PNEUMATOFONIA
OU VOZ DIRETA

É a produção, pelos espíritos, de sons vocais semelhantes à voz humana.

Esses sons exprimem pensamentos e mostram claramente uma manifestação inteligente.

Trata-se de fenômeno espontâneo, podendo raramente se provocado.

PNEUMATOFONIA

( ... ) os Espíritos podem ( ... ) fazer se ouçam gritos de toda espécie e sons vocais que imitam a voz humana, assim ao nosso lado, como nos ares. A este fenômeno que damos o nome de pneumatofonia.

( ... ) os sons pneumatofônicos exprimem pensamentos e nisso está o que nos faz conhecer que são devidos a uma causa inteligente e não acidental. ( ... )

Os sons espíritas, os pneumatofônicos se produzem de duas maneiras distintas vezes, é uma voz interior que repercute no nosso foro íntimo, nada tendo, porém de material as palavras, conquanto sejam claramente perceptíveis; outras vezes exteriores e nitidamente articuladas, como se proviessem de uma pessoa que estivesse ao lado.

De um modo, ou de outro, o fenômeno da pneumatofonia é quase sempre espontâneo e só muito raramente pode ser provocado. (O Livro dos Médiuns, P.2, p.195-197) ~

(DO GREGO - pneuma - e - phoné, som ou voz.) - Voz dos Espíritos; comunicação oral dos Espíritos, sem o concurso da voz humana. (O Livro dos Médiuns, P.2, cap.32, p.487)

Ver também VOZ DIRETA