COMO CRESCEREI

"Mas praticando a verdade em amor, cresçamos em todas as coisas
até chegarmos a Ele que é a cabeça, Cristo." - (Efésios, 4: 15)

- Como crescerei em todas as coisas praticando a verdade se, quase sempre, não consigo aceitá-la com amor?

- Assim como o brilhante valioso não terá expressão de reconhecimento aos instrumentos que o constrangeram a crescer, de pedra vulgar em meio ao cascalho comum, à posição de gema deslumbrante;

- assim como o animal indócil, não saberá emitir vibrações de gratidão ao arreio que o junge ao varal de uma viatura e que o faz crescer, da falsificação de simples quadrúpede, à de cooperador indispensável ao homem,

- também o homem encarnado, que não procura elevar a mente para as expressões de aprendizado bendito que as condições variadas da vida humana nos oferecem, não saberá crescer na escala de valores espirituais que necessita adquirir.

E a verdade é sempre boa, é sempre pura.

Mostra-nos sempre o melhor caminho, conduz-nos aos campos onde possamos colher os mais proveitosos e preciosos frutos para a nossa economia intelectual, sentimental e espiritual.

Se, pois, te desgosta o verificar a verdade sobre os planos de vida que o Senhor te concedeu, aprende a aceitá-los com amor e resignação tirando deles o melhor proveito, e estarás crescendo.

Se te sentes envergonhado ante a verdade que te faz reconhecer a inferioridade de tua capacidade intelectual, vale-te da meditação sadia ennquanto tuas mãos executam cousas belas e úteis, e estarás crescendo.

Se te acabrunha a condição física que te foi concedida por vaso bendito de oportunidade renovadora, esquece-te, sem desprezar, de teu eu exterior e aperfeiçoa teu espírito pela autodisciplina, pelo estudo e pela cultura, no que estiver ao teu alcance, e estarás crescendo.

Cresce em todas as tarefas que a realidade da vida te oferece, e crescerá também a tua capacidade de receber, com amor, qualquer degrau de luta que te permita chegar um pouco mais perto das zonas de espiritualidade superior em que aspiramos lidar, um dia, sob a inspiração direta do Divino Mentor.

Ottília (Espírito)