COM JESUS

As boas novas se espalham como o pólen abençoado de uma Era de felicidade, que domina os corações modificando as velhas estruturas e os conceitos ultrapassados das gerações antigas.

Antes, os postulados se levantavam sobre as bases da dominação arbitrária, e os triunfos se faziam sobre os solos juncados pelos cadáveres das vítimas indefesas.

Os desgovernos elegiam os seus chefes pela impiedade, sob o açodar das paixões que os galvanizavam para o domínio impiedoso com que se faziam temidos e detestados.

O fruto da guerra era dividido entre a soldadesca desvairada, enquanto a multidão famélica e aturdida marchava para as matanças indiscriminadas, sob açoites de incoercível aflição.

Demoravam na Terra as forças do egoísmo e as alucinações desmedidas dos transitórios caminhantes humanos.

Com o Evangelho modificou-se o ambiente.

Jesus significa o anelo dos fracos e é a esperança dos vencidos.

Sua voz traz a urgente diretriz da felicidade sem as condições asfixiantes dos impositivos humanos. Suas condições, a brandura e a humildade !

Não mais o homem se verá constrangido à destruição pelo seu próprio irmão.

Instala-se, em definitivo, no mundo, o período áureo da fraternidade, em que todos se dão as mãos edificando na esperança de todos a felicidade geral.

*
O jugo do mundo escraviza, as cadeias humanas infelicitam, os impositivos terrenos perturbam e amarguram.

Com Jesus surgem novas condições: o poderoso é aquele que vence a si mesmo; o fraco, o que se submete às paixões; vitorioso é quem supera as imperfeições e não se propõe predominar sobre os demais do caminho redentor.

E suave o jugo do Senhor em relação à criatura humana. O fardo faz-se leve ante as circunstâncias de amor que se desdobram e as possibilidades de elevação que se apresentam.

*
Quando as dificuldades rondarem os teus passos e os problemas se te fizerem mais graves; quando estiveres a ponto de desistir ou de sucumbir; quando as vozes em acusação ensurdecedora se voltarem contra as tuas disposições felizes, não te deixes arrastar pela aflição desnecessária nem te permitas reagir sob o império da revolta.

Entrega-te a Jesus e nEle confia, doando-te em regime de totalidade, pois que com Ele o fardo é sempre leve e suave todo o Seu jugo

Joanna de Ângelis