EM BUSCA DO HOMEM NOVO

PALAVRAS INICIAIS

Que vos despojeis do velho homem (...) e vos revistais do novo homem, criado segundo Deus, em justiça e retidão procedentes da verdade. Paulo de Tarso (4 Ef. vs. 22/23)-

Celso Martins

Os três autores deste livro dispensam de minha parte qualquer apresentação. Eles são por demais conhecidos em todo o Brasil e mesmo fora das fronteiras nacionais. Isto porque ao longo dos anos, sem cansaço nem desânimo, vêm lutando no sentido de difundir urbi et orbe as verdades espíritas à luz do Espiritismo através da tribuna, do jornal, da revista, do livro — sobretudo através do exemplo. Abençoada luta esta, porque é mais trabalho abnegado do que mesmo simples difusão de um ideal, ainda que nobre, superior, como o é o ideal espírita. Trabalho abnegado que leva infatigavelmente luz e paz a tantos quantos necessitam de orientação e consolo sob a ótica da compreensão espírita.

Se os autores não precisam de apresentação — nem de recomendação — outro tanto podemos dizer, sem receio de errar, relativamente ao livro . Ele se impõe por si próprio, por seu conteúdo. São páginas que sem favor algum merecem ser lidas, meditadas; mais que isto: vivenciadas, a fim de que, como diz o título, a recordar as palavras muito conhecidas do Convertido de Damasco, o Apóstolo das Gentes, surja o homem NOVO a partir do homem VELHO. Que do homem velho, coberto de egoísmo, de orgulho, de vaidade, de preconceito, ou seja — coberto de ignorância e inobservância com relação às leis Morais— possa surgir, para gaúdio e ventura de todos nós, o homem novo, gerado sob o influxo revitalizante das palavras e dos exemplos de Jesus Cristo, o grande esquecido por todos que nos agitamos na presente sociedade tecnológica, na atual civilização dita e havida como cristã.

Que este homem novo seja um soldado da Paz neste mundo em guerras... Um lavrador do Bem neste planeta de indiferença e insensibilidade... Um paladino da Justiça neste orbe de injustiças sociais e de tiranias econômicas, políticas e/ou militares... Um defensor da Verdade num plano onde imperam a mentira e o preconceito tantas e tantas vezes em conluios sinistros com as superstições, as crendices e o fanatismo irracional.

Que este homem novo, anseio do Simonetti em artigo constante deste livro, anseio da Therezinha, em Campinas, e do Sérgio Lourenço, em Presidente Prudente, que este homem novo, anseio de todos nós, seja um operário da Caridade, como entendia Jesus (e aí a gente se lembra da resposta à questão n° 886 de O LIVRO DOS ESPÍRITOS: Benevolência para com todos, perdão das ofensas, indulgência para com as imperfeições alheias). Um operário da Caridade, repito, que defenda ainda a Verdade, a Justiça, o Bem, a Paz!...

Que bom seria se das antigas cinzas das nossas iniquidades presentes e/ou passadas surgisse a Fênix deste homem novo, nascido dos sublimes ensinamentos de Cristo! Que bom seria se nós nos despojássemos, sem intenções salvacionistas, nem pruridos de santarronice extemporânea, de nossas mazelas morais e de nossas tão entranhadas imperfeições íntimas!...

Seria ótimo, antes de tudo, para nós mesmos. Libertar-nos-íamos a breve tempo do ciclo das reencarnações dolorosas de natureza cármica.

Seria ótimo, depois, para a Humanidade como um grande todo. O mundo haveria de tornar-se bem mais feliz.

Este livro (e o amigo leitor verá isso desde seu começo) é uma despretensiosa porém sincera contribuição para o desabrochar espontâneo do homem verdadeiramente cristão em cada um de nós, a partir do homem decrépito, que deve se despir para sempre destas tantas capas e mantas esfarrapadas de sombras e trevas que tanto nos distanciam da Grande Luz.

Rio de Janeiro, julho de 1986.

..O EPISÓDIO DA TENTAÇÃO
..PARA VOCÊ QUE VAI RECEBER PASSE
..MEDIUNIDADE: CORPO E ALMA
..A QUESTÃO DO DIVÓRCIO
..ORGANIZAR COM AMOR
..MÉDIUNS ESPÍRITAS
..O CONVIDADO MAIS IMPORTANTE
..MENSAGEM PARA QUEM SOFRE
..CRIME E CASTIGO
..PARA PROMOVER A JUSTIÇA SOCIAL
..APELO AO JOVEM VICIADO
..UMA NOVA ÉPOCA
..UMA PEDRA NO CAMINHO DO REINO
..EM LOUVOR DO LIVRO ESPÍRITA
..ESPIRITISMO PARA ENCARNADOS
..OVELHAS DESGARRADAS
..CARTA DE FILHO
..CRÍTICA
..POR AMOR
..COMO FICARIA O MUNDO, SEM O AMOR DAS MÃES?
..NÃO POSSO MORRER
..QUEREMOS VER DEUS
..BUSCA
..DE QUE ESPÍRITO SOMOS?
..COMO ACABAR COM O MEDO DE MORRER
..ESPIRITISMO E SEU TRÍPLICE ASPECTO
..A CONDIÇÃO ESSENCIAL
..ATÉ AS CRIANÇAS SABEM
..ALÍVIO E DORES
..ENCONTRO MARCADO
..O RISO DA INCOMPREENSÃO
..DAR-DE-DEDO
..O PROBLEMA DO CARPINTEIRO
..MAS, DE NOVO, A EUTANÁSIA?
..DESENVOLVIMENTO MEDIÚNICO
..LIBERDADE
..LIVRE-ARBÍTRIO
..DEVERES FUNDAMENTAIS
..ONDE ESTEVE JESUS?
..A RESSURREIÇÃO DE JESUS
..A VISITA
..JULGAMENTOS
..TEREMOS O QUE DOAMOS