I – CIÊNCIAS FUNDAMENTAIS

 – Posição da ciência da vida.

2Se reconhecermos a Química, a Física, a Biologia, a Psicologia e a Sociologia como as cinco ciências fundamentais, qual será a posição da ciência da vida, em relação às demais?

 

-A Química e a Física, estudando a ação íntima dos corpos, suas relações entre si e as suas propriedades, constituem a catalogação dos valores da ciência material. A  Psicologia e a Sociologia, examinando a paisagem dos sentimentos e os problemas sociais, representam a tábua de classificação das conquistas da ciência intelectual. No centro de todas está a Biologia, significando a ciência da vida em suas profundezas, revelando a transcendência da origem – o Espírito, o Verbo Divino.

 

Até agora, a Biologia está igualmente encarcerada nas escolas materialistas da Terra, porém, nas suas expressões mais legítimas, evolverá para Deus, com as suas demonstrações sublimes, cumprindo-nos reconhecer que, mesmo na atualidade, seus enigmas profundos, são os mais nobres apelos à realidade espiritual e ao exame das fontes divinas da existência.

 

QUÍMICA –

As forças espirituais e o campo da Química – Fonte de origem dos elementos – Movimentos brownianos – Base da expressão orgânica – Progresso da individuação química – Química biológica e industrial – Radioatividade – Fonte de energia – Nada se cria, nada se perde – Diversidade das expressões orgânicas – Atmosfera do mundo – Morte térmica do planeta.

 

FÍSICA –

Execução das leis físicas – Bases convencionais – Conhecimentos atuais da Física – A Física e a existência de Deus – as noções do homem – O éter – A Física e o plano da evolução – Substância – Lei de equilíbrio e lei de fluídos – Leis de gravitação – Teledinamismo nas relações entre os dois planos – Compreensão do magnetismo.

 

BIOLOGIA –

 Natureza – Manifestações da vida – O espírito e o embrião humano – Órgão no corpo espiritual – Início da reencarnação – Interpenetração de fluídos entre a gestante e a entidade – Recapitulação – Árvore genealógica – Genética – A genética e a melhoria do homem – Combinação – A fecundidade e a esterilidade – Idéia de evolução.

 

PSICOLOGIA –

Experiência dos sentidos materiais – A Psicologia a caminho da verdade  - No estudo das desordens mentais – Psicanálises – Associações de idéias – Opiniões opostas – Sede da inteligência – O sonho – Vocação – Loucura – Alucinação – Influência dos pensamentos bons ou maus.

 

SOCIOLOGIA –

Pátrias – Desigualdade – Conceito de igualdade absoluta – Questões proletárias – O Estado e as classes políticas – Racismo – Não matarás – Não julgueis – Processos criminais – Responsabilidades nos cargos públicos – Renúncia evangélica – Movimento feminista – Inquietação moderna.

 

 

Da  obra “O Consolador” – Espírito: Emmanuel – Médium: Francisco Cândido Xavier

Digitado por: Lúcia Aydir.