DESDOBRAMENTO

( ... ) é ao mesmo tempo fluídico, sensorial e psíquico (bilocação), deslocando a personalidade consciente do sensitivo para o "corpo fluídico", que então percebe, a distância, o seu próprio corpo somático inanimado e sem vida. ( ... ) (Metapsíquica humana, cap.14, p.230-231)

A lei fundamental do desdobramento é assim enunciada por Mr. Muldoon: "Quando o subconsciente se torna possuído pela idéia de movimentar o corpo físico que se acha impossibilitado de fazê-lo, o corpo astral se deslocará para fora do físico." ( ... ) (Sobrevivência e comunicabilidade dos espíritos, cap.3, p.49)

( ... ) O mecanismo de desdobramento [durante o sono] é simples: o perispírito eleva-se horizontalmente sobre o corpo físico, flutua mansamente na direção da cabeça para os pés e se coloca gradativamente de pé. Um fio prateado continua ligando o perispírito ao corpo físico, qualquer que seja a distância percorrida por aquele. ( ... ) (Sobrevivência e comunicabilidade dos espíritos, p.161)

O desdobramento é uma ação natural do Espírito encarnado que, no repouso do corpo físico, recupera parcialmente a sua liberdade. (Testemunhos de Chico Xavier, Um sonho que se realizou, p.248)