CURSO DE APRENDIZES DO EVANGELHO 2º. ANO

INTRODUÇÃO

Consoante o que foi explicitado no volume do 1.° ano do Curso de Aprendizes do Evangelho, o objetivo maior desse aprendizado é propiciar ao aluno uma compenetração clara dos ensinamentos contidos nas páginas fulgurantes do Evangelho.

Quando se discorre sobre o Evangelho de Jesus é conveniente lembrar que nada do que surgiu até agora sobre a face da Terra, nenhuma filosofia, nenhum sistema político, nenhuma ideologia, nenhuma assembléia, nenhum poder econômico, nenhum exército por mais aguerrido que fosse, teve tão marcante influência sobre a Humanidade como a ação desenvolvida por Jesus Cristo, durante apenas três curtos anos de Messiado.

Por isso é importante que o aluno do Curso de Aprendizes do Evangelho se capacite da importância do aprendizado com que será contemplado, e que representará uma relevante aquisição para o seu espírito, ajudando-o a palmilhar o árduo caminho da evolução, e aproximando-o cada vez mais de Deus.

O programa contido no livro do 2.° ano abrange temas de transcendental importância, tais como as Parábolas interpretadas à luz do Espiritismo, os fatos da Vida de Jesus, as Predições dos Evangelhos, o Epílogo da Missão Planetária de Jesus, a Edifícação Cristã, as Epístolas de Paulo, de Pedro, de João e de Tiago Menor além do Apocalipse de João e o Advento da Nova Geração.

É de suma importância a abordagem de temas dessa natureza, pois, por exemplo, as Parábolas representam um dos mais preciosos métodos de ensino empregados por Jesus, a fim de legar à Humanidade ensinamentos dos mais importantes, cabendo aqui um esclarecimento: sabendo o Mestre que os seus ensinamentos sofreriam o impacto das adulterações no decorrer dos séculos, ofuscando-lhes o verdadeiro sentido, isso se tornaria difícil no tocante às Parábolas, pois nem todos poderiam desvendar as verdades que elas encerram. Algumas das Parábolas são interpretadas das formas mais díspares, pelas teologias terrenas, as quais sempre procuram servlr aos seus interesses mais imediatos, pois, somente assim, procuram dar sustentação aos seus dogmas e amparo às suas estruturas doutrinárias.

O Espiritismo, que representa o cumprimento da promessa de Jesus sobre o advento do Espírito Consolador, é uma doutrina que está apta a revelar o verdadeiro sentido das Parábolas e de outros ensinamentos evangélicos, fazendo-o o mais possível próximo do pensamento de Jesus Cristo.

O Iluminado Espírito Emmanuel, através da Mediunidade de Francisco Cândido Xavier, enviou aos Aprendizes do Evangelho uma belíssima página, da qual extraímos os seguintes tópicos:

"Recordai, sobretudo, que o Senhor vos concita às fíeiras da redenção para ver com os vossos olhos, escutar com os vossos ouvidos, falar com o vosso verbo e agir com as vossas mãos".

"Avançai destemerosos com o facho de amor que vos brilha no entendimento e no coração, conscientes de que no vosso exaustivo labor de hoje se edifíca o mundo melhor de amanhã."

"Dignificai o estudo, submetei-vos ao trabalho, aprendei a obedecer para saberdes dirigir, carregai valorosamente o fardo de vossas responsabilidades preciosas e marchai adiante auxiliando e esclarecendo, abençoando e construindo ... "

NOTAS DA COMISSÃO ORGANIZADORA

I - Todos os livros-textos dos Cursos do ciclo básico de conhecimento da Doutrina Espírita, da FEESP, foram organizados em 24 aulas para deixar oportunidade, durante o ano letivo, para inclusão de aulas a critério da Diretoria de Ensino, tais como dinâmica de grupo, testes de avaliação, palestras especiais de convidados e aulas sobre o livro de férias.

Na FEESP adota-se a seguinte orientação:

- Três aulas no início do segundo semestre (agosto), para debate do livro de férias: "Paulo e Estêvão", de Emmanuel;

- Uma aula-homenagem ao dr. Bezerra de Menezes, por expositor convidado, sobre "Uma Carta de Bezerra de Menezes", de Bezerra de Menezes;

- Uma aula-homenagem a Allan Kardec sobre o tema: "A importância de A Gênese, para o estudo da Doutrina dos Espíritos";

- Várias aulas de revisão de matéria, praticamente uma a cada quatro aulas teóricas, mais a aula de confraternização e encerramento do ano letivo.

O livro de preparação do ambiente sugerido é "Sol nas Almas", de André Luiz.

Para o estudo da Reforma Íntima e a distribuição do tempo de aula, 90 minutos, segue-se a mesma orientação do 1.° ano.

2 - Fizeram parte da comissão organizadora, selecionando temas, escrevendo as várias lições ou revisando-as doutrinariamente, os seguintes expositores:

Arminda de Oliveira Cancoro
Durval Ciamponi
João Baptista do Valle
José de Sousa e Almeida
Júlia Nezu Oliveira
Len Paranhos Leite
Nora Teresinha Elias
Paulo Alves Godoy
Sonia Teodoro da Silva
Teodoro Lausi Sacco

Coordenação da Área de Ensino

1ª. AULA

Parábolas de Jesus I
Que demonstram como deve ser

2ª. AULA

Parábolas de Jesus II
Sobre o desapego às riquezas terrenas

3ª. AULA

Parábolas de Jesus III
Sobre a valorização das obras do homem

4ª. AULA

Parábolas de Jesus IV
Sobre as falsas aparências

5ª. AULA

Parábolas de Jesus V
Sobre a vigilância, prudência e
valorização do trabalho

6ª. AULA

Fatos da vida de Jesus I
.
.

7ª. AULA

Fatos da vida de Jesus II

8ª. AULA

Fatos da vida de Jesus III

9ª. AULA

Fatos da vida de Jesus IV

10ª. AULA

Predições do evangelho

11ª. AULA

Epílogo da missão planetária de Jesus
.

12ª AULA

Edificação cristã I
Atos dos Apóstolos

13ª. AULA

Edificação Cristã II
Atos dos Apóstolos

14ª. AULA

Edificação cristã III
Atos dos Apóstolos

15ª. AULA

Edificação cristã IV
Atos dos Apóstolos

16ª. AULA

Epístolas do Novo Testamento I
.

17ª. AULA

Epístolas do Novo Testamento II

18ª. AULA

Epístolas do Novo Testamento III

19ª. AULA

Epístolas do Novo Testamento IV

20ª. AULA

Epístolas do Novo Testamento V

21ª. AULA

Epístolas do Novo Testamento VI

22ª. AULA

O Apocalipse do Apóstolo João I

23ª. AULA

O Apocalipse do Apóstolo João II

24ª. AULA

Nova Era


NOTA: OS ALUNOS NESTE ANO, PODERÃO USAR COMO SUPORTE, NO SITE O ÍCONE: PARÁBOLAS DE JESUS QUE SÃO TOTALMENTE COMENTADAS POR CAIRBAR SCHUTEL.