CLARIVIDÊNCIA

Fenômeno Espírita CLARIVIDÊNCIA: Clarividência é a faculdade pela qual a pessoa vê os Espíritos com grande clareza.

Sob o nome de clarividência ou lucidez, designa-se a faculdade de adquirir conhecimentos precisos sem o socorro dos sentidos normais e sem leitura de pensamentos.

(..) É um atributo da alma, uma faculdade inerente a todas as partes do ser incorpóreo que existe em nós e cujos limites não são outros senão os assinados à própria alma. O sonâmbulo vê em todos os lugares aonde sua alma possa transportar-se, qualquer que seja a longitude.

PSICOMETRIA: (..) uma das modalidades da clarividência (..) As modalidades segundo as quais se estabelece a conexão entre o sensitivo e a pessoa ou meio concernente ao objeto "psicometrado", distinguem, efetivamente, a psicometria das outras formas de clarividência (..) Na psicometria (..) os objetos apresentados ao sensitivo (..) constituem verdadeiros intermediários adequados, que, à falta de condições experimentais favoráveis, servem para estabelecer a relação entre a pessoa ou meio distantes, mercê de uma influência real, impregnada no objeto, pelo seu possuidor. Esta influência de conformidade com a hipótese psicométrica, consistiria em tal ou qual propriedade da matéria inanimada para receber e reter, potencialmente, toda espécie de vibrações e emanações físicas ou psiqúicas e vitais, assim como se dá com a substância cerebral, que tem a propriedade de receber e conservar em latância as vibrações do pensamento.

(..) os fenômenos de "psicometria" (..) consistem em que, se se puser um objeto nas mãos de "sensitivos especiais", eles lhe revelarão a história, ou descreverão a da pessoa que longamente o usou (...)