O MAIOR MANDAMENTO

O MAIOR MANDAMENTO

Mas os fariseus, quando viram que Jesus tinha feito calar a boca aos saduceus, se ajuntaram em conselho. E um deles, que era doutor da lei, tentando-o, perguntou-lhe: Mestre, qual é o grande mandamento da lei? Jesus lhe disse: Amarás,o Senhor teu Deus de todo o coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento. Este é o maior e o primeiro mandamento, e o segundo, semelhante a este, é: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. Estes dois mandamentos contêm toda a lei e os profetas. (Mateus, XXII: 34-40.)

Caridade e humildade, esta é a única via de salvação; egoísmo e orgulho, esta é a via da perdição. Esse princípio é formulado em termos precisos nestas palavras: "Amarás a Deus de toda a tua alma, e ao teu próximo como a ti mesmo; estes dois mandamentos contêm toda a lei e os profetas." E para que não houvesse equívoco na interpretação do amor de Deus e do próximo, temos ainda: "E o segundo, semelhante a este, é", significando que não se pode verdadeiramente amar a Deus sem amar ao próximo, nem amar próximo sem amar a Deus, porque tudo quanto se faz contra o próximo, é contra Deus que se faz.

Não se podendo amar a Deus sem praticar a caridade para com o próximo, todos os deveres do homem se encontram resumidos nesta máxima: FORA DA CARIDADE NÃO HÁ SALVAÇÃO.


A CARIDADE SEGUNDO SÃO PAULO

Se eu falar as línguas dos homens e dos anjos, e não tiver caridade sou como o metal que soa, ou como o sino que tine. E se eu tiver o dom de profecia, e conhecer todos os mistérios, e quanto se pode saber; e se tiver toda a fé, até ao ponto de transportar montanhas, e não tiver caridade, não sou nada.

E se eu distribuir todos os meus bens em o sustento dos pobres e se entregar o meu corpo para ser queimado, se, todavia, não tiver caridade nada disto me aproveita. A caridade é paciente, é benigna; a caridade não é invejosa, não é obra temerária nem precipitadamente, não se ensoberbece, não é ambiciosa, não busca os seus próprios interesses, não se irrita, não suspeita mal, não folga com a injustiça, mas folga com a verdade.

Tudo tolera, tudo crê, tudo espera, tudo sofre. A caridade nunca, jamais há de acabar, deixem de ter lugar as profecias, ou cessem as línguas, ou seja abolida a ciência. — Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e a caridade, estas três virtudes porém a maior delas é a caridade. (Paulo, I Coríntios, XIII: 1-7 e 13.)


São Paulo compreendeu tão profundamente esta verdade que diz: "Se eu falar as línguas dos anjos; se tiver o dom de profecia e penetrar todos os mistérios; se tiver toda a fé possível, a ponto transportar montanhas, mas não tiver caridade, nada sou. Entre estas três virtudes: a fé, a esperança e a caridade, a mais excelente é a caridade."

Coloca, assim, sem equívoco, a caridade acima da própria fé. Porque a caridade está ao alcance de todos, do ignorante e sábio, do rico e do pobre; e porque independe de toda crença particular. E faz mais: define a verdadeira, caridade; mostra-a, somente na beneficência, mas no conjunto de todas as qualidades do coração, na bondade e na benevolência para com o próximo.

O Evangelho Segundo o Espiritismo - Allan Kardec, cap. XV