CENTELHO DIVINO

1 - Dr. Ismael Alonso Y Alonso

Toda a renda auferida dos nossos livros destina-se à assistência social e à difusão do livro espiritualista.

Dr. Ismael Alonso Y Alonso nasceu aos 30 de dezembro de 1908, em Peirópolis, cidade próxima às queridas terras mineiras de Uberaba, e desencarnou em Franca-SP, aos 23 de março de 1964.

Formou-se em Farmácia na cidade de Pindamonhangaba, em 1929, e, sempre em busca do saber, em 1934 formou-se na Universidade de Medicina Fluminense, de Niterói-RJ. Mas a sua história de amor e dedicação ao povo francano só começaria no início de julho de 1939, quando sempre atuando como médico e humanista responsável, desempenhou também papel na vida pública como prefeito e vereador da cidade de Franca, fazendo-se destacar como defensor da Saúde Pública. Mas os destinos de suas obras deveriam ser muito maiores e, não se rendendo ao brilho das riquezas materiais efêmeras, ainda encarnado começou a atender a todos que o procuravam sem condições financeiras, sem cobrar nada, e até mesmo distribuindo gratuitamente remédios, ficando conhecido carinhosamente em Franca como o "Médico dos Pobres". Atualmente em trabalho junto aos encarnados, aproxima a grandeza da medicina espiritual à da medicina terrena convencional, através da mediunidade de João Berbel, mostrando que este será um caminho a conduzir em união os bons espíritos e os homens de bem na grande causa cristã.

Durante a sua jornada terrena foi amparado por um protetor e orientador espiritual, o Dr. Bezerra de Menezes, que também a seu tempo andou pela Terra amparando e aliviando todos que sofressem, sempre gratuitamente, grande homem e Espírito superior que foi Dr. Ismael Alonso Y Alonso integrou-se àqueles tantos que trabalham pelo grande Médico das Almas, Jesus, levando as Luzes do Evangelho, para que o espírito se eleve em consciência diante dos desafios e bem-aventuranças desta grandiosa filosofia chamada Vida, dentro desta maravilhosa e gigantesca família universal chamada humanidade.

2 - João Berbel - MÉDIUM

João Berbel nasceu aos 30 de agosto de 1955, na cidade de Restinga, Interior paulista. De origem católica, inicialmente era avesso ao Espiritismo, mas descobriu se médium, o que, aliado à epilepsia, fê-lo passar por provações, mas também ajudou-o a encaminhar-se na prática caritativa que hoje direciona sua vida. Com o apoio carinhoso e decisivo de Arlete Berbel, com quem é casado desde 1979, vem, há mais de 16 anos, colocando sua mediunidade a serviço do Mundo Maior. Sob a orientação do mentor espiritual Dr. Ismael Alonso y Alonso, João Berbel busca alento e conforto para milhares de pessoas.

Em Franca, Interior de São Paulo, com auxílio de voluntários e colaboradores, mantém em atividade o IMA (Instituto de Medicina do Além), que, nestes últimos dezesseis anos, já atendeu mais de 2 milhões de pessoas, vindas de todos os estados brasileiros, necessitadas de cura física e esclarecimento moral e espiritual.

Além da realização de cirurgias espirituais sem cortes, o IMA cultiva, em sítio próprio, plantas medicinais e manipula fórmulas fitoterápicas em laboratório próprio.

O trabalho e os remédios são oferecidos ao público gratuitamente pela Entidade, que também mantém a Escola Madre Teresa de Calcutá — que abriga o Pró-Jovem de Franca e distribui cestas básicas, sopas e refeições (5000 semanais).

Para tanto, contribui o arrecadado em direitos autorais dos mais de 208 livros, psicofonados pelo médium João Berbel, de diversos e elevados autores espirituais. Esses direitos são revertidos em importante auxílio no custeio das despesas e investimentos necessários ao atendimento cada vez maior de tantos irmãos necessitados de alívio, amparo, ensinamentos e esclarecimentos pelas vias da esperança e do amor universal cristão.

3 - PREFÁCIO

No nosso trabalho de recepção, preparação e publicação de livros, intermediados estes pelo nobre e dedicado companheiro e médium João Berbel, às vezes somos surpreendidos por visitas espirituais marcantes, gratificantes, inolvidáveis a nós que, imperfeitíssimos, jornadeamos pelos caminhos difíceis da Terra.

Santa Rita de Cássia é um desses espíritos de excepcional magnitude. Brindou nos algumas vezes com a sua presença maravilhosa, prestigiou o nosso humilde trabalho passando-nos as suas palavras de fé, perfumadas do imenso amor que dedica a todos os seres, timbradas na mais sincera devoção ao Cristo e ao excelso Criador.

Primeiramente, Santa Rita, com sua extraordinária simplicidade, com a humildade notável aformoseando a sua alma, ditou-nos o livro Rosa e seus girassóis, um relato verídico de sua última encarnação terrestre, iluminando as Minas Gerais com uma missão difícil. Tal obra da notável mística de Cássia alcançou já muita receptividade por parte dos leitores que tiveram o doce prazer de uma leitura edificante, espalhando a singeleza de uma criatura que se fez pequenina entre os homens para depois ser recebida em festa pelos prepostos de Jesus.

Agora, com esta nova obra intitulada O Centelho Divino, retorna Santa Rita de Cássia com mais um esplêndido relato também verídico. Aqui nossa mensageira das altas esferas mergulha no seu passado ainda mais remoto, em encarnações anteriores àquela com que honrara o nosso Brasil. Na sua cativante simplicidade, relata-nos suas vidas alcançando períodos de grande expansão e afirmação da Igreja Católica, de que se fez uma das mais gratas figuras, santificada por grandes e pequenos como Senhora das Causas Impossíveis.

Seria desnecessário rememorar aqui os traços biográficos daquela mulher e daquela existência em que se tornou a Santa de Cássia, pois já são sobejamente conhecidos. Aliás, nem ela própria se demora em descrever — nem muito menos exaltar
— aquela sua vida e período de jornada em que se consagrou santa. Preferiu narrar extensivamente os percursos difíceis de suas vidas em que as dúvidas e inquirições maiores, os desencontros e os chamados cármicos falaram a sua voz de cobrança e reformulação, de mais íntimo e rápido aprimoramento da alma na direção do Cristo.

A sinceridade dessa alma, a simplicidade desse espírito grandioso nos encantam !

E, na limitação e incompetência que nos caracterizam, lamentamos não poder traduzir fielmente o clima emotivo, a riqueza espiritual ressumbrando das palavras vocalizadas por essa irmã, sob o recurso psicofônico do nosso João Berbel.

Contudo, estamos muito à vontade perante a condescendência, a compreensão infinita dessa Irmã que, por mérito de sua humildade singular, colocou-se ao lado da própria Excelsa Mãe do Governador do nosso planeta.

Santa Rita de Cássia percorreu os caminhos do aperfeiçoamento com muito empenho.

Colocando este seu livro na nossa Série Eles conheceram Jesus!, dedicada a acolher depoimentos ilustrativos de espíritos que viveram ao tempo e ao lado de Jesus, queremos justificá-lo lembrando que também essa Irmã teve a oportunidade de conhecer Jesus, de estar ao lado do Mestre como uma mulher sob penosas condições de imperfeição — para depois, no futuro de novas e místicas encarnações, adquirir a glória de ser recebida, elogiada e irmanada à falange de Maria de Nazaré e de seu filho amado.

Eis os caminhos luminosos de uma alma luminosa. É o espírito preocupado profundamente com a situação de todos os irmãos terrenos e o processo de exigência transformativa a atingi-los no nosso momento de aflições. Daí a razão de vir alertar-nos para o lado da opção maravilhosa de seguir, amar o Cristo com todas as energias do espírito.

Nossa gratidão, Irmã Rita! Falaste na linguagem do coração — e é com tal linguagem que elevaremos para Cristo os corações!

Os Editores

..1 - RENASCI EM MADRID
..2 - UM TEMPLO DENTRO DE MIM !
..3 - A CONSTANTE PRESENÇA DE MAMÃE
..4 - O FLORESCER DO AMOR
..5 - ENCONTRO SOB SUSPIROS
..6 - TRAÍDA PELA PRÓPRIA IRMÃ
..7 - CAMINHOS DE MARAVILHA
..8 - ENCONTRO COM PEDRO
..9 - CHAMADA A ROMA
..10 - EM TORNO DO PODER
..11 - EXPANSÃO CATÓLICA
..12 - LIÇÕES DE CLAUSURA
..13 - EXPULSA DA IGREJA
..14 - NO CALABOUÇO
..15 - UMA FEITICEIRA
..16 - NOVA ENCARNAÇÃO
..17 - FALAR DE UMA SANTA