QUANDO JESUS TERIA SIDO MAIOR

É tarefa sumamente difícil, perguntarmos Quando Jesus Cristo teria sido maior, no desempenho de Sua fulgurante missão terrena, tais foram os atos de grandeza que aqui praticou; no entanto, formulamos várias indagações: -Quando nasceu numa Belém de Judá, propiciando a mais insofismável demonstração de humildade e desapego às coisas deste mundo, ensinando aos homens a precariedade dos bens terrenos, ou Quando, defrontando-se com os Doutores da Lei, no Templo de Jerusalém, com apenas doze anos de idade, discorreu com eles detalhes das Escrituras à luz da verdade nova conhecia e vinha revelar aos homens?

Quando, às margens do Mar da Galileia, convocou humildes pescadores para se tornarem Seus assessores mais imediatos, constituindo um verídico colégio apostólico, ou Quando proclamou que ninguém pode servir simultaneamente a dois senhores: a Deus e a Mamon; pois o Seu seguidor fiel tem de se firmar, decididamente, na conquista dos coisas de Deus, abandonando a preocupação pela posse dos bens transitórios e da glória vã e mundana?

Quando visitou a casa de Lázaro e ali recomendou a Marta que não se preocupasse com as coisas transitórias do mundo, procurando antes imitar sua irmã Maria, que se dedicou a ouvir os Seus nobilitantes ensinamentos, que passariam a constituir uma aquisição interior e de duração permanente, ou Quando evitou que uma podre mulher adúltera fosse apedrejada em praça publica, por homens fanatizados, que só não perpetraram o hediondo crime, porque ouviram o sentencioso: "Atire a primeira pedra aquele que se julgar sem pecados"?.

Quando se submeteu ao batismo precário da água, realizado
por João Batista, asseverando que naquela hora era necessário que assim sucedesse, para não desautorizar a ação e a missão de João, ou Quando disse aos filhos de Zebedeu que "o sacrifício do Calvário seria o verdadeiro batismo que coroaria a sua obra redentora", ensinando, assim, que temos de passar por um batismo acrisolador: o batismo do fogo, que é o Calvário de nossa redenção?

Quando disse ao moço rico que se despojasse de todos os seus bens e O seguisse, após fazer doação aos pobres, ou Quando afirmou a Zaqueu, que se dispusera a dar metade de sua fortuna aos pobres: "Hoje entrou a salvação em sua casa". Quando respondeu a um grupo de homens que O procurou, solicitando um sinal dos céus, para que todos vissem e acreditassem, que nenhum sinal seria dado aquela geração adúltera e infiel, ou Quando exclamou: "Graças te dou, ó Pai, porque ocultaste estas coisas aos sábios e doutores, e as revelastes aos pequeninos".

Quando expulsou os mercadores do Templo, dizendo-lhes que haviam transformado uma casa de oração em covil de ladrões, ou Quando afirmou que na Casa do Pai existem muitas moradas e que Ele para lá ia, a fim de prepará-las para os Seus Seguidores? Quando chorou sobre Jerusalém, por ter ela repelido e matado muitos profetas e grandes enviados de Deus, ou Quando rogou ao Pai que enviasse novos trabalhadores para a seara que é grande enecessidade de obreiros animosos?

Quando afirmou que ninguém é profeta em sua terra, ou Quando percorreu as cidades da Galiléia, da Samaria e da Judéia, levando os Seus imorredouros ensinamentos a todos os que estavam sobrecarregados e quebrantados da alma, inclusive à pecadora, a quem afirmou que: "muitos pecados lhe são perdoados, porque você muito amou?". Quando afirmou à Mulher samaritana que Deus não precisa ser adorado em Jerusalém nem no Monte Garizim, ou Quando
afirmou que Deus é Espírito e deve ser adorado em Espírito e Verdade, pelos verdadeiros adoradores?

Quando afirmou que no preceito "Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo"estão contidos todos os Mandamentos e os ensinamentos dos profetas, ou Quando proclamou que socorrer os pequeninos da Terra, dando-lhes ainda que fosse a insignificância de um copo de água fria, significava a conquista de um galardão nos céus?

Quando recomendou que, orando a Deus, o fizéssemos em segredo, no recesso dos nossos aposentos, quando, então, seríamos atendidos, ou Quando afirmou, na Parábola, que o publicano teve a sua prece atendida, porque foi proferida com humildade, ao passo que a rogativa do fariseu não subiu aos céus por estar impregnada de orgulho e egoísmo?

Quando disse que não nos chamava de servos, porque aos servos não é dado conhecer a vontade do seu senhor, mas que nos chamava de amigos, pois a estes é dado conhecer os desideratos de Deus, ou Quando prometeu a bem-aventurança aos que exercem na Terra a lei do amor, da fraternidade, da misericórdia e da pacificação? Quando recomendou: "Buscai e acharei; Pedi e dar-se-vos-á e Batei e abrir-se-vos-á", ou Quando disse que o Pai faz nascer o seu sol sobre maus e bons, e cair a chuva sobre justos e injustos".

Quando verberou os sentimentos negativos de dois de Seus apóstolos, que lhe sugeriram descer fogo dos Céus, para consumir os samaritanos que lhes haviam negado hospedagem, ou Quando, na Parábola do Bom Samaritano, afirmou ser um homem da Samaria o que melhor havia assimilado a lei do amor ao próximo? Quando falou com Nicodemos sobre a lei da reencarnação, afirmando que ninguém verá o Reino dos Céus sem renascer de novo, ou Quando atestou ser João Batista a reencarnação do profeta Elias, segundo as predições das Escrituras?


Quando, referindo-se ao centurião de Cafarnaum, afirmou que jamais havia visto tamanha fé nem mesmo entre os judeus, ou Quando sustentou que, quem tivesse fé do tamanho de um grão de mostarda, poderia transportar montanha.? Quando afirmou aos Seus apóstolos, por ocasião da cura da filha da mulher Cananéia, que fora enviado às ovelhas perdidas da Casa de Israel, ou Quando, em Espírito, disse a Ananias que Paulo de Tarso era o Seu "vaso escolhido", para levar Suas palavras a todos os povos, a todas as nações?

Quando afirmou ser o bom pastor aquele que deixa noventa e nove ovelhas no aprisco, indo procurar uma que está no despenhadeiro, ou Quando proclamou que há mais alegria nos céus por um pecador que se regenera, do que por noventa e nove justos que não precisam de arrependimento? Quando recomendou dar a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus, ou Quando afirmou que o reino dos Céus não se toma de assalto, mas conquista-se com a prática das boas obras?

Quando exortou os apóstolos a não exercerem hegemonia entre si, ou Quando disse que o maior no Reino dos Céus é aquele que, na Terra, se tornar o menor e será o servidor de todos? Quando expeliu sete Espíritos, possessores de Maria Madalena, fazendo com que ela se reformasse interiormente, seguindo-O em Suas pegadas e tornando-se uma Suas das mais dedicadas assessoras, ou quando expulsou uma legião de Espíritos rebeldes que atormentava o Possesso Gadareno, não permitindo que ele O seguisse por não estar devidamente preparado para os encargos de tão espinhosa missão?

Quando prometeu a Mulher Samaritana a água viva que dessedenta para sempre, ou Quando recomendou que devemos comer do pão do Céu, que sacia toda a fome? Quando, sofrendo açoites e submetendo-se a toda a sorte de vexames, por parte dos seus detratores, sem proferir qualquer palavra de revolta, ou Quando, no alto do madeiro, rogou ao Pai que perdoasse a todos os Seus algozes?

Quando fez Lázaro voltar do túmulo para desfrutar de mais algum tempo de vida na esfera da carne, ou Quando prometeu a vida eterna a todos os filhos de Deus, que encetam a longa caminhada rumo à perfeição, através da assimilação dos ensinosda Boa Nova? Quando recomendou que, quem nos obrigasse a dar mil passos, déssemos com ele mais mil, ou Quando recomendou que oferecêssemos a face esquerda àquele que nos batesse na direita?

Paulo Alves Godoy

..As eternas mensagens de Jesus.. ..Deus
..Jesus, o Redentor ..Ressurexit, Non Est Hic
..Os solapadores da verdade ..Tarefa iluminatória
..E o Céu se fechou ..Pai, salva-me desta hora
..Morta é a fé sem obras ..A superstição
..Não repitamos o erro ..Não matarás
..Mortos e "mortos" ..A disciplina
..Um lugar para Jesus ..As parábolas do reencontro
..Joana de Cuza ..Qual dos poderes?
..Jesus dos doze aos trinta anos ..O Cordeiro de Deus
..Reencarnação - princípio evolutivo ..O Pai é maior que o Filho
..A fúria ..Mensagem aos cegos
..O Espiritismo é religião ..Um ensinamento exemplar
..O silêncio ..Eu te saúdo, Rabi !
..Raboni ! ..Judas de Kerioth
..I.N.R.I. ..Qual das versões?
..Simão, o Mago ..Reforma Íntima, já!
..A bacia de Pilatos ..O Céu
..Purgatório e limbo ..O Inferno