PSICOMETRIA

PSICOMETRIA

( ... ) mediunidade segundo a qual o sensitivo, posto em contato com objetos, pessoas ou lugares relacionados com acontecimentos passados, sintoniza-se de tal maneira com o clima psicológico em que esses acontecimentos ocorreram que se torna capaz de descrevê-los com assombrosa precisão. ( ... ) (Crônicas de um e de outro, cap.64, p.219)

( ... ) os fenômenos de "psicometria"( ... ) consistem em que, se se puser um objeto nas mãos de "sensitivos especiais", eles lhe revelarão a história, ou descreverão a da pessoa que longamente o usou. ( ... ) (Animismo ou Espiritismo, cap.5, p.234)

( ... ) possibilidade de estabelecer-se a "relação psíquica" com pessoas distantes, desconhecidas de todos os presentes, mas só sob a condição de apresentar-se ao "sensitivo' um objeto que haja trazido consigo longo tempo o indivíduo distante com quem se deseje entrar em comunicação ( ... ). (Animismo ou Espiritismo, Conclusões, p.290)

( ... ) uma das modalidades da clarividência ( ... ).

As modalidades segundo as quais se estabelece a conexão entre o sensitivo e a pessoa ou meio concernente ao objeto "psicometrado", distinguem, efetivamente, a psicometria das outras formas de clarividência. ( ... )

Na psicometria, ( ... ) os objetos apresentados ao sensitivo ( ... ) constituem verdadeiros intermediários adequados, que, à falta de condições experimentais favoráveis, servem para estabelecer a relação entre a pessoa ou meio distantes, mercê de uma "influência" real, impregnada no objeto, pelo seu possuidor.

Esta "influência", de conformidade com a hipótese psicométrica, consistiria em tal ou qual propriedade da matéria inanimada para receber e reter, potencialmente, toda espécie de vibrações e emanações físicas, psíquicas e vitais, assim como se dá com a substância cerebral, que tem a propriedade de receber e conservar em latência as vibrações do pensamento. (Os enigmas da psicometria, p.9 e 10)

( ... ) Ordinariamente, a faculdade psicométrica é uma função do EU integral subconsciente, posto que se verifique, muitas vezes, com a intervenção de entidades desencarnadas. (Os enigmas da psicometria, p.117)

( ... ) um pedaço de arma, uma medalha, um fragmento de sarcófago e uma pedra de ruínas evocarão na alma do vidente uma série completa das imagens referentes aos tempos e aos lugares a que pertenceram esses objetos. E o que se chama psicometria. (O problema do ser do destino e da dor, P.3, cap.21 , p.333)

( ... ) a clarividência é facilitada pelo contato do "sujet" com um objeto qualquer proveniente do ambiente visto, bem como de pessoas com as quais a afinidade deva estabelecer-se (é a psicometria). (O ser subconsciente, P.1, cap.2, p.95)

( ... ) faculdade que têm algumas pessoas de lerem "impressões e recordações ao contato de objetos comuns". .

Psicometria é, também, faculdade mediúnica. Faculdade pela qual o sensitivo, tocando em determinados objetos, entra em relação com pessoas e fatos aos messmos ligados. ( ... )

Pela psicometria o médium revela o passado, conhece o presente, desvenda o futuro. (Estudando a mediunidade, cap.39, p.199 e 201)

Lindo e curioso fenômeno mediúnico, que permite ao indivíduo dotado da dita faculdade - ver e ouvir o que foi acontecido ou realizado no local que visita, depois de muitos anos decorridos sobre os mesmos acontecimentos. (A tragédia de Santa Maria, P.1, cap.3, p.37)

( ... ) Em boa expressão sinonímica, como o é usada na Psicologia experimental, significa "registro, apreciação da atividade intelectual", entretanto, nos trabalhos mediúnicos, esta palavra [psicometria] designa a faculdade de ler impressões e recordações ao contacto de objetos comuns. (Nos domínios da mediunidade, cap.26, p.242)

( ... ) considerada nos círculos medianímicos por faculdade de perceber o lado oculto do ambiente e de ler impressões e lembranças, ao contacto de objetos e documentos, nos domínios da sensação a distância ( ... ). (Mecanismos da mediunidade, cap.20, p.143)