O MESTRE NA EDUCAÇÃO

Caros internautas, caros confrades....

Ao abrirmos esta seção de Evangelização Espírita Infantil, contida no Setor da Educação, não poderíamos deixar, jamais, de lembrarmos de nosso MAIOR: EDUCADOR, PSICÓLOGO, FILHO DE DEUS (nosso irmão maior e mais velho), MÉDICO, O MODELO MAIS COMPLETO NA FACE DA TERRA, ETC...

Além do mais, precisamos nos desapegar de usar as palavras INSTRUÇÃO e EDUCAÇÃO como sinônimos.

Creio em Deus, Criador onisciente e onipotente, Causa Suprema de todas as causas, origem do bem e do belo.

Creio num só destino reservado a todos e cuja realização se dará infalivelmente, no infinito do tempo, conforme se deduz da incomparável Odisséia do Filho Pródigo.

A melhor, a mais eficiente e econômica de todas as modalidades de assistência é a Educação, por ser a única de natureza preventiva. Não remedeia os males sociais; evita-os.

A liberdade é um tesouro oculto. Pela educação, o homem a descobre nas profundezas da alma e se torna livre.

O senso da vida sendo, como é, a evolução, há de ser pela autoeducação que se consumará: "Sede perfeitos como o vosso Pai celestial é perfeito".

A salvação não está numa finalidade a que se convencionou denominar Céu ou paraíso; está, sim, na perpétua renovação da vida, para a frente e para o alto.

Avançar — como disse Paulo de Tarso —, "de glória em glória", tal é, em síntese, o trabalho, o plano da Redenção.

VINÍCIUS

Vinícius na educação

Estes escritos são de um homem que, em sua última reencarnação, encerrada exatamente há dez anos, empreendeu atividades de ordem espiritual que o credenciam ao respeito e à admiração de quantos lhe analisem afigura de apóstolo da educação.

Em O Mestre na educação, encontram os leitores alguns dos principais trabalhos de Vinícius (Pedro de Camargo) sobre o tema que o motivou no curso de meio século de profícua atuação no Espiritismo brasileiro.

Nele se enfeixam artigos e conferências, com páginas até agora inéditas, junto a capítulos, versando especificamente as questões da educação à luz da Doutrina dos Espíritos, extraídos de periódicos e livros de sua autoria, hoje raros, quais sejam, estes últimos: Nas pegadas do Mestre, Em torno do Mestre e Na seara do Mestre, editados pela FEB, e Na escola do Mestre, publicado em São Paulo (SP).

Na obra intitulada Grandes espíritas do Brasil, impressa em 1969, Zeus Wantuil inseriu interessantes apontamentos biográficos e valiosos dados pertinentes à ação cristã-espírita de Vinícius, sempre presente nos momentos mais importantes do Espiritismo e da Casa de Ismael, no seu tempo, tendo marcado, sem dúvida, uma jase positiva de realizações também em São Paulo, cujo movimento espírita lhe recebeu mais direta, constante e vultosa contribuição.

Desdobrando-se, com tranquilidade e firmeza —peculiaridades do seu caráter eminentemente cristão —, entre o Educandário e o Centro Espírita, o Jornal e o Rádio, a Tribuna e o Livro, Vinícius foi o pregador perseverante, o exemplificador, aquele que testemunhou o educar-se para educar.

A administração da casa-máter do Espiritismo no Brasil, empenhada na dinamização dos labores diretamente vinculados à educação, entendida no sentido mais amplo do termo, através do livro espírita, do Reformador, do Conselho Federativo Nacional, do Departamento de Infância e Juventude e demais órgãos e serviços — destacando-se a Evangelização da Criança e do Jovem —, sente-se jubilosa com este lançamento, na certeza de estar, uma vez mais, motivando o estudo e a meditação capazes de suscitar, nesta fase de dolorosas transições por que passa o mundo, ação construtiva, consolação edificante, instrução espiritual, paz e fraternidade.

Rio de Janeiro (RJ), 11 de outubro de 1976.
FRANCISCO THIESEN Presidente cia Federação Espírita Brasileira

 

..01 - MESTRE E SALVADOR

..02 - A OBRA MESSIÂNICA DE REDENÇÃO...
..03 - UM SÓ PROBLEMA E UMA SÓ SOLUÇÃO
..04 - EVOLUÇÃO E EDUCAÇÃO
..05 - O PROBLEMA DO DESTINO
..06 - A META ATINGIDA
..07 - RENOVEMOS NOSSA MENTE
..08 - A NATUREZA HUMANA
..09 - JESUS, O MESTRE
..10 - EDUCAR
..11 - NÃO JULGUES
..12 - INSTRUÇÃO E EDUCAÇÃO
..13 - O CRIMINOSO E O CRIME
..14 - SEDE PERFEITOS
..15 - O HOMEM
..16 - FLAGELOS DA HUMANIDADE
..17 - A NECESSIDADE DO MOMENTO
..18 - FIAT LUX !
..19 - VALOR IMPERECÍVEL
..20 - QUERER É PODER?
..21 - DEVER PATERNO
..22 - RENOVAÇÃO PELA EDUCAÇÃO
..23 - PÃO E LUZ
..24 - JESUS E SUAS PARÁBOLAS
..25 - CLAMA SEM CESSAR
..26 - SALVAR É EDUCAR
..27 - EDUCAÇÃO
..28 - RUMO À PERFEIÇÃO
..29 - O MESTRE E O DISCÍPULO
..30 - KARDEC, O OPERARIADO E A EDUCAÇÃO
..31 - A CRIANÇA
..32 - A CRIANÇA ASILADA
..33 - AS GERAÇÕES FUTURAS