Mateus

Mateus foi um dos doze Apóstolos e um dos quatro Evangelistas. Nasceu na Galiléia. Chamava-se Levi e era publicano (coletor dos dinheiros públicos, entre os antigos romanos).

"Um dia estava ele no exercício de suas funções, na coletoria, quando Jesus ao passar com uma grande multidão, viu-o sentado na recebedoria, e disse-lhe: Segue-me.

"E ele, deixando tudo, levantou-se e O seguiu. Logo após, Levi ofereceu a Jesus um grande banquete em sua casa".

Os sacerdotes não viram com bons olhos a conversão daquele homem que representava um cargo oficial. E sabendo que no banquete havia muitos publicanos e ainda outras pessoas, enviaram escribas e fariseus, que inquiriram do Mestre: "Por que comeis e bebeis com publicanos e pecadores?"

Jesus respondeu-Ihes: "Não precisam de médico os que estão sãos, mas sim os que estão enfermos; eu não vim chamar os justos, mas sim os pecadores ao arrependimento".

Os publicanos, conquanto gente de representação oficial, eram mal vistos pelo povo, pois julgavam que extorquiam dinheiro dos contribuintes. Por isso se enriqueciam.

Daí vem a resposta de João Batista aos publicanos que foram a ele para receberem o batismo do arrependimento. Perguntando eles a João o que precisavam fazer para aparelharem o caminho do Senhor e darem frutos de arrependimento, a "Voz do Deserto" lhes respondeu: "Não cobreis mais do que aquilo que vos está prescrito".

É para lembrar também o caso de Zaqueu, o publicano.

Era ele chefe dos publicanos e rico. Vindo Jesus com a multidão, ele procurava ver quem era Jesus, mas como era de baixa estatura subiu a um sicômoro. Ao chegar Jesus àquele lugar, olhou para cima e disse: "Zaqueu, desce depressa, porque é preciso que hoje eu fique na tua casa". Ele desceu a toda pressa e recebeu a Jesus com alegria.

Os que estavam ali, escribas e fariseus, murmuravam logo: "Como vai esse homem se hospedar na casa de um pecador". Mas Zaqueu volta-se para Jesus e diz: "Senhor, vou dar a metade dos meus bens aos pobres, e se em alguma coisa defraudei a alguém, lho restituirei quadruplicado".

Jesus disse a todos que ali se achavam: "Hoje entrou a salvação nesta casa, porquanto este também é filho de Abraão; pois, o Filho do homem veio buscar e achar o que se havia perdido".

Parecia ser muito fácil para Jesus a conversão dos publicanos e dos pecadores. O que parecia ser impossível para Jesus era a conversão dos doutores da lei, dos rabinos, dos sacerdotes, escribas e fariseus, a quem o Mestre nunca deixou de apostrofar.

Certa vez Ele disse aos representantes dessas classes magnas da sociedade: "Em verdade vos digo que os publicanos, os pecadores e as meretrizes, vos precederão no Reino dos Céus".

Mateus era publicano e se tornou um dos doze Apóstolos, mas se conservou na obscuridade enquanto o Cristo estava na Terra. Só depois da ascensão e descida do Espírito no Cenáculo, ele entrou em ação: pregava na Judéia e nos países vizinhos, até a dispersão dos Apóstolos, aproveitando os momentos de folga para escrever o seu Evangelho. Depois. dizem haver partido para o Oriente, pregando a nova Doutrina na Pérsia e na Etiópia.

Cairbar Schutel