CLARIVIDÊNCIA

( ... ) É um atributo da alma, uma faculdade inerente a todas as partes do ser incorpóreo que existe em nós e cujos limites não são outros senão os assinados à própria alma. O sonâmbulo vê em todos os lugares aonde sua alma possa transportar-se, qualquer que seja a longitude. (O livro dos espíritos, P.2, cap.8, q, 455, p.240)

( ... ) anles de classificar entre os fenômenos teleslésicos um caso de clarividência, é preciso indagar se ele se pode esclarecer por meio de modalidades outras, mediante as quais se verificam os fenômenos telepáticos e também, às vezes, os de "criptomnesia", como, por exemplo, nos de encontro de objetos perdidos, graças a um sonho revelador.

Segue-se dai que, aplicando esia regra às manifeslações da clarividêncla em geral, verificamos poderem ser os fenômenos presumidos de "visão ou percepção supra-normal" reduzidos à transmissão ou leitura de pensamento, e, em parte, a fenômenos de "criptomnesia". (Os enigmas da psicometria)

Sob o nome de clarividência ou lucidez, designa-se a faculdade de adquirir conhecimentos precisos sem o socorro dos sentidos normais e sem leitura de pensamentos. (O ser subconsciente)

Clarividência é a faculdade pela qual a pessoa vê os Espíritos com grande clareza. (Estudando a mediunidade)