ÊXTASE

ÊXTASE

"O êxtase é um sonambulismo mais apurado. A alma do extático ainda é mais independente." (O Livro dos Espíritos, P.2, cap.8, q.439, p.235)

O êxtase é o estado em que a independência da alma, com relação ao corpo, se manifesta de modo mais sensível e se torna, de certa forma, palpável.

( ... ) no estado de êxtase, o aniquilamento do corpo é quase completo. Fica-lhe somente, pode-se dizer, a vida orgânica. Sente-se que a alma se lhe acha presa unicamente por um fio, que mais um pequenino esforço quebraria sem remissão. (O Livro dos Espíritos, P.2, cap.8, q.455, p.242 e 243)

O êxtase é a emancipação da alma no grau máximo. ( ... ) (Obras Póstumas, P.1, Manifestações dos Espíritos, p.55)

( ... ) um dos mais belos apanágios da alma afetuosa e crente, que, na exaltação de sua fé, reúne todas as suas energias, se desembaraça momentaneamente dos empecilhos carnais e se transporta às regiões em que o Belo se ostenta em suas infinitas manifestações.

No êxtase, o corpo se torna insensível; a alma, libertada de sua prisão, tem concentradas toda a sua energia vital e toda a sua faculdade de visão em um ponto único. Ela não é mais deste mundo, mas participa já da vida celeste. (No Invisível, P.2, cap.13, p.161)

Êxtase Sexual

Acreditamos que o êxtase sexual, esta grande reação da vida, além de atender a necessidade procriativa, seria um mecanismo de profundas trocas energéticas entre dois seres. ( ... ) (Forças sexuais da alma, cap.5, p.142)

Êxtase da Dupla Vista

( ... ) nos êxtases da dupla vista, a alma se desprende e adquire, em grau mais ou menos alto, as faculdades do Espírito livre. ( ... ) (A Gênese, cap.16, it.5, p.360)