ESPIRITISMO: A DOUTRINA E O
MOVIMENTO

Caro Leitor,

Fatores vários me levaram a elaborar este livro, que trago agora à sua apreciação.

Um deles foi a frequência de convites feitos por católicos e evangélicos para apresentar, em nome do movimento espírita, o tema "O que é Espiritismo", em seus seminários ou cursos universitários, quando o programa visa a oferecer aos alunos algum conhecimento sobre as religiões existentes no país.

Outro motivo foi o desejo de colocar, ao alcance do público geral, de modo simples e resumido, as noções básicas sobre como, quando e onde o Espiritismo surgiu, quais os seus princípios e práticas e, especialmente, sua perfeita concordância com a mensagem de Jesus, o Cristo, a qual revive, restaura e desenvolve.

Finalmente, foi para atender às solicitações de confrades que desejavam um registro, embora sucinto, dos comentários sobre pureza doutrinária, que tive a oportunidade de fazer em diversas casas espíritas.

O leitor que já conhece minhas obras anteriores notará que me foi inevitável repetir alguns dados, informações e argumentos, principalmente porque este livro se dedica, também, aos que desconhecem o conteúdo doutrinário do Espiritismo.

Procurei apoiar-me no entendimento de confrades experientes e devotados aos labores na casa espírita, e penso haver retratado o consenso que há em nossa seara quanto aos temas abordados.

Se espíritas e não espíritas encontrarem em suas páginas algum material de interesse relativamente ao Espiritismo, sua doutrina e o movimento que ele inspira, me darei por compensada do esforço para escrevê-lo, não obstante minhas limitações.

A todos agradeço e faço votos de paz "

Therezinha Oliveira

..CAP. 1 - FATOS ESPÍRITAS ATRAVÉS DOS TEMPOS
..CAP. 2 - KARDEC E A CODIFICAÇÃO
..CAP. 3 - O QUE O ESPIRITISMO PREGA
..CAP. 4 - DIFERENÇAS FUNDAMENTAIS
..CAP. 5 - SEUS ADEPTOS E SUAS PRÁTICAS
..CAP. 6 - EVANGELHO E ESPIRITISMO
..CAP. 7 - O CONSOLADOR PROMETIDO
..CAP. 8 - ESPIRITISMO E CRISTIANISMO
..CAP. 9 - POR QUE SER ESPÍRITA?
..CAP. 10 - O CENTRO ESPÍRITA
..CAP. 11 - PUREZA DOUTRINÁRIA
..CAP. 12 - MOVIMENTOS PARALELOS
..CAP. 13 - O CENTRO ESPÍRITA E SEUS TRABALHADORES