OS EXILADOS DA CAPELA

1 - APRESENTAÇÃO

O conhecimento da pré-história ressente-se de documentação, não só por sua antiguidade como pelas destruições feitas do pouco que, atravessando séculos, chegou às gerações posteriores.

A Biblioteca de Alexandria, por exemplo, que reuniu mais de 700 mil volumes sobre o passado da civilização, foi destruída, parte pelos romanos de César, em 47 a.C, e pelos muçulmanos, no séc. VII.

Houve destruição na China em 240 a.C; em Roma no século III; no México, Peru e Espanha no século XVI; na Irlanda e no Egito no século XVIII.

E não foram queimadas pelo clero de Barcelona, na Espanha, em nossos dias, em praça pública, as obras da Codificação Espírita recebida através de Allan Kardec?

Pode-se dizer que as fogueiras e os saques representaram, na longa noite da Idade Média, portas que se fecharam fortemente para o conhecimento de tudo quanto ocorrera no passado da humanidade, sobretudo na pré-história.

Alguma coisa que se salvou dessas destruições, na parte devida aos homens, tem vindo agora à luz do Sol, como aconteceu, em 1947, com os documentos chamados "Do Mar Morto".

Este trabalho de levantamento do passado está recebendo agora um forte impulso por parte de devotados investigadores, na forma de publicações literário-científicas, animadas de um interesse que não se esgota.

Este livro, editado pela primeira vez em 1951, filia-se a esse setor de publicações, conquanto se refira, na realidade, a assuntos espirituais e religiosos: imigrações de espíritos vindos de outros orbes; afundamento de continentes lendários e transferência de conhecimentos, ou melhor, de tradições espirituais do Ocidente para o Mediterrâneo, há milênios.

E' um livro pioneiro na utilização didático-doutrinária desses conhecimentos, incluídos pelo autor nos programas da Escola de Aprendizes do Evangelho, da Iniciação Espírita, fundada em 1950, destinada a
promover a aculturação de todos aqueles que desejam realizar sua espiritualização na linha iniciática cristã, nos moldes estabelecidos pela Doutrina dos Espíritos.

A terceira edição vem a público com revisão ortográfica e atualização de dados — históricos e técnicos.

São Paulo, janeiro de 1999.

A Editora - www.editoraaliança.com.br

2 - TÍTULO

Muitas vezes, em momentos de meditação, vieram-nos à mente interrogações referentes às permutas e migrações periódicas de populações entre os orbes e, no que diz respeito àTerra, às ligações que, porventura, teria tido uma dessas imigrações — a dos habitantes da Capela — com a crença universal planetária do Messias, bem como com seu advento, ocorrido na Palestina.

A resposta a estas perguntas íntimas aqui está, em parte, contida, segundo um dado ponto de vista.

E o argumento central desta obra, escrita sem nenhuma pretensão subalterna, mas unicamente para satisfazer o desejo, tão natural, de quem investiga a Verdade, de auxiliar a tarefa daqueles que se esforçaram no mesmo sentido.

Nada há aqui que tenha valor em si mesmo, quanto à autoria do trabalho, salvo o esforço de coligir e comentar, de forma, aliás, muito pouco ortodoxa, dados esparsos e complementares, existentes aqui e ali, para com eles erigir esta síntese espiritual da evolução do homem planetário.

O Autor

..CAPÍTULO 1 - A CONSTELAÇÃO DO COCHEIRO
..CAPÍTULO 2 - AS REVELAÇÕES ESPÍRITAS
..CAPÍTULO 3 - OS TRÊS CICLOS
..CAPÍTULO 4 - NO TEMPO DOS PRIMEIROS HOMENS
..CAPÍTULO 5 - AS ENCARNAÇÕES NA SEGUNDA RAÇA ..
..CAPÍTULO 6 - A TERCEIRA RAÇA-MÃE
..CAPÍTULO 7 - COMO ERA, ENTÃO, O MUNDO
..CAPÍTULO 8 - A SENTENÇA DIVINA
..CAPÍTULO 9 - AS REENCARNAÇÕES PUNITIVAS
..CAPÍTULO 10 - TRADIÇÕES ESPIRITUAIS DA DESCIDA ..
..CAPÍTULO 11 - GÊNESE MOSAICA
..CAPÍTULO 12 - SETH - O CAPELINO
..CAPÍTULO 13 - DA DESCIDA À CORRUPÇÃO
..CAPÍTULO 14 - OS EXPURGOS REPARADORES
..CAPÍTULO 15 - NA ATLÂNTIDA, A QUARTA RAÇA
..CAPÍTULO 16 - A QUINTA RAÇA
..CAPÍTULO 17 - O DILÚVIO BÍBLICO
..CAPÍTULO 18 - OS QUATRO POVOS
..CAPÍTULO 19 - A MÍSTICA DA SALVAÇÃO
..CAPÍTULO 20 - A TRADIÇÃO MESSIÂNICA
..CAPÍTULO 21 - E O VERBO SE FEZ CARNE
..CAPÍTULO 22 - A PASSAGEM DO MILÊNIO
..CAPÍTULO 23 - APÊNDICE