O QUE É DOGMA?

Segundo o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, dogma é um "ponto fundamental de uma doutrina religiosa, apresentado como certo e indiscutível, cuja verdade se espera que as pessoas aceitem sem questionar". Para os fiéis, porém, o termo adquire uma amplitude muito maior do que sugerem as frias palavras acima.

"Os dogmas são os pilares de uma doutrina", diz o cientista da Religião Luigi Schiavo, da Universidade Católica de Goiás. "São verdades para as quais os fiéis dispensam comprovação histórica, por um motivo simples: são verdades de fé."

Para os estudiosos, o dogma tem um papel fundamental dentro de uma crença, pois ajuda a distinguir entre o que é sagrado e o que é profano na religião. Nesse sentido, negar um dogma equivale a negar a própria fé. Ao fazê-la, é como se a pessoa assinasse um documento dizendo "creio em outra coisa"- e o resultado, geralmente, é a exclusão do fiel dos quadros do credo.

No passado, porém, os dogmas já serviram como desculpa para tristes arbitrariedades. Durante a Inquisição, por exemplo, quem não aceitava os dogmas da Igreja Católica era considerado herege e muitos foram condenados à prisão e à morte.

Ao longo da História o conceito sempre esteve associado às denominações cristãs, mas de certa forma todos os credos apresentam princípios considerados dogmáticos. "Toda crença bem estabelecida baseia-se em dogmas, como um meio de se distinguir entre as demais", afirma Eduardo Cruz, teólogo e professor de Ciências da Religião da PUC de São Paulo. "Ele é oferecido a todos os crentes como uma manifestação explícita do mistério que fundamenta a religião." Confira abaixo os dogmas de algumas crenças.

Budismo

São quatro as verdades de fé: a dor e universal; o egoísmo é a causa da dor; a dor acaba quando finda o desejo; o caminho do meio ensinado por Buda anula o sofrimento

Islamismo

Allah e' o unico Criador, e não há nenhuma outra divindade além Dele. O profeta Muhammad (Maomé) é o mensageiro de Deus enviado aos homens.

Catolicismo

Há apenas um Deus. A Santíssima Trindade abarca os tres aspectos do divino: Pai, Filho e Espírito Santo. Jesus é o filho de Deus

Judaísmo

Embora não usem o termo dogma, os judeus tem diversas verdades de fé, como a unicidade de Deus, que manifesta Sua vontade aos homens por meio do Torá.

Essenciais para as crenças, os dogmas funcionam como pilares que sustentam a fé

Cláudia de Castro Lima - Revista das Religiões