O LIVRE-ARBÍTRIO E TEXTOS SELECIONADOS

1 - INTRODUÇÃO

A Editora Aliança selecionou três textos de Edgard Armond focalizando a criação do principio inteligente — centelha divina — e sua evolução rumo ao Criador.

No primeiro texto, Caminhos do Espirito, o autor faz um resumo claro e acessível de conhecimentos iniciaticos referentes a Criação do mundo e dos seres, sua involução e ingresso na série purificadora das reencarnações sucessivas, sua ascensão de volta ao Reino Divino.

No segundo texto, O Livre-Arbitrio, o autor considera que, para a partícula divina, as etapas de sua trajetória nos reinos inferiores da Criação são muito lentas, mas quando atinge o reino humano, seu processo se acentua grandemente com a conquista da razão e do livre-arbitrio, tornando-se este processo poderosa alavanca de sua evolução. O autor explora ainda diversos fatores ligados ao livre-arbitrio, tais como: o Bem e o Mal, o acaso, o destino, a fatalidade, o fatalismo e a responsabilidade.

Conduz a exposição para mencionar que o uso mais proveitoso e justo que o homem encarnado pode fazer do seu livre-arbitrio e realizar a sua reforma interior.

Em Libertagao Espiritual, mensagem de que a Lei do Amor universal e eterno e que determina a Criação, regulando todas suas manifestações, o autor sugere então aos aprendizes regras do amor verdadeiro para aqueles que desejam evoluir mais depressa, considerando que o espiritismo — Doutrina de autolibertação — tern a urgente tarefa de reviver no mundo o Cristianismo Primitivo, colaborando assim para a redenção da humanidade pela REFORMA ÍNTIMA de cada ser humano com base no EVANGELHO DE JESUS.

São Paulo, dezembro de 2001

Editora Aliança

2 APRESENTAÇÃO

No intuito de ajudar a erguer o grandioso edificio da espiritualidade, que tantos companheiros estão construindo, laboriosamente, sob a proteção de Ismael, Bezerra de Menezes, Emmanuel, André Luiz e tantos outros luminares que fulgem nos céus espirituais do nosso predestinado Brasil, o Fundo Editorial Nininha de Almeida — FENIAL — reedita hoje o presente trabalho, de autoria do Comandante Edgard Armond, publicado em 1940 e transcrito pelo vespertino "A Platea" na mesma época.

O Autor faz um resumo claro e acessível de conhecimentos iniciáticos referentes a Criação do mundo e dos seres, sua Involução e ingresso na roda das Reencarnações sucessivas, sua Ascensão de volta ao Reino Divino, etc. apresentando estes conhecimentos a luz da 3ª Revelação — O espiritismo — que, como se sabe, tern a ingente tarefa de reviver no mundo o Cristianismo Primitivo, como foi pregado e vivido pelos Apóstolos, Discípulos e Seguidores do Messias Palestino, colaborando assim para a redenção da humanidade pela Reforma Intima de cada ser humano com base no Evangelho de Jesus.

Esperamos que a distribuição desta obra represente valiosa colaboração no setor do esclarecimento popular da Doutrina Espirita.

São Paulo, maio de 1966

A Diretoria

I - CAMINHOS DO ESPÍRITO
 
..CAPÍTULO 1 - ADVERTÊNCIA
..CAPÍTULO 2 - O QUE NÃO ESTÁ NOS LIVROS
..CAPÍTULO 3 - ANSEIO DO CONHECIMENTO
..CAPÍTULO 4 - PLANO DE VIDA
..CAPÍTULO 5 - BUSCAI E ACHAREIS
..CAPÍTULO 6 - COMO NASCEM OS ESPÍRITOS
..CAPÍTULO 7 - A CRIAÇÃO DO MUNDO
..CAPÍTULO 8 - VEJAMOS O QUE PENSAVAM NA ÍNDIA
..CAPÍTULO 9 - PASSEMOS PARA A PÉRSIA
..CAPÍTULO 10 - NO ANTIGO EGITO
..CAPÍTULO 11 - E PARA A MAIORIA DAS REL.ORIENTAIS
..CAPÍTULO 12 - A VERDADE ESTÁ EM TODA PARTE
..CAPÍTULO 13 - CRIAÇÃO DOS SERES
..CAPÍTULO 14 - O CICLO DAS PROVAS
..CAPÍTULO 15 - AÇÃO E REAÇÃO
..CAPÍTULO 16 - CONCLUSÃO LÓGICA
..CAPÍTULO 17 - OS PRIMEIROS PASSOS
..CAPÍTULO 18 - O NASCIMENTO TERRESTRE
..CAPÍTULO 19 - A MORTE
..CAPÍTULO 20 - O MUNDO ETÉREO
 
II - O LIVRE-ARBÍTRIO
 
..CAPÍTULO 1 - ORIGENS DO ESPÍRITO
..CAPÍTULO 2 - CONSTITUIÇÃO PSÍQUICA
..CAPÍTULO 3 - LIBERDADE DE AÇÃO
..CAPÍTULO 4 - O USO DA LIBERDADE
..CAPÍTULO 5 - O BEM E O MAL
..CAPÍTULO 6 - O ACASO
..CAPÍTULO 7 - O DESTINO
..CAPÍTULO 8 - A FATALIDADE
..CAPÍTULO 9 - O FATALISMO
..CAPÍTULO 10 - A RESPONSABILIDADE
..CAPÍTULO 11 - SOMOS CONSTRUTORES
..CAPÍTULO 12 - OS RESGATES
..CAPÍTULO 13 - EXECUTEMOS O PROGRAMA
..CAPÍTULO 14 - A REFORMA INTERIOR
..CAPÍTULO 15 - O MOMENTO GRAVE
..CAPÍTULO 16 - RELATIVIDADE DO LIVRE-ARBÍTRIO
 
III - LIBERTAÇÃO ESPIRITUAL
 
..CAPÍTULO 1 - CRIAÇÃO PELO AMOR
..CAPÍTULO 2 - AMOR VERDADEIRO
..CAPÍTULO 3 - REGRAS DO AMOR VERDADEIRO
..CAPÍTULO 4 - AMOR E SEXO
..CAPÍTULO 5 - AMOR E RAZÃO
..CAPÍTULO 6 - AVE CRISTO !
..CAPÍTULO 7 - LIMITES À PROTEÇÃO ESPIRITUAL ..
..CAPÍTULO 8 - ESPIRITISMO, DOUT.DE AUTOLIBERT.