O EVANGELHO POR EMMANUEL
EVANGELHO SEGUNDO LUCAS

1 - Agradecimentos


Ao chegarmos ao terceiro volume da coleção, e' preciso reconhecer que grandes e pequenas contribuições se somaram neste que e' o resultado de muitas mãos e corações. Por isso queremos deixar grafados aqui nossos agradecimentos.

Em primeiro lugar queremos registrar nossa gratidão a Federação Espirita Brasileira, particularmente a diretoria da instituição, pelo apoio e incentivo com que nos acolheram; as pessoas responsáveis pela biblioteca e arquivos, que literalmente abriram todas as portas para que tivessemos acesso aos originais de livros, revistas e materials de pesquisa, e a equipe de editoração pelo carinho, zelo e competência demonstrados durante o projeto.

Aos nossos companheiros e companheiras da Federação Espirita do Distrito Federal, que nos ofereceram o ambiente propicio ao desenvolvimento do estudo e reflexão sobre o Novo Testamento a luz da Doutrina Espirita. Muito do que consta nas introduções aos livros e identificação dos comentários tiveram origem nas reuniões de estudo ali realizadas.

Aos nossos familiares, que souberam compreender-nos as ausências constantes, em especial ao João Vitor, 9 anos, e Ana Clara, 11 anos, que por mais de uma vez tiveram que acompanhar intermináveis reuniões de pesquisa, compilação e conferência de textos. Muito do nosso esforço teve origem no desejo sincero de que os ensinos aqui compilados representem uma oportunidade para que nós mantenhamos cada vez mais unidos em torno do Evangelho.

A Francisco Cândido Xavier, pela vida de abnegação e doação que serviu de estrada luminosa através da qual foram vertidas do alto milhares de páginas de esclarecimento e conforto que permanecerão como luzes eternas a apontar-nos o caminho da redenção.

A Emmanuel, cujas palavras e ensinos representam o contributo de uma alma profundamente comprometida com a essência do Evangelho.

A Jesus, que, na qualidade de Mestre e Irmão Maior, soube ajustar-se a nós, trazendo-nos o Seu sublime exemplo de vida e fazendo reverberar em nosso intimo a sinfonia imortal do amor. Que a semente plantada por esse excelso Semeador cresça e se converta na árvore frondosa da fraternidade, sob cujos galhos possa toda a humanidade se reunir um dia.

A Deus, inteligência suprema, causa primeira de todas as coisas e Pai misericordioso e bom de todos nós.

2 - Apresentagao

O Novo Testamento constitui uma resposta sublime de Deus aos apelos aflitos das criaturas humanas.

Constituido por 27 livros, que são: os quatro evangelhos, um registro dos Atos dos apóstolos, uma carta do apóstolo Paulo aos romanos, duas aos corintios, uma aos gálatas, uma aos efésios, uma aos filipenses, uma aos colossenses, duas aos tessalonicenses, duas a Timóteo, uma a Tito, uma a Filemon, uma aos hebreus, uma carta de Tiago, duas de Pedro, três de João, uma de Judas e o Apocalipse, de João.

A obra, inspirada pelo Senhor Jesus, que vem atravessando os dois primeiros milênios sob acirradas lutas históricas e teológicas, pode ser considerada como um escrinio de gemas preciosas que rutilam sempre quando observadas.

Negada a sua autenticidade por uns pesquisadores e confirmada por outros, certamente que muitas apresentam--se com lapidação muito especial defluente da época e das circunstâncias em que foram grafadas em definitivo, consideradas algumas como de natureza canônica e outras deuterocanônicas, são definidas como alguns dos mais lindos e profundos livros que jamais foram escritos. Entre esses, O evangelho de Lucas, portador de beleza incomum, sem qualquer demérito para os demais.

Por diversas décadas, o nobre Espirito Emmanuel, através do mediunato do abnegado discipulo de Jesus, Francisco Cândido Xavier, analisou incontáveis e preciosos versiculos que constituem o Novo Testamento, dando-lhe a dimensão merecida e o seu significado na atualidade para o comportamento correto todos aqueles que amam o Mestre ou o não conhecem, sensibilizando os leitores que se permitiram penetrar pelas luminosas considerações.

Sucederam-se centenas de estudos, de pesquisas preciosas e profundas, culminando em livros que foram sendo publicados a medida que eram concluidos.

Nos desdobramentos dos conteúdos de cada frase analisada, são oferecidos lições psicológicas modernas e psicoterapias extraordinárias, diretrizes de segurança para o comportamento feliz, exames e soluções para as questões sociológicas, econômicas, étnicas, referente aos homens e as mulheres, aos grupos humanos e as Nações, ao desenvolvimento tecnológico e cientifico, as conquistas gloriosas do conhecimento, tendo como foco essencial e transcendente o amor conforme Jesus ensinara e vivera.

Cada pagina reflete a claridade solar na escuridão do entendimento humano, contribuindo para que o individuo não mais retorne a caverna em sombras de onde veio.

Na condição de hermeneuta sábio, o nobre Mentor soube retirar a ganga que envolve o diamante estelar da revelação divina, apresentando-o em todo o seu esplendor e atualidade, porque os ensinamentos de Jesus estão dirigidos a todas as épocas da Humanidade.

Inegavelmente, e' o mais precioso conjunto de estudos do Evangelho de que se tem conhecimento através dos tempos, atualizado pelas sublimes informações dos Guias da sociedade, conforme a revelação espirita.

Dispondo dos originais que se encontram na Espiritualidade superior, Emmanuel legou a posteridade este inimaginável contributo de luz e de sabedoria.

Agora enfeixados em novos livros, para uma síntese final, sob a denominação O evangelho por Emmanuel, podem ser apresentados como o melhor roteiro de segurança para os viandantes terrestres que buscam a autoiluminação e a conquista do reino dos céus a expandir-se do próprio coração.

Que as claridades mirificas destas páginas que se encontram ao alcance de todos que as desejem ler, possam incendiar os sentimentos com as chamas do amor e da caridade, iluminando o pensamento para agir com discernimento e alegria na conquista da plenitude!

Salvador (BA), 15 de agosto de 2013.

JOANNA DE ANGELIS


..PREFACIO
..NTROD. AO EVANG. SEG.LUCAS
..SUBSTITUTOS ..ORDEM E LUZ
..OFERTA DE NATAL ..O ANÚNCIO DIVINO
..SAUDANDO O NATAL ..MENSAGEM DE NATAL
..NATAL ..PRECE DO NATAL
..NO NATAL ..MEDITANDO O NATAL
..PÁGINA DO NATAL ..NEGÓCIOS
..EXECUTAR BEM ..SALÁRIOS
..O TRABALHADOR DIVINO ..PIOR PARA ELES
..MAR ALTO ..ALGUMA COISA
..MAGNETISMO PESSOAL ..EM LOUVOR DA ALEGRIA
..BEM-AVENTURANÇAS ..OPINIÕES
..JESUS E PERDÃO ..DAR
..BENEFICÊNCIA E JUSTIÇA ..MAIS ALTO
..COMPAIXÃO E SOCORRO ..INIMIGOS
..MISERICÓRDIA ..COMPAIXAO SEMPRE
..DOAÇÃO E NÓS ..NÓS E O MUNDO
..CONTEMPLA MAIS LONGE ..DAI E DAR-SE-VOS-Á
..DAI E SER-VOS-Á DADO.. ..AMBIENTES
..DAR ..ESPINHEIROS
..SEARA ESPÍRITA ..MÁXIMO E MÍNIMO
..A GRANDE PERGUNTA ..EXEMPLIFICAR
..FIRMEZA DE FÉ ..PALAVRA FALADA
..TEMPO DE CONFIANÇA.. ..FALSAS ALEGAÇÕES
..UM LIVRO DIFERENTE ..TUA FÉ
..VÓS, QUE DIZEIS? ..NO ROTEIRO DA FÉ
..REALIDADE E NÓS ..HEROÍSMO OCULTO
..INTERROGAÇÃO DO MESTRE ..NÃO SE ENVERGONHAR
..NEM TODOS ..OS VIVOS DO ALÉM
..NUVENS ..GUARDEMOS O ENSINO
..MUDANÇA ..MORTOS
..ACIMA ..O ARADO
..EM MEIO DE LOBOS ..PAZ EM CASA
..CULTIVA A PAZ ..CURAS
..DOUTRINAÇÕES ..COMO LÊS?
..AUXILIAR E SERVIR ..FAZE ISSO E VIVERÁS
..AJUDEMOS SEMPRE ..O PRÓXIMO E NÓS
..MISERICÓRDIA SEMPRE ..EVANGELHO E CARIDADE
..SEMIMORTOS ..CARIDADE E JESUS
..O HOMEM BOM.. ..RECEITA DE VIDA ETERNA
..SAMARITANOS E NÓS.. ..RECEITA DE LUZ
..EM NOSSOS CAMINHOS ..SUGESTÕES DE PARÁBOLAS
..A BOA PARTE ..NA ORAÇÃO
..PÃO DE CADA DIA ..TRÊS IMPERATIVOS
..OBTER E PAGAR ..ACHAREMOS SEMPRE
..RESPOSTAS DO ALTO ..O SENHOR DÁ SEMPRE
..PRÓ OU CONTRA ..UNIFICAÇÃO
..ELOGIOS ..VÊ, POIS
..ESMOLA ..FARISEUS
..CONFESSAR O MESTRE ..BENS EXTERNOS
..RECURSOS ..EMPREGO DE RIQUEZAS
..AVAREZA ..CASO GRAVE
..SUPERCULT. E CALAM. MORAIS ..QUE PEDES
..ASSIM SERÁ ..COISAS MÍNIMAS
..O TESOURO MAIOR ..PENSAMENTO E FORMA
..PARA E PENSA ..RESPONSABILIDADE
..ANTE O SOL ETERNO ..A SENDA ESTREITA
..PORTA ESTREITA ..A PORTA ESTREITA
..COMER E BEBER ..A MARCHA
..CAMINHAR ADIANTE ..CONVITE AO BEM
....BOAS MANEIRAS.. ..NINGUÉM É INÚTIL
..ELES, ANTES ..NA HORA DA ASSISTÊNCIA
..DESCULPISMO ..CHAMAMENTO DIVINO
..DISCÍPULOS ..ATITUDES ESSENCIAIS
..A TORRE ..PERGUNTA 66, DO LIVRO CONS.
..MONTURO ..A GRANDE FAZENDA
..CAINDO EM SI ..FILHOS PRÓDIGOS
..ERGAMO-NOS ..PAI E AMIGO
..FILHO E CENSOR ..O FILHO EGOÍSTA
..ADMINISTRAÇÃO ..GRANJEAI AMIGOS
..TABERNÁCULOS ETERNOS ..ONDE ESTIVERMOS
..UM SÓ SENHOR ..ANTE A PARÁBOLA DO RICO
..ESTUDANDO A RIQUEZA ..LÁZARO E O RICO
..OUÇAM-NOS ..FIDELIDADE
..NO JÚBILO DE SERVIR ..VINDA DO REINO
..CIVILIZAÇÃO E REINO DE DEUS ..ENQUANTO
..AUTOENTREVISTA ..EDIFICAÇÃO DO REINO
..ALVORADA DO REINO ..CÉU
..LUGARES DE EXPIAÇÃO ..ENCONTRO DE PAZ
..REINO DIVINO ..NO PORTAL DA LUZ
..NA PROPAGANDA ..ALFAIAS
..NUNCA DESFALECER ..SEJAMOS SIMPLES
..EM AUXÍLIO À CRIANÇA ..NÃO FURTAR
..NÃO MATARÁS ..O CEGO DE JERICÓ
..NÃO BASTA VER.. ..VÊ COMO VIVES
..CONTA PARTICULAR ..O POVO E O EVANGELHO
..PARA TESTEMUNHAR ..PACIÊNCIA EM ESTUDO..
..PACIÊNCIA ..EM NÓS
..E OLHAI POR VÓS ..FAZEI PREPARATIVOS
..POLÍTICA ..O GRANDE SERVIDOR
..POLITICA DIVINA ..NECESSIDADE ESSENCIAL
..CONVERSÃO.. ..ROGAR
..POR QUE DORMIS?.. ..PILATOS..
..APÓS JESUS ..MADEIROS SECOS..
..TOLERÂNCIA DIVINA ..SE SOUBÊSSEMOS
..PERDÃO - REMÉDIO SANTO ..NO ESCÂNDALO DA CRUZ
..NO PARAÍSO ..NOS GRANDES MOMENTOS
..A LUZ SEGUE SEMPRE ..O AMIGO OCULTO..
..AO PARTIR DO PÃO ..FÉ E PAZ
..APROVEITEMOS