PSICOFONIA

É a expressão do pensamento de um espírito comunicante utilizando-se dos recursos vocais de um médium.

Estando controlado o médium, se queremos falar pelos seus órgãos vocais, pomo-lo numa condição de inteira passividade. E' a condição em que ele vem a estar no transe. Seu Espírito deixa o corpo por algum tempo e se coloca ao lado. Uma vez nessa condição, podemos atuar-lhe sobre a laringe, as cordas vocais, a língua e os músculos da garganta. Não operamos no seu interior, mas de pé atrás dele. Podemos colocar-nos na condição do médium, ou afinados com ele, mediante uma extensão que, quando movemos os nossos órgãos vocais, faz que os do médium semelhantemente se movam. Há um elo de conexão, etéreo ou físico, pedeis chamar-lhe de um modo ou doutro, que tem a mesma ação sobre os músculos do médium, que um diapasão sobre outro, desde que ambos estejam afinados no mesmo tom. Trabalham assim harmônicas as duas sedes de órgãos vocais. Não há aqui o caso das mensagens serem influenciadas pela mente do médium, porque esta de nenhum modo intervém na operação. Não trabalhamos através da sua mente, mas, diretamente, sobre seus órgãos vocais. Tudo o que vem a exteriorizar-se é tal qual saiu da mente do Espírito que o controla. A mente e o cérebro do médium são postos fora de ação, temporariamente, e o Espírito que opera lhe controla os músculos dos órgãos vocais. (Espiritismo básico, cap.11, p.1S7)

( ... ) Por esse fenômeno o Espírito se incorpora ao médium, por cujos sentidos se manifesta. A perfeição da comunicação depende de várias circunstâncias; tanto melhor será ela quanto maior for o desprendimento do Espírito do vivo. (Espiritismo à luz dos fatos, Dos fenôômenos subjetivos, p.280)

( ... ) a mediunidade psicofônica (palavra espírita que a ciência moderna está aceitando) estaria classificada como efeito intelectual ( ... ) do grupo parapsicológico psigama, ou ESP, que, por sua vez, se enquadra como mediunidade de expressão cortical, ou de efeitos psíquicos. ( ... ) (Reencarnação e mediunidade, cap.5, p.67)

É a faculdade que permite aos Espíritos, utilizando os órgãos vocais do encarnado, transmitirem a palavra audível a todos que presentes se encontrem. (Estudando a mediunidade, cap.9, p.51)

Ver também MEDIUNIDADE FALANTE

Psicofonia Consciente

NA PSICOFONIA CONSCIENTE PODE O MÉDIUM FISCALIZAR A COMUNICAÇÃO, CONTROLANDO GESTOS E PALAVRAS DO ESPíRITO, UMA VEZ QUE O PENSAMENTO DESTE ATRAVESSA, ANTES, A MENTE DO MÉDIUM, PARA CHEGAR, AFINAL, AO CAMPO CEREBRAL. (Estudando a mediunidade, cap.9, p.55)