NOTAS DO MAIS ALÉM

Francisco Cândido Xavier - Autores Diversos

 

Aproveitem a existência e o sofrimento que eu não soube valorizar. Voltarei, porém, mais tarde, e desejo, qual acontece com vocês, colaborar no bem, para que o bem me favoreça aqui, na Vida Espiritual, onde cada um vala pelo que fez, habilitando-se com a Divina Bondade de Deus, para fazer o melhor.

Maura Araújo Javarini

 

O tempo, aqui, é repleto de trabalho para todos os que procuram o bem e a conversa desnecessária é automaticamente banida de qualquer entendimento.

Hilário Sestini

 

Creio hoje que o amor no Espírito é semelhante ao coração no corpo. Vibram incessantemente os dois sem que sejam examinados ao vivo.

Minhas lembranças aos companheiros que a trouxeram com tanta bondade para que você me sentisse as letras no lápis, ainda inseguras, porque não alcancei ainda a minha estabilidade total.

 

Orlando Van Erven Filho

 

Mãezinha, era preciso levantar-me por dentro, forrar o coração com a força da fé em Deus e entender que as Leis de Deus não sofrem qualquer engano.

Antônio Carlos Mundim

 

Querido Thomaz...

... É desse pouso de caridade e fé que retorno, a fim de pedir a vocês todos paciência e coragem.

Ivone Martins Zazino

 

Mãezinha...

Não fosse o problema da saudade, tudo estaria bem, mas com o remédio das orações chegaremos ao porto da paz.

Pedro Luís Pantaléo

 

Conservemos a nossa alegria e a nossa esperança sem alteração. O amor não desaparece, ganha novas formas de expressão sempre que a distância lhe impossibilite as manifestações mais concretas.

Eduardo Budaszewski

 

Não achei senão a própria vida a continuar-se aqui de modo mais belo. (...) Ergamos a fronte para o céu e procuremos no trabalho do bem as chaves do reencontro.

Rui Vagner Garcia

 

E, sinceramente, somente esquecendo-nos no serviço aos necessitados é que conseguiremos refazer a nossa harmonia para com a vida.

Carlos César

 

Conserve as suas belas esperanças. A vida na Terra é um tecido de espinhos e flores. Dias aparecem, nos quais a nossa vestimenta se constitui mais de espinhos do que de flores, mas isso tudo passa, porque acima dos marcadores de minutos brilha o tempo, que é uma doação de Deus igual em tudo para cada um de nós. Lembremo-nos de que tudo nos sorri e, por isso mesmo, seguir para a frente com a bênção de Deus é o nosso esquema de hoje e sempre.

Carlos Alberto Dos Santos Costa

 

Deus nos dará outras esperanças e outras alegrias.

Aguardemos, trabalhando para o bem.

Humberto Furlan

 

Não sei onde pude colocar em mim mesmo tanta vontade de auxiliar. Parece-me hoje, querida Mãezinha Adade, que muita gente morre para viver e deixa a Terra comum para entender o imperativo de cooperar no auxílio aos outros.

Carlos Alberto dos Santos Dias

 

Querida Mãezinha Myriam e meu querido Papai Mário.

Abençoem-me.

Sonhava que o renascimento fosse aquela imersão na primavera...

Flores pendendo de ramos verdejantes para entretecerem tapetes imensos no chão...

Pássaros cantando melodias desconhecidas, e um céu infinitamente azul convidando ao repouso.

Entretanto, a alvorada da Vida Nova é mais alta em deslumbramento...

Tudo amor, a começar dos amigos que se despedem de nós para que outros companheiros, tocados de luz sem sombra e de carinho sem adeus, nos tomem nos braços...

Sérgio de Almeida e Souza

 

Meus amigos, não deixem que os dias passem, sem que dêem sinal de sua presença, em relação ao próximo, até uma palavra basta para ajudar.

Luiz Orlando Rodrigues Cardoso

 

Estou feliz, embora dividido entre o aqui, onde vocês se encontram, e o Mais Além, no qual me vejo. Vou me convertendo as saudades em serviço, aprendendo por fim, que somente o nosso amor ao próximo leva-nos à esperança de um reencontro feliz, quando a sabedoria da vida considerar isso possível.

Álvaro Júlio Belchior da Fonseca

 

Aqui ninguém chega a entender atitudes compulsórias. O Espírito desenfaixado dos liames da vida física, adere se quiser ao esquema de ação que se  lhe faz apresentar, e, por isso, encontrar o estímulo dos corações que nos amparam e confiam em nós é receber uma alavanca que em nós , servindo por pontos de apoio, nos dá energias renovadas para realizar o que nos compete efetuar na produção de conforto e felicidade para os outros, que redundam em felicidade e conforto para nós. Falo isso para demonstrar reconhecimento e para afirmar aos amigos da existência terrestre que o nosso adestramento espontâneo, na escola da felicidade para o próximo, pode começar aí mesmo, se a pessoa acordar para a sustentação da beneficência e da paz com vistas aos caminhos dos nossos irmãos.

Ricardo Tuñas Costa Leite

 

Confiemos na Bondade Infinita de Jesus e caminhemos.

Paulo Sérgio da Costa

 

O nosso Espírito, mãezinha Eulinda, assemelha-se, de algum modo, a um edifício de condomínio, onde cada morador possui o seu apartamento especial e isso acontece com os pais e os filhos. O lugar de um deles é inalienável.

Paulo Sérgio da Costa

 

Não acreditava que tudo de novo que caiu-me sob os olhos fosse uma paragem diferente, tamanha a similitude com os nosso pertences domésticos no mundo. Eu teria sido transferida de uma instituição para outra. E somente, pouco a pouco, percebi que me achava num ambiente diverso do nosso.

Juraci Borges Mendonça de Almeida

 

Agradeço, querida Mamãe, tudo o que a sua generosidade vem realizando em matéria de assistência em meu nome. Muitas vezes surpreendo-a distribuindo este ou aquele benefício sentindo as minhas mãos nas suas, como se eu já tivesse algo para dar.

Kalil José Barbosa Chicaybam

 

Por que me revoltar com o sucedido, se o melhor me aconteceu? Quem poderá afirmar que não enveredaria através de caminhos torturosos, quando a minha juventude amadurecesse? Creio que vemos unicamente as realizações imediatas, mas a Bondade de Deus verá todo o nosso caminho adiante...

Aldarico Montaldi Filho

 

Vejo que o trabalho do Bem tem balsamizado as nossas feridas de carência afetiva, em nos referindo ao lar terrestre.

Carlos Eduardo Frankenfeld de Mendonça

 

Somente aí, chegando à maior compreensão é que os benfeitores daqui me puderam socorrer com o tratamento que eu necessitava.

Agora, minha vida é a nossa vida conjugada uma com a outra.

Manoel Paulo Monteiro

 

Mãezinha Doralice e papai Djayr, quanto puderem visitem as enfermarias dos enfermos indigentes dos hospitais. É possível que me encontrem lá, junto a um coração materno que morre no esquecimento dos filhos e netos a quem deu o próprio coração.

Denize Freire Valença

 

Chorando, sem refletir no ridículo das minhas lágrimas, vi se abeirarem de mim, antigos clientes das cidades de Araruna, de Pombal, de Catolé da Rocha, que eu considerava pobres e que me vinham estender as mãos ricas de solidariedade e de amor.

Comovi-me intensamente. Eram velhinhos remoçados que me sorriam, senhoras que me fitavam com respeitosa atenção, como se eu dispusesse de valia suficiente para ombrear com eles. Compreendi, de imediato, que eles haviam se enriquecido pela graça de Deus, pela paciência e pelo carinho com que sabiam suportar as dificuldades do nosso pedaço de chão.

Romeu Azevedo de Menezes

 

O serviço a fazer, graças a Deus, tem crescido para a nossa felicidade, não que desejamos venham os outros a precisarem de nós, mas pela oportunidade de aprendermos a ser úteis, precisando muito mais deles do que eles de nós. Aqui reformulei o que eu pensava da caridade. Aquele que nos recebe com amor nos dá sempre muito mais do que qualquer valor que lhe possamos oferecer.

Carlos Alberto

 

Desejava apenas dizer a você, para que tenha coragem. Se você prosseguir forte, com tempo mais curto estarei mais constantemente ao seu lado. Seus encargos serão os meus, tanto quanto você sempre me abraçou as necessidades e esperanças, planos e obrigações.

Lidaí Benini

 

A beneficência é o caminho para os grandes caminhos que nos aguardam. Os que sofrem mais que nós são nossas pontes de intercâmbio com a Bondade Divina.

Cícero Barbosa Lima Júnior

 

Querida Mamãe Flora...

... Deus lhe cubra o coração e a estrada com estrelas de paz e alegria, são os votos de meu coração para o seu.

Felizmente, estou melhor e cada vez mais entusiasmada com a vida.

Tudo brilha para a nossa esperança.

Edna Telma Pena

 

Mãezinha, se lhes posso pedir algo além do muito com que sempre me enriqueceram a existência, rogo para que vivam satisfeitos e tranqüilos.

Fátima Solange Assis Campos

 

E para o seu coração querido, todo o coração de seu filho que pede a Deus para ter o privilégio de ser sempre e em qualquer caminho o seu companheiro de trabalho e de luta, sempre mais seu filho agradecido,

Marco Antônio Migotto

 

Deus nos ajude a vencer, com a execução dos nossos compromissos.

Eduardo Ruiz Dellalio

 

O trabalho dissolverá nossas penas.

Egle Aparecida

 

Nunca odeie a pessoa alguma e viva, meu filho, para cumprir o dever e realizar o bem.

Gilberto Cuencas Dias

 

Então, a morte era tudo aquilo que eu não esperava e que se traduzia por uma transferência de casa endereçando-nos para afeições que supúnhamos perdidas para sempre? Você, meu filho, e o nosso Santiago avaliarão como chorei, misturando a alegria de rever meu pai, a tia Encarnação, a benfeitora Josefa e a mãe Tereza, ao mesmo tempo que a dor me tomava de assalto, em me recordando que teria agora as saudades de vocês comigo, para todo o tempo em que estivermos separados.

Pedro Rufino

 

Sei que posso tão pouco, mas esteja certa com o papai de que eu serei o companheiro de todos os momentos. Trabalharei  aqui para merecer a felicidade de auxiliá-los e de ser útil à família querida em que Deus nos reuniu.

César de Araújo Mafra

 

Que o coração chora nos dias da carência afetiva, não podemos negar, e que a felicidade é sempre um misto de riso e pranto, até a nossa união integral na Vida Maior, é outra realidade que não nos cabe discutir.

Luciano Fábio Perutich

 

Peço aos meus pais não pensarem no Natal com qualquer recordação de sofrimento.

Lembremo-nos todos de que Jesus nos ama. Essa certeza para nós todos deve ser motivo de grande júbilo.

Sylvio Júnior

 

Mãezinha, rogo-lhe acalme-se entregando-se a Deus cujo infinito Amor jamais nos abandona.

César de Araújo Mafra

 

Estou mais seguro de mim e, não fosse a presença da saudade, me sentiria o mais feliz dos filhos, liberado da experiência física.

Não descansarei enquanto não lhes sentir de mais perto a harmonização e a felicidade. Confiemos em Deus.

César de Araújo Mafra

Transcrito por Ilda