PARQUE PIAUÍ AUMENTADO

Parque no Piauí terá seu território ampliado

O Parque Nacional da Serra das Confusões, no Piauí, terá seu atual território, de quase 5,5 mil hectares, ampliado. A ele será incorporada parte da Serra Vermelha.

A iniciativa, que vem de um acordo firmado entre o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), o governo do Piauí e o Ministério do Meio Ambiente, torna o Parque um referencial de conservação da caatinga.

A palavra caatinga é originária da língua tupi-guarani e significa mata branca. Trata-se de uma vegetação seca, composta de árvores de pequeno porte, que perdem as folhas por causa da falta de chuva, o que lhe dá um aspecto de cores esbranquiçado e cinzento.

Tipicamente brasileiro, o bioma caatinga tem maior área de abrangência na região Nordeste. Ocupa o interior dos estados do Ceará, Bahia, Sergipe, Pernambuco, Alagoas, Paraíba, Rio Grande do Norte, Piauí e o norte de Minas Gerais, perfazendo cerca de 10% do território nacional. Sua flora é composta de aproximadamente 900 espécies, além de contar com diversidade de fauna.

Na caatinga, o solo é raso, o clima é quente e as chuvas são irregulares. Ela está situada em uma das regiões semiáridas com maior pressão demográfica do mundo e baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), além de caracterizar-se por grandes desigualdades econômicas e sociais.

Fonte: Ministério do Meio Ambiente