MATERIALIZAÇÃO

( ... ) O fenômeno de materialização se produz a expensas do corpo do médium, que fornece os elementos necessários, isto é, que um certo grau de desmaterialização do médium corresponde ao começo inevitável do fenômeno de materialização do Espírito. ( ... ) (Um caso de desmaterialização do corpo de um médium, cap.1, p.23)

( ... ) experiências que estabelecem positivamente a existência real e objetiva dos Espíritos, demonstrando que, em certas circunstâncias, pode-se constatar a sua presença com tanto rigor e pelos mesmos processos que vulgarmente são empregados quando se trata de uma pessoa viva. Podemos vê-los, tocá-los, fotografá-los, ouvi-los falar; em uma palavra, nos certificarmos por todos os meios possíveis de que, temporariamente, eles são tão vivos como os observadores. Esses fenômenos são chamados materializações. (O fenômeno Espírita, cap. p. 128)

Chamamos materialização ao fenômeno pelo qual um Espírito se mostra com um corpo físico, tendo todas as aparências da vida normal. ( ... ) (O fenômeno Espírita, cap., p.139)

A materialização é, por assim dizer, uma espécie de reencarnação momentânea; a inteligência, alma ou Espírito do morto entra durante algum tempo em uma forma quase material, criada com o corpo psíquico do médium de um lado e elementos materiais tomados aos assistentes. ( ... )

É um processo de formação fluídica extremamente delicado ( ... ). (O psiquismo experimental, P.2, capA, p.106-107)

( ... ) é um simili do ser humano que anda, fala, sorri, e mesmo escreve, deixando asssim provas tangíveis da sua realidade. (O psiquismo experimental, P.2, capA, p.108)

Nos casos espontâneos, aliás raros [de materialização], nota-se a formação de um organismo - a distância e, às vezes, bem afastado do "sujet" - parecendo sua cópia minuciosa, o seu duplo. (O ser subconsciente, P.1, cap.2, p.105)

Trata-se da criação ex-novo de formas mais ou menos organizadas que têm os característicos físicos assinalados da matéria, isto é, de serem resistentes ao tato e ao senso muscular (tangíveis), e, algumas vezes, dotadas de luz própria (luminosas), e mais geralmente capazes de deter os raios exteriores de luz (fazendo-se visíveis). (Hipnotismo e Mediunidade, P.2, cap.2. p. 149)

(...) é o fenômeno pelo qual os Espíritos se corporificam, tornando-se visíveis a quantos estiverem no local das sessões. (Estudando a mediunidade, capA2, p.216)

A materialização é uma operação delicadíssima, que consiste na combinação de fluidos vitais e materiais do médium e dos próprios assistentes com os do Espírito manifestante, até adquirir a aparência de uma pessoa física. (Sessões práticas e Doutrinárias do Espiritismo, cap.6, p.128)

Ver também TELEPLASTIA

Materialização Completa

( ... ) forma humana completamente visível e tangível que, para a vista comum, não difere em nada dum corpo humano vivo. Este fenômeno é o desenvolvimennto mais elevado, o non plus ultra da materialização, durante a qual o médium acha-se isolado na obscuridade e geralmente em transe (sono magnético). (Um caso de desmaterialização do corpo de um médium, cap.1, p.25 e 26)

As materializações completas, obtidas experimentalmente nas sessões mediúnicas, apresentam importantes característicos a considerar: a forma materializada ( ... ) é, as vezes, completa, ossos, músculos, vísceras, em nada diferindo de um vivente, pelo funcionamento orgânico. Assemelha-se, mais ou menos, com o médium. As vezes a parecença é suficientemente forte para dar a impressão de um verdadeiro desdobramento dele.

De outras, a forma difere do "sujet" por importantes peculiaridades como, por exemplo, cor dos olhos e dos cabelos, pro porção, sexo, etc. (O ser subconsciente, P.1, cap.2, p.1 05-1 06)

Materialização Incompleta

( ... ) Aparições de formas escuras, de caráter indeterminado ou pouco evidente. São as materializações incompletas. ( ... ) (Hipnotismo e mediunidade, P2, cap.2, p.151)

Materialização Invisível Primordial

A materialização invisível primordial corresponde a uma desmaterialização mínima e invisível do médium, que se conserva visível. (Um caso de desmaterialização do corpo de um médium, cap.1, p27)

Materialização Visível

A materialização visível, mas parcial, incompleta quanto à forma ou à essência, corrresponde a uma desmateríalização máxima ou completa do médium até ao tempo em que, por sua vez, ele se torna invisível. (Um caso de desmaterialização do corpo de um médium, cap.1, p.27)