A REENCARNAÇÃO

A finalidade de nossa existência é conseguirmos a perfeição.

Um espírito para ser perfeito precisa possuir todas as virtudes e saber aplicá-las; precisa também conhecer todas as ciências e todas as artes e utilizá-las para o bem.

Uma encarnação não é suficiente para que alcancemos a sabedoria e a pureza dos espíritos superiores.

Deus nos concede permissão para reencarnarmos muitas vezes até que tenhamos atingido o grau de espíritos puros.

Em cada encarnação nós aprendemos um pouquinho mais e ao mesmo tempo corrigimos os erros de nossas encarnações anteriores.

REENCARNAR-SE SIGNIFICA NASCER DE NOVO.

Quando nascemos o nosso corpo espiritual se une ao corpo material. Todos nós já nascemos muitas vezes e muitas outras vezes nasceremos até que consigamos ser perfeitos.

As nossas encarnações não se passam todas na Terra. A Terra é uma das pequeninas escolas do reino de Deus. Quando tivermos aprendido tudo o que aqui se ensina, encarnaremos em mundos mais adiantados.

Durante o tempo em que estamos reencarnados, nós nos esquecemos de nossas vidas passadas; quando morremos, isto é, desencarnamos, nós nos lembraremos de todas elas.

A lembrança do passado atrapalharia a nossa vida de hoje; por isso Deus, em sua infinita misericórdia, nos faz esquecer temporariamente o que fomos antigamente.

No momento de reencarnar deixamos de viver no mundo espiritual e começamos a viver no mundo material em que estamos. Para que possamos aprender tudo, em cada encarnação vivemos de um modo diferente.

Em uma encarnação seremos pobres; em outra, ricos; em algumas seremos professores, pedreiros, mecânicos, costureiras, etc...

É pelas muitas encarnações que nós nos instruimos, moralizamos e procuramos novos meios de progresso. Deus aproveita as reencarnações para exercer sua justiça.

Todos os que se entregam aos vícios e praticam o mal terão reencarnações de sofrimentos. As vidas dolorosas são o resultado do mal feito em existências passadas. Todos os que praticam o bem terão reencarnações felizes.

Eliseu Rigonatti - 52 Lições de Catecismo Espírita