EM NOME DE KARDEC

1 - PREFÁCIO

Falar em nome do Codificador do Espiritismo. Esta e' uma responsabilidade que muitos assumem sem atinar para os impactos da influência que exercem sobre aqueles que estão iniciando as descobertas espirituais.

Seguir Kardec e seguir os principios revelados pelos espiritos superiores, sob a orientação do Espirito da Verdade.

Em nossas experiências espirituais, após deixarmos o corpo fisico, chega o momento do balanço das conquistas e derrotas. Morrer e enfrentar, acima de tudo, a verdade sobre o quanto de valor conseguimos conquistar em nossa passagem pela Terra. Na maioria das vezes, o resultado nos entristece. Entao, somente o recomeço pode aplacar a dor de ver desperdiçada uma encarnação. Aproveitamos ao máximo a permanência no mundo espiritual para aprender e, com relativa lucidez, trabalhar em nome deste Espirito da Verdade, o qual Kardec soube honrar, desincumbindo-se com êxito de sua dificil e árdua missão.

Falar em Nome de Kardec e assumir para a vida esse compromisso de servir ao Bem, a Verdade, doa o que e a quem doer.

Esta obra nos brinda com reflexões preciosas. Em sua linguagem agradável, a leitura flui com facilidade. E, de fato, um prazer acompanhar o autor em suas descobertas sobre fatos do passado que foram tão marcantes, a ponto de desencadearem a ruina do Espiritismo na Europa e nos Estados Unidos. E a sua relevãncia esta justamente em apresentar um momento do passado que se repete no presente.

O trabalho de fundação e divulgação do Espiritismo transferiu-se para a pátria do Evangelho. Aos brasileiros foi concedida a oportunidade de guardar esse tesouro espiritual e a incumbência de resguardar e divulgar a Doutrina Espirita.

Neste momento, grandes lideranças do Movimento Espirita retornam ao mundo espiritual. Almas valorosas que, cumprindo sua missão, voltam para aferir os resultados e fazer a avaliação de suas experiências terrenas. Muitos, mal retornam, ja assumem novas responsabilidades. Afinal, o descanso e a consciência serena e a paz do dever cumprido.

Essas lideranças deixam um vazio, tal qual o Codificador outrora deixou. E esse vazio sera' fatalmente preenchido. Novos trabalhadores estarão a frente, na direção do Espiritismo no Brasil e pela sustentação deste legado em todo o mundo.

Mais do que nunca, que as bases do trabalho de Kardec sejam fortalecidas entre os espiritas que se comprometeram a servir em suas fileiras. Que todos os que se dizem espiritas, realmente o sejam. São inúmeros os desafios em distinguir--se com clareza o que e o Espiritismo trazido pelo Espirito da Verdade, e o que se fez do espiritismo, adaptando-o as necessidades de cada um, as infiuências presentes e passadas de cada alma.

Sabemos muito bem quais são essas dificuldades. Nós as experimentamos pessoalmente no passado, confundindo Espiritismo com outras correntes de pensamento. Amargamos arrependlmento, Entretanto, aqui estamos, secundando os esforços daqueles que estão na 'terra para trabalhar para o Bem, servindo a Jesus. Somos muitos e permanecemos em estreita sintonia com os que se comprometeram em levar o Espiritismo avante. E creiam-me: nada e' comparável ao êxito espiritual.

Somente aqueles que venceram, superando os desafios naturais da Jornada, conhecem a plenitude de chegar ao termo da encarnação espiritualmente vitoriosos.

Trago sempre comigo as palavras de Erasto aos espiritas:

"O verdadeiros adeptos do espiritismo! Sois os escolhidos de Deus! Ide e pregai a palavra divina. E' chegada a hora em que deveis sacrificar a sua propagação os vossos hábitos, os vossos trabalhos, as vossas ocupações fúteis. Ide e pregai.

Convosco estao os espiritos elevados."

O convite permanece. Aqui estamos para, juntos, prosseguirmos, em Nome de Kardec, nessa tarefa em favor do progresso e libertação da humanidade.

Que a paz de Jesus nos envolva a todos.

Deste vosso servo e servo de Jesus.

Camille Flammarion
(Página psicografada pela médium Sandra Carneiro em Atibaia, 17 de junho de 2015)

 

INTRODUÇÃO
MADAME BLAVATSKY E SUA S E E
ARTISTA BLAVATSKY NA FRANÇA
NASCE A SOCIEDADE TEOSÓFICA
SPIRITHÉOSSOPHISTES
FINANCIAMENTO ESPIRITISTA DE ISIS SEM VÉU
SURGIMENTO DA SOC. CIENT. DE ESTS. PSICOLÓGICOS
POLÊMICAS À VISTA.: SOC. TEOS. DOS ESP. FRANCESES
SUPLEMENTO TEOSÓFICO NA R.E.
A CONDESSA MÍSTICA E SEU MACACO DE PELÚCIA
FRANÇA, CORAÇÃO DO MUNDO, PÁTRIA DO ESOTÉRICO
ERRARE HUMANUN EST
REGRAS DA SOCIEDADE TEOSÓFICA
A CADA UM SEGUNDO SUAS OBRAS
DIFERENÇAS ENTRE ESPIRITISMO. E TEOSOFISMO
1883 - O ANO QUE NÃO ACABOU
INQUIETAÇÕES KARDECISTAS
COMITÊ DE LEITURA DA REVUE BARRA ARTS. TEOS.
KARDECISTAS CONTRA TEOSOFISTAS
HELENA DA ÍNDIA RETORNA À PARIS
H.P.B.E P.G.L. - A AMIZADE QUE AZEDOU
CAMILE FLAMMARION E SUA S.T.O.O.
A MULHER DOS CABELOS DE PRATA
AFINAL, O QUE É TEOSOFIA?
PROPAGAÇÃO DO TEOSOFISMO NA FRANÇA
ARTIGOS NA REVUE SOBRE A TEOSOFIA