CURSO DE EDUCAÇÃO MEDIÚNICA I

CURSO DE EDUCAÇÃO MEDIÚNICA - 1° ANO

A F.E.E.S.P. tem em sua estrutura de ensino uma das mais longas e completas do mundo. Para caminharmos evoluindo desde os primeiro curso que é o CURSO PREPARATÓRIO até o último curso que é o Curso para Dirigentes e Monitores de Desenvolvimento prático Mediúnico, serão necessários mais que 12 anos de nossa vida terrestre.

Eles são bem dosados todos explanando, esclarecendo a Doutrina Espírita. Sempre começando dos mais simples e teóricos passando a seguir pelos mais complexos e práticos, exigindo do aluno no final não só um conhecimento teórico mas também inicialmente uma REFORMA ÍNTIMA para se equilibrar espiritualmente, e em seguida fornecendo material para que sigamos os passos de Jesus Cristo em sua exemplificação.

Ela possui as suas Casas Abençoadas dedicadas ao bem do próximo: Casa Transitória Fabiano de Cristo, Matriz I, Matriz II, o Lar Batuíra, sem contar mais ou menos 1.200 Centros Espíritas coligados no Estado de São Paulo, em que os Aprendizes do Evangelho podem iniciar os seus trabalhos práticos, podendo assim conseguir se tornar um Discípulo de Jesus. Qualquer dúvida vide em seu próprio site: www.feesp.org.br.

CURSO PREPARATÓRIO DE ESPIRITISMO
CURSO BÁSICO DE ESPIRITISMO - 1º. ANO
CURSO BÁSICO DE ESPIRITISMO - 2º. ANO
CURSO BÁSICO DE ESPIRITISMO - REFORMA ÍNTIMA
CURSO DE APRENDIZES DO EVANGELHO - 1º.ANO
CURSO DE APRENDIZES DO EVANGELHO - 2º.ANO
CURSO DE EDUCAÇÃO MEDIÚNICA - 1º.ANO
CURSO DE EDUCAÇÃO MEDIÚNICA - 2º.ANO
NOÇÕES DA HISTÓRIA DA FILOSOFIA
FILOSOFIA ESPÍRITA TOMO II
FILOSOFIA ESPÍRITA E SEUS TEMAS

CURSO PARA DIRIGENTES E MONITORES DE

DESENVOLVIMENTO PRÁTICO MEDIÚNICO

 

Após os cursos básicos, existem cursos os quais possuem a exigência de se completar o anterior, mas nesta fase, podíamos escolher entre o Curso Aprendizes do Evangelho I e II ou Curso de Educação Mediúnica I e II, sendo que aqueles alunos que possuem tempo disponível, cursaram ambos mas, não é o ideal pois, a Doutrina Espírita explana nossas obrigações sociais não podem ser menosprezadas: cuidar da família e da própria subsistência, é um princípio de vida digna, então não devemos parar com os nossos afazeres pessoais se dedicando inteiramente somente aos estudos.

O Curso de Educação Mediúnica é o curso inicial onde são necessários duas partes: a primeira parte teórica e a segunda parte prática. Então temos vários professores e monitores práticos (médiuns) que vão transmitir os seus conhecimentos e ensinamento prático desde o comportamento e recebimento de nossos benfeitores espirituais.

As aulas apresentadas abaixo representam a parte somente teórica visto que, seria muito difícil a transmissão da parte prática da aula. Os internautas só podem interpretá-las como ponto de referência pois, a partir daqui é mais importante a aprendizagem da parte prática e não há como exprimí-la aqui.

INTRODUÇÃO:

A FEESP, dando continuidade ao trabalho de elaboração dos livros-textos utilizados em seus cursos sobre a Doutrina dos Espíritos, escritos por diferentes expositores e revistos por uma comissão orientadora, traz a público os dois volumes - 1° e 2° ano - de seu Curso de Educação Mediúnica, que tem por base O Livro dos Médiuns, parte de A Gênese algumas obras complentares, principalmente de André Luiz e Emmanuel.

Cada livro texto foi organizado em 24 aulas, repetindo o esquema adotado nos livros anteriores, de modo a deixar espaço durante o ano letivo para inclusões de outras aulas, a critério da Diretoria de Ensino, tais como dinâmica de grupo, testes avaliações, palestras especiais de convidados sobre temas diversos e aulas com debate sobre o livro de férias.

A duração de cada aula é de duas horas, sendo a primeira parte teórica e a segunda de ordem prática, de modo que haja uma correlação entre o que foi ensinado com o que será exercitado. O livro-texto, por isso, traz a indicação daquilo que será praticado em cada aula, com base no livro Desenvolvimento Prático Mediúnico, de Edgard Armond, e a lição de preparação de ambiente inicial, selecionada de Seara dos Médiuns, de Emmanuel, que guarda sempre relação conceitual com os temas da teoria e da prática.

O curso inicia-se com cinco aulas especializadas, de forma a dar ao aluno, como instrumental, conceitos fundamentais e necessários para melhor compreender o exercício de sua mediunidade. Discutem-se as funções e propriedades dos Fluídos, do trinômios Espírito/Perispírito/Corpo Físico, e Centros de Força/Plexos/Epífise.

Tais aulas darão ao aluno maior compreensão das funções do médium e de sua mediunidade, seguindo-se a sequência básica apresentada em O Livro dos Médiuns.

Na FEESP, segue-se o seguinte roteiro de aula:

- 10 minutos: - Preparação de ambiente: prece inicial, leitura e breve comentário da lição escolhida em Seara dos Médiuns;

- 50 minutos : -Aula teórica: sendo 40 minutos para apresentação do tema e 10 minutos para perguntas dos alunos.

- 50 minutos: - Aula prática, sendo 15 minutos, aproximadamente, para esclarecimentos sobre a reforma íntima e 35 minutos para os exercícios práticos.

- 10 minutos: - Vibrações, palavras do Mentor e prece final.

Total: 120 minutos de aula.

O Curso de Educação Mediúnica é dirigido principalmente aos alunos que tenham uma mediunidade aflorada, cuja educação é fundamental para o seu exercício baseado nos ensinamentos da Codificação Kardeciana.

Quanto às aulas complementares e sua duração, cabe aos Dirigentes das Casas Espíritas que adotarem este livro-testos aceitarem ou não a mesma ordem programada pela FEESP.

O que se propõe, nesta sequência de livros-textos, é uma ordem pedagógica e uma estrutura de livros-textos, para melhor divulgar os ensinamentos dos Espíritos.

1ª.AULA:

A - CONCEITO DE MEDIUNIDADE

B - AFINIDADE, APROXIMAÇÃO,
ACEITABILIDADE, INCORPORAÇÃO

C - D.P.M. - PREPARAÇÃO DE AMBIENTE
CONCENTRAÇÃO

2ª. AULA:

A - O FLUÍDO CÓSMICO (UNIVERSAL)
E SEUS DERIVADOS

B - ATRAÇÃO E REPULSÃO

C - D.P.M. - CONCENTRAÇÃO

3ª. AULA:

A - O MÉDIUM, SUA SENSIBILIDADE
DESENVOLVIMENTO MEDIÚNICO

B - EVAGELIZAÇÃO DO MÉDIUM

C - D.P.M. AS CINCOS FASES: 1ª. FASE

4ª. AULA

A - ESPÍRITO, PERISPÍRITO,
CORPO FÍSICO

B - O VASO

C - D.P.M. 1ª. FASE:

5ª. AULA:

A - O PERISPÍRITO NO
ENVOLVIMENTO MEDIÚNICO

B - COMPREENDENDO

C - D.P.M. 2ª. FASE

6ª. AULA:

A - CENTROS DE FORÇA
PLEXOS

B - CARIDADE E INDULGÊNCIA

C - D.P.M. 2ª. FASE

7ª. AULA:

A - A EPÍFISE

B - LEI DE AMOR

C - D.P.M. 3ª. FASE

8ª. AULA:

A - A INFLUÊNCIA DO ESPÍRITO
NO MEIO MATERIAL

B - PENSAMENTO COMO ENERGIA MENTAL

C - D.P.M. AS TRÊS FASES (REC.)

9ª. AULA:

A - MUNDO ESPÍRITA E
MUNDO CORPORAL

B - MANIFESTAÇÕES ESPIRITUAIS

C - D.P.M. 4ª. FASE

10ª.AULA:

A - O PAPEL DOS MÉDIUNS
NAS COMUNICAÇÕES

B - SERVIÇO MEDIÚNICO E A
INFLUÊNCIA MORAL DO MÉDIUM

C - D.P.M. 4ª. FASE

11ª. AULA:

A - MANIFESTAÇÕES FÍSICAS
ESPONTÂNEAS

B - AUXÍLIO DO MUNDO ESPIRITUAL

C - D.P.M. 5ª. FASE

12ª. AULA:

A - ANIMISMO, MISTIFICAÇÃO
FRAUDE, CONTRADIÇÃO, ABUSO

B - MENTIRA E OMISSÃO

C - D.P.M. CORRENTES E
SUPORTES MAGNÉTICOS

13ª. AULA:

A - FIXAÇÃO MENTAL E
COMUNICAÇÃO FRÍVOLAS

B - DOENÇAS PSÍQUICAS

C - D.P.M. AS CINCO FASES

14ª. AULA:

A - PROBLEMAS MENTAIS, VIOLÊNCIA
DESCONTROLE EMOCIONAL...

B - SAÚDE MENTAL

C - D.P.M. AS CINCO FASES

15ª. AULA:

A - VIBRAÇÃO,RADIAÇÃO, DOAÇÃO
MENTALIZAÇÃO, MEDITAÇÃO

B - AÇÃO MAGNÉTICA CURADORA

C - D.P.M. VIBRAÇÃO, RADIAÇÃO...

16ª. AULA:

A - ONDAS, PERCEPÇÃO

B - MAGNETISMO PESSOAL

C - D.P.M. ONDAS, PERCEPÇÕES, AURA

17ª. AULA:

A - A AURA

B - RENOVAÇÃO NECESSÁRIA

C - D.P.M. TEORIA DAS CORES

18ª. AULA:

A - MANIFESTAÇÕES - MÉDIUNS
VIDENTES E AUDIENTES

B - ENTRE AS FORÇAS COMUNS

C - D.P.M. VIDÊNCIA E AUDIÊNCIA

19ª. AULA:

A - EMANCIPAÇÃO OU
DESDOBRAMENTO

B - ATIVIDADE ESPIRITUAL

C - D.P.M. AS CINCOS FASES

20ª. AULA:

A - PSICOGRAFIA, PNEUMATOGRAFIA
PENUMATOFONIA

B - MISSÃO DO MÉDIUM

C - D.P.M. PSICOGRAFIA

21ª. AULA:

A - MÉDIUNS ESPECIAIS E
SUAS APTIDÕES

B - BENFEITORES

C - D.P.M. - TREINO INTENSIVO

22ª. AULA:

A - LABORATÓRIO ESPIRITUAL

B - PODERES PSÍQUICOS

C - D.P.M.- TREINO INTENSIVO

23ª. AULA:

A - LOCAIS ASSOMBRADOS

B - O ESPIRITISMO E VOCÊ

C - D.P.M. -TREINO INTENSIVO

24ª. AULA:

A - POSTURA MORAL EVANGELIZADA

B - DIZES-TE

C - D.P.M - TREINO INTENSIVO.

Embora as aulas sejam semanais, aqui não as associamos a datas em virtude de que cada escola que as adotar, ficarão sujeitas a mudanças devido a incorporação de aulas extras (tais como: convidados a explanar determinados assuntos; aulas de recuperação; aulas em que faremos perguntas, questionários, tentando medir o grau de entendimento ou evolução dos alunos, etc..) que fatalmente mudarão as datas do currículo escolar.