OS PADRÕES EVANGÉLICOS

Ligeiras Palavras do Autor

Os Padrões Evangélicos é o terceiro livro de crônicas que estamos lançando. Ele foi antecedido por Crônicas Evangélícas e O Evangelho Pede Lícença.

Ao publicarmos mais este repositório de crônicas já divulgadas através dos órgãos O Semeador, Unificação e O Clarim, move-nos tão-somente o intuito de contribuir na ingente e impostergável tarefa de difundir os ensinamentos contidos no Evangelho de Jesus Cristo, esclarecidos pelas luzes da Doutrina Espírita.

A época em que vivemos, no dizer de muitos, é verdadeiramente apocalíptica. A violência campeia à solta em quase todos os países. Os preconceitos religiosos imperam no seio de muitos povos. Lutas fratricidas com copioso derramamento de sangue se desenrolam em nações de profundas raízes religiosas, entre dois grupos dissidentes, ambos portando a bandeira cristã. Há evidente ingerência da política em religião e vice-versa. As religiões chamadas majoritárias, sentem-se impotentes para equacionar as indagações de seus adeptos. A figura exponencial do Cristo de Deus é apresentada, por muitos, sem a auréola de respeito que sempre a caracterizou. Tudo isso indica que muitos homens estão divorciados da religião, o que significa a decadência espiritual de apreciável parcela do gênero humano.

Enfim, toda uma gama de problemas surge aos olhos atônitos dos que estão animados do verdadeiro espírito religioso, problemas esses que em alguns aspectos parecem insolúveis. Por isso, mais do que nunca se faz necessária a presença do Cristo no cenário do mundo, presença essa que não precisa ser da forma física como o foi da última vez, mas, sim, pela implantação sistemática dos seus ensinamentos, os quais devem constituir os alicerces da nova civilização do porvir.

Dizia o grande escritor Coelho Neto, referindo-se ao Evangelho: "É dele que tiro a água para a minha sede de verdade; é dele que tiro o pão para a minha fome de consolo; é dele que tiro o bálsamo para as dores das minhas agonias. É o vaso em que, semeando a Caridade, vejo sempre verde a Esperança, abrindo-se na flor celestial que é a Fé".

A Humanidade, mais do que nunca, precisa dos consoladores ensinamentos evangélicos, pois eles estancam todas as lágrimas, curam todas as chagas; são a verdade que nos encoraja na grande caminhada pela estrada da vida, lançando luzes sobre a nossa senda, permitindo-nos evitar as quedas, prever os obstáculos, enxergar os despenhadeiros, evitar a prática do mal e assimilar as primeiras do bem.

Alicerçando-se, pois, sobre a excelência dos ensinos do Meigo Rabi da Galiléia, Os Padrões Evangélicos representa mais uma tentativa no sentido de prestar um contributo, embora bastante singelo, na gigantesca tarefa de fazer com que os homens relembrem tudo aquilo que, há pouco menos de vinte séculos, foi espargido às margens do Lago de Genesaré, nos montes e nas planícies da velha Palestina, ensinos que até os dias presentes continuam a empolgar as almas de todos nós.

Paulo Alves Godoy

..PREFÁCIO ..OS PADRÕES EVANGÉLICOS
..NO ALTAR DA CONSCIÊNCIA ..NÃO ESTÁS LONGE DO REINO DE DEUS
..MAIOR QUE SALOMÃO ..A LETRA QUE MATA
..A PRUDÊNCIA ..COM A MEDIDA COM QUE MEDIRDES
..A TORRE DE SILOÉ ..O MUNDO NÃO O VÊ NEM O CONHECE
..ÁGUA VIVA ..E A LUZ SE FEZ
..O ESTRATAGEMA DOS FARISEUS ..A CONVERSÃO DE PAULO
..LEIS TRANSITÓRIAS.. ..MUITO MAIS QUE PROFETA
..O VASO DE VINAGRE ..TODOS SERÃO TRANSFORMADOS
..UM TESTEMUNHO EVANGÉLICO ..CURAS PELA FÉ
..O SINAL DO PROFETA JONAS ..REVOGANDO DOGMAS
..AMIGO DOS PECADORES ..O VASO ESCOLHIDO
..FILHOS DE ABRAÃO ..QUE É A VERDADE?
..PROSELITISMO ..NINGUÉM VAI AO PAI SE NÃO POR MIM
..CIDADES IMPENITENTES.. ..ATÉ QUANDO?
..OS DOIS FILIPES ..MELHOR É O VELHO
..IDÉIAS NOVAS ..OS VERDADEIROS ADORADORES
..MEDIUNISMO ..SE A SEMENTE NÃO MORRER
..O CONSOLADOR ..A VISÃO DE PEDRO
..OS PÃES DA PROPOSIÇÃO ..BARTIMEU, O CEGO
..O ADVENTO DE JESUS ..COMER PÃO, BEBER VINHO
..ÉS MESTRE DE ISRAEL E IGNORAS ISTO? ..POBREZA QUE ENRIQUECE
..O CIRENEU E O SAMARITANO ..POUCOS SÃO OS OBREIROS
..REENCARNAÇÃO ..MEU REINO NÃO É DESTE MUNDO
..AS LEIS ANTIGAS ..A PERSEVERANÇA
..O CÁLICE DA AMARGURA ..CURAS MATERIAIS
..A MULTIPLICAÇÃO DOS PÃES ..O PÃO ESPIRITUAL
..NÃO VADES PARA OS GENTIOS ..ADIANTE DE VÓS
..A INTOLERÂNCIA ..REFORMA INTERIOR
..DESÇA DA CRUZ ..O SERMÃO DO CENÁCULO
..O MEIGO NAZARENO ..AINDA NÃO TENDES FÉ?
..BEM-AVENTURADOS OS AFLITOS ..A CABEÇA DO PROFETA
..UM VERDADEIRO ISRAELITA ..A PROFECIA DE JOEL
..A CRENÇA ..ATAI-O DE PÉS E MÃOS..
..SÓ DEUS É BOM ..VEIO PARA SERVIR
..HÁ DOZE HORAS NO DIA ..UM MÉDIUM CHAMADO ÁGABO
..A PAZ? NÃO, ESPADA ..A PARÁBOLA DE NATAN
POR ORDEM DE CITAÇÕES BÍBLICAS