRITO NOS MECANISMOS DA HERANÇA
..AS MARCAS DE NASCIMENTO
..O PENSAMENTO
..ARQUIVOS DA MEMÓRIA
..SONO E SONHO:VIVÊNCIAS PERISPIRITUAIS?
..INTUIÇÃO, FENÔMENO MEDIÚNICO?
..SEGREDOS DA GLEBA ESPIRITUAL
..REAÇÕES NOS ALICERCES DO ESPÍRITO
..NEUROSES E VIDAS PASSADAS
..ATITUDES COMPULSIVAS
..SOMBRAS ESPIRITUAIS
..CAMPOS DESESTRUTURADOS NO ESPÍRITO
..LASTROS ESPIRITUAIS DOENTIOS
..TERAPIAS