EVANGELHO POR EMMANUEL
EVANGELHO SEGUNDO MARCOS

EVANGELHO SEGUNDO MARCOS

1 - AGRADECIMENTOS

Agradecimentos

Grandes e pequenas contribuições se somaram neste que e' o resultado de muitas mãos e corações. Por isso queremos deixar grafados aqui nossos agradecimentos.

Em primeiro lugar, queremos registrar nossa gratidão a Federação Espirita Brasileira, particularmente a Diretoria da Instituição pelo apoio e incentivo com que nos acolheram; as pessoas responsáveis pela biblioteca e arquivos, que literalmente abriram todas as portas para que tivessemos acesso aos originais de livros, revistas e materiais de pesquisa e a equipe de editoração pelo carinho, zelo e competência demonstrados durante o projeto.

Aos nossos companheiros e companheiras da Federação Espirita do Distrito Federal, que nos ofereceram o ambiente propício ao desenvolvimento do estudo e reflexão sobre o Novo Testamento a luz da Doutrina Espirita. Muito do que consta nas introdugoes aos livros e identificagao dos comentários tiveram origem nas reuniões de estudo ali realizadas.

Aos nossos familiares, que souberam compreender-nos as ausências constantes, em especial ao João Vitor, 9 anos, e Ana Clara, 11 anos, que por mais de uma vez tiveram que acompanhar interminaveis reuniões de pesquisa, compilação e conferência de textos. Muito do nosso esforço teve origem no desejo sincero de que os ensinos aqui compilados representem uma oportunidade para que nos mantenhamos cada vez mais unidos em torno do Evangelho.

A Francisco Cândido Xavier, pela vida de abnegação e doação que serviu de estrada luminosa por meio da qual foram vertidas do alto milhares de páginas de esclarecimento e conforto que permanecerão como luzes eternas a apontar-nos o caminho da redenção.

A Emmanuel, cujas palavras e ensinos representam o contribute de uma alma profundamente comprometida com a essentia do Evangelho.

A Jesus que, na qualidade de Mestre e Irmão maior, soube ajustar-se a nos, trazendo-nos o seu sublime exemplo de vida e Que a semente plantada por esse excelso Semeador cresça e se converta na árvore frondosa da fraternidade, sob cujos galhos possa toda a humanidade se reunir um dia.

A Deus, Inteligência suprema, causa primeira de todas as coisas e Pai misericordioso e bom de todos nós.

2 - APRESENTAÇÃO

O Novo Testamento constitui uma resposta sublime de Deus aos apelos aflitos das criaturas humanas.

Constituido por 27 livros, que são: os 4 evangelhos, 1 Atos dos apostolos, 1 carta do apostolo Paulo aos Romanos, 2 aos Corintios, 1 aos Galatas, 1 aos Efesios, 1 aos Filipenses, 1 aos Colossenses, 2 aos Tessalonicenses, 2 a Timoteo, 1 a Tito, 1 a Filemon, 1 aos Hebreus, 1 carta de Tiago, 2 de Pedro, 3 de Joao, 1 de Judas e o Apocalipse, de Joao.

A obra, inspirada pelo Senhor Jesus, que vem atravessando os dois primeiros milênios sob acirradas lutas históricas e teológicas, pode ser considerada como um escrinio de gemas preciosas que rutilam sempre quando observadas.

Negada a sua autenticidade por uns pesquisadores e confirmada por outros, certamente que muitas apresentam-se com lapidação muito especial defluente da 'epoca e das circunstâncias em que foram grafadas em definitivo, consideradas algumas como de natureza canônica e outras deuterocanânicas, são definidas como alguns dos mais lindos e profundos livros que jamais foram escritos. Entre esses, o evangelho de Lucas, portador de beleza incomum, sem qualquer demérito para os demais.

Por diversas décadas, o nobre Espirito Emmanuel, através do mediumato do abnegado discipulo de Jesus, Francisco Cândido Xavier, analisou incontáveis e preciosos versiculos que constituem o Novo Testamento, dando-lhe a dimensão merecida e o seu significado na atualidade para o comportamento correto de todos aqueles que amam o Mestre ou o não conhecem, sensibilizando os leitores que se permitiram penetrar pelas luminosas considerações.

Sucederam-se centenas de estudos, de pesquisas preciosas e profundas, culminando em livros que foram sendo publicados a medida que eram concluidos.

NOS desdobraentos dos conteúdos de cada frase analisada, sao oferecidos lições psicológicas modernas e psicoterapias extraordinárias, diretrizes de segurança para o comportamento feliz, exames e soluções para as questões sociológicas, econômicas, étnicas, referente aos homens e as mulheres, aos grupos humanos e as Nações, ao desenvolvimento tecnológico e cientifico, as conquistas gloriosas do conhecimento, tendo como foco essencial e transcendente o amor conforme Jesus ensinara e vivera.

Cada página reflete a claridade solar na escuridao do entendimento humano, contribuindo para que o individuo não mais retorne a caverna em sombras de onde veio.

Na condição de hermeneuta sábio, o nobre Mentor soube retirar a ganga que envolve o diamante estelar da revelacao divina, apresentando-o em todo o seu esplendor e atualidade, porque os ensinamentos de Jesus estão dirigidos a todas as 'epocas da Humanidade.

Inegavelmente, e' o mais precioso conjunto de estudos do Evangelho de que se tern conhecimento através dos tempos, atualizado pelas sublimes informações dos guias da sociedade, conforme a revelação espirita.

Dispondo dos originais que se encontram na Espiritualidade superior, Emmanuel legou a posteridade este inimaginável contributo de luz e de sabedoria.

Agora enfeixados em novos livros, para uma síntese final, sob a denominacao O evangelho por Emmanuel, podem ser apresentados como o melhor roteiro de segurança para os viandantes terrestres que buscam a autoiluminação e a conquista do reino dos céus a expandir-se do próprio coração.

Que as claridades mirificas destas áaginas que se encontram ao alcance de todos que as desejem ler, possam incendiar os sentimentos com as chamas do amor e da caridade, iluminando o pensamento para agir com discernimento e alegria na conquista da plenitude!

Salvador (BA), 15 de agosto de 2013.
JOANNA DE ANGELIS

O EVANGELHO POR EMMANUEL - EVANGELHO SEGUNDO MARCOS
..PREFÁCIO

..INTRODUÇÃO AO EVANGELHO DE MARCOS

..O REINO DE DEUS ESTÁ PRÓXIMO ..OUÇAMOS
..QUE TEMOS COM O CRISTO? ..PREGAÇÕES
..O PARALÍTICO ..LEVANTAR E SEGUIR
..DOENÇA E REMÉDIO ..CONVENÇÕES
..MÃO ESTENDIDAS ..NO TRATO COM O INVISÍVEL
..PERGUNTA 303 DO LIVRO O CONSOLADOR ..FAMILIARES
..ANTE O DIVINO SEMEADOR ..NAS ESTRADAS
..DEPOIS... ..FÉ...
..ATENTAI VÓS QUE OUVIS ..TER E MANTER
..QUANTO MAIS ..MENOS E MAIS
..NA EXALTAÇÃO DO TRABALHO ..O CRISTÃO E O MUNDO
..PACIÊNCIA E ESPERANÇA ..SEMEADURA
..NÃO TIRANIZES ..LEGIÃO DO MAL
..LEGIÃO ..TESTE
..SUBLIME RECORDAÇÃO ..PASSES
..REFUGIA-TE EM PAZ ..DESCANSAR
..LUGAR DESERTO ..NA MEDITAÇÃO
..NO CAMPO SOCIAL ..AJUDEMOS TAMBÉM
..PODERES OCULTOS ..HONRAS VÃS
..NO ESTUDO EVANGÉLICO.. ..PÁGINA AOS PAIS
..HONRAR PAI E MÃE ..OUÇAMOS TAMBÉM..
..MULTIDÕES ..ESPERANÇA E CORAGEM
..NÃO FALTA ..QUE TENDES?
..SOCORRO E CONCURSO ..DEMONSTRAÇÕES
..NOSSAS CRUZES ..NOSSA CRUZ
..GANHAR ..NO RUMO DO AMANHÃ
..EXCESSO ..CONDIÇÃO COMUM
..MAIORAIS ..BILHETE FRATERNO
..COMPANHEIROS MUDOS ..A CRIANÇA E O FUTURO
..POR AMOR À CRIANÇA ..PEQUENINOS
..ENTRE OS CRISTÃOS ..FENÔMENO E DOUTRINA
..O MAIOR.. ..QUEM SERVE, PROSSEGUE
..CAPAS ..EM NOSSA MARCHA
..TENDE FÉ EM DEUS ..CONFIANDO
..QUANDO ORARDES ..ORAR E PERDOAR..
..NÓS E CÉSAR ..OS MINUTOS DE DEUS
..SEMPRE VIVOS ..OBSERVAÇÃO PRIMORDIAL
..PERGUNTA 351, O CONSOLADOR ..DIANTE DO PRÓXIMO
..ESCRITORES ..DEVERES HUMILDES
..DEFESA ..COMPAIXÃO E JUSTIÇA
..OLHAI ..PROTESTOS VERBAIS
..EVITANDO A TENTAÇÃO ..OREMOS AGINDO..
..COM UM BEIJO ..PERGUNTA 320, O CONSOLADOR..
..A COROA ..CRUZ E DISCIPLINA..
..AO SALVAR-NOS.. ..OUVIRÁS DECERTO
..O MUNDO E A CRENÇA.. ..ADIANTE DE VÓS
..EM TORNO DO PORVIR.. ..ALGUMAS ATITUDES QUE O ORADOR...
..NÃO CRER ..ESPIRITISMO NA FÉ