25ª.AULA: COELHOS COLORIDOS

Coelhos Coloridos

(A partir dos 7 anos.)

OBJETIVO GERAL:

- Observação de nossos estados íntimos e características psicológicas.

OBJETIVO ESPECÍFICO:

- Atividade principal voltada ao autoconhecimento.

COMO APLICAR:

- Use canetinhas ou giz de cera para desenhar padrões nos papéis (nuvens, bolinhas, estrelas), de modo que você tenha pedaços iguais dois a dois, mas bem diferentes dos outros.

- Se houver número ímpar de alunos, entre no jogo.

- Ensine a dobradura do coelho aos seus alunos.

- Se os menores tiverem dificuldade, pode ajudá-los, ou peça para quem já conseguiu ajudar quem não fez..

- Agora, cada criança se transforma em um coelho igual àquele que criou.

- Agora, cada coelhinho vai procurar seu par e sentar-se ao seu lado para ouvir uma história.

- Dependendo da idade, proponha que vão prucurá-lo saltando e mexendo o focinho.

- (Sugestão: O Menino das Meias Vermelhas, de Carlos Heitor Cony.)

Inicie um diálogo:

- Como as pessoas sabem quem somos?

- Como sabemos quem são?

- O que usamos para reconhecê-las?

- As pessoas sempre sabem o que pensamos?

- E o que sentimos?...

- Os coelhinhos estavam pintados. O que sentimos está “pintado” em nós?

- Como sabemos se nossos pais estão contentes, preocupados ou bravos?

Converse sobre o conteúdo da história.

- Às vezes, as pessoas riem de nós - por quê?

- Será porque elas não conhecem realmente nossos pensamentos e sentimentos?