13 - A TERRA NA CATEGORIA DOS MUNDOS

13. A Terra na categoria dos mundos

Saibemos que a Terra perpassou pelas categorías de mundo primitivo e prova e expiação, e que ora penetra na regeneração. Ora, observasse que essa diferenciação, especificamente para a Terra, não se mostra muito rígida, abrigando habitantes qualificando-se nessas três categorías. Algo pode ser comentado sobre isto?

Todo espírito é submetido à prestação de contas daquilo que faz.

Se ele tem gravada na sua individualidade a sua evolução, não poderá se manifestar além do grau que apresenta.

Às vezes, tendo um grande conhecimento, reencarna e as novas situações lhe são um duro golpe, obrigando-o a experienciar variadas sensações para se aquilatar se ele está realmente apto a sustentar na prática todo o seu conhecimento, e de repente cai na sua tentativa.

Retornando, com sua desenvolvida inteligência, à outra reencarnação, busca aí o seu equilíbrio em setores diversos, mas a revolta lhe toma os atos, e determinadas áreas primitivas do planeta lhe são reservadas.

Nesse novo estágio não terá perdido o conhecimento que adquiriu, porquanto isto é um atributo exclusivo de cada alma. Na medida em que evolui, vai aprendendo a grandeza do amor.

Tal espírito experimentou todas as sensações, em todas se reprovando, o que o levou a retornar ao estágio de primitivismo, para se libertar dos próprios descuidos e erros.

Por tal razão é que ainda temos na Terra várias comunidades indígenas, neste final de vi¬cioso círculo de prova e expiação, para que, nas últimas oportunidades, tais almas possam entender que haverão de renascer na simplicidade e no amor.

Em tantos estágios é que o homem vai crescendo, evoluindo moralmente. Não regride ele espiritualmente, e sim materialmente, por força de sua própria ignorância, sabendo nós que até os eleitos cairiam, no alerta que nos fez o Mestre da Luz.

Obviamente que, uma vez galgados os patamares maiores de sua evolução, o espírito consegue vencer todas as situações, mas depois de ter passado por tantas situações no submundo das provas, até haver entendido a grandiosidade das leis de amor.

Aí sim ele não haverá mais de assumir o plano material, pois deste já há superado todas as provas e, vencedor, já se colocou entre as almas redimidas e purificadas.

GALILEU GALILEI