EM BUSCA DE CHICO XAVIER

1 - Agradecimentos

Como as proximas páginas vão revelar, foram tantas as pessoas generosas que gentilmente me abriram seus corações, contaram suas experiencias e me ajudaram a chegar ate aqui que tentar mencionar todos os nomes me faria correr o risco imperdodvel de esquecer alguém.

Portanto, agradeco do fundo do meu coracao a todos os presentes nestas páginas e a todos os demais que direta ou indiretamente me auxiliaram nessa Jornada, em especial a Deus que me proporcionou esta existência, a Lázara, Antonio (em memória), Claudio, Eva, Oswaldo, Laura, Airton, Saegusa, Laferreira, Euripedes e a todos os meus demais familiares e amigos.

2 - Prefacio

SENTI-ME HONRADO PELO CONVITE do nosso amigo Claudinei para escrever algumas palavras em seu livro sobre os caminhos do "Homem Amor".

A passagem de Chico Xavier pela Terra e tão rica de bons exemplos que, mesmo o nosso amigo sendo um grande conhecedor da biografia deste homem extraordinario conseguiu desvendar uma série de histórias desconhecidas pela maioria das pessoas.

Refleti um tanto sobre nossas vidas. Vivemos num mundo de paradoxos. Fala-se uma coisa, faz-se outra. Grandes discursos e raras atitudes. Fazemos guerras para atingirmos a paz, pregamos o respeito ao ser, mas mercadejamos o corpo e a alma em nossas propagandas, em nossos escritos. Realmente a sociedade tern belos discursos, mas poucas atitudes coerentes com o que se fala.

Estamos carentes de exemplos: da boca que fala, junto as mãos que realizam.

Nestes relatos, nosso amigo autor trouxe vivencias e atitudes de profundo respeito, entregando o recado que: Fraternidade e meta a ser atingida por todos, independente do rotulo religioso. Chico exemplificou esta lição, falar vivenciando:

Fraternidade, respeito e amor.

Caro leitor, nunca tivemos tanto como hoje; tanta abastanca e tanta penúria. Embora as facilidades que o mundo propicia, o ser esta vazio de sua essência e de Deus. E' comum encontrarmos pessoas com tudo aquilo que a sociedade diz que traz felicidade, mas sem qualquer brilho nos olhos, sem esperanças, sem alegrias, pessoas melancólicas, repletas de dúvidas, esperando uma vida melhor. Não e' possivel mais aguardar, e' preciso dar um passo na direção de nossa paz.

Estes relatos sao farois direcionando nossas escolhas e decisões, num caminho de paz maior, que tanto buscamos.

Obrigado, Chico!

Obrigado, Claudinei!

Antonio Carlos Laferreira, escritor, medium, comunicador da Radio Boa Nova e Presidente da Fraternidade Cristo Redentor - SP

3 - Apresentação

CHICO XAVIER, O SENHOR DOS ESPIRITOS. O homem que falava com os mortos. A vida do medium Chico Xavier sempre me intrigou. Um homem que nasceu em meio a extrema pobreza, em Pedro Leopoldo, uma pequena cidade de Minas Gerais, perdeu a mãe aos cinco anos de idade, sofreu nas mãos de uma madrinha desequilibrada, que Ihe dava surras e mais surras e começou a trabalhar aos nove anos de idade, epoca em que o pai quis mandá-lo para um hospicio na cidade de Barbacena porque o menino insistia em dizer que via seres invisiveis. Foi perseguido e atacado. Um importante jornal carioca tentou desmascará-lo, enviando um jornalista famoso, na época, para acompanha-lo. Chico não só aceitou o desafio como respondeu em transe, por escrito, questões elaboradas por especialistas de diversas áreas, O jornalista, ate então um cético, foi embora um mês depois, convertido e assombrado.

Chico quase não teve chance de estudar e mesmo assim escreveu mais de 412 livros dos mais variados gêneros, que venderam mais de 25 milhoes de exemplares, entre romances, poesias, crônicas, contos, etc., sempre repetindo que os livros não eram escritos por ele, e sim pelos espiritos. O famoso escritor Monteiro Lobato chegou a dizer que "se Chico Xavier produziu tudo aquilo por conta própria, então ele merece ocupar quantas cadeiras quiser na Academia Brasileira de Letras".

Ele poderia ter se tornado milionário, mas doou todos os seus rendimentos a instituições de caridade e amparo aos necessitados. Viveu de maneira humilde, apenas com seu salário de escrevente-datilógrafo e morreu da mesma forma, aos 92 anos de idade, na cidade mineira de Uberaba, no dia 30 de junho de 2002. Chico costumava dizer que gostaria de morrer em um dia em que o Brasil inteiro estivesse feliz, pois não queria deixar ninguém triste. E assim aconteceu. Chico partiu no mesmo dia em que o Brasil inteiro festejava a conquista do pentacampeonato mundial de futebol na Copa do Mundo do Japão.

Este e um breve resumo da história do homem que tanto me fascina. Sempre que me deparava com qualquer matéria sobre o medium, me apressava a le-la, para tentar decifrar esse homem enigmático.

Apos sua morte, ou desencarne, como ele mesmo dizia, algumas perguntas ecoaram em minha mente: Como andavam suas obras assistenciais? Teriam seus seguidores continuado seu trabalho? Os locais que fizeram parte da história de Chico (a escola onde fez o primário, seu primeiro Centra Espirita, a fabrica de tecidos onde trabalhou, o açude onde ele viu pela primeira vez seu guia espiritual Emmanuel, etc.) ainda existiam? Quantas pessoas anônimas tiveram contatos com Chico, tern casos interessantes para contar, mas jamais foram ouvidas?

De posse dessas questões, resolvi partir em busca das respostas e tal qual peregrino que percorre o famoso caminho de Santiago de Compostela, na Espanha, sai em busca de Chico Xavier, refazendo seus passos, desde a cidade de Pedro Leopoldo onde nasceu, ate Uberaba, onde seu corpo inerte descansa. Nessa Jornada, sempre tendo o cuidado de checar as informações obtidas com outras fontes para garantir a veracidade das informações, encontrei os "anônimos" que abriram seus corações e me contaram suas experiências particulates e seu convivio com aquele que e tido como o maior medium que ja existiu.

Essa e a história que conto a seguir da maneira mais objetiva possivel.


CLAUDINEI LOPES

..1 - A CHEGADA A PEDRO LEOPOLDO

..2 - A CURA DE GERALDO LEÃO

..3 - O BENZEDOR MISTERIOSO ..4 - O COPO D´'ÁGUA
..5 - NADA PODIA SER FEITO ..6 - PADRE SINFRÔNIO
..7 - AS ESPOSAS DE CHICO E A BRIGA NA TV ..8 - O PIANISTA E A BRIGA NO BAR
..9 - ZERO POR CENTO ..10 - A FÁBRICA DE TECIDOS
..11 - A EXPOSIÇÃO DE FOTOS ..12 - A CASA DE CHICO XAVIER
..13 - O EX-FUTURO PADRE ..14 - A HISTÓRIA DE VALÉRIA
..15 - TROCANDO DE ROUPA ..16 - QUEM É MORTO APARECE
..17 - O INSTRUMENTO DA VOLTA ..18 - A PRESENÇA DO FILHO DESENCARNADO
..19 - O CHEIRO DE ÉTER ..20 - O FRASCO DE PERFUME
..21 - A DOR DE CABEÇA ..22 - A IRMÃ DE CHICO XAVIER
..23 - O CENTRO ESPÍRITA LUIZ GONZAGA ..24 - A AGÊNCIA DE CORREIO
..25 - A ESCOLA DE CHICO ..26 - A ROSEIRA, O NASCIMENTO DE JOSÉ
..27 - CHICO, VOCÊ É ALLAN KARDEC ..28 - O CEMITÉRIO
..29 - A PALMA DE OURO E OS MENDIGOS ..30 - O AÇUDE DO CAPÃO
..31 - O TAL VIDRINHO ..32 - A MATERIALIZAÇÃO DE SHEILLA..
..33 - A CURA E O TIRO ..34 - A FAZENDA MODELO
..35 - ROUBARAM O ÓCULOS DE CHICO ..36 - O ALTO-FALANTE E A VOLTA
..37 - A CHEGADA A UBERABA ..38 - A RESIDÊNCIA DE CHICO
..39 - O FILHO DE CHICO ..40 - A CASA ESPÍRITA DE SHEILLA
..41 - QUEM DIRIA, CHICO NÃO SAIA DO BORDEL ..42 - A MISSÃO DE DONA OLINDA
..43 - DANDO LUGAR AOS ESPÍRITOS ..44 - OS OITO COMPRIMIDOS
..45 - O NOVO DESENCARNE DE GET.VARGAS ..46 - A LUZ DE DONA APARECIDA
..47 - AQUELE ALI É CASTRO ALVES ..48 - NO TAL VIADUTO DO CHÁ
..49 - A VOZ MISTERIOSA ..50 - O HOMEM DO TERNO DE LINHO
..51 - A ÁGUA QUE CURA ..52 - TÁ VINDO UMA MENINA AÍ PARA NÓS ! ..
..53 - O DR. ABELARDO TOURINHO ..54 - O SEPULCRO DE CHICO
..55 - O COVEIRO ..56 - A BARRACA DE FLORES
..57 - NA ANTIGA VILA DO PÁSSARO PRETO ..58 - A IRRITAÇÃO
..59 - DIVIDINDO O PREJUÍZO ..60 - A ANGINA E A LISTA
..61 - O ENCONTRO ..62 - COCHICHOS E SUSSURROS
..63 - A ROSA QUE BAILAVA ..64 - A EXPOSIÇÃO FEIRA
..65 - O CACHORRO SARNENTO E A NOVIDADE ..66 - O MIOMA E O LIVRO NO CAIXÃO
..67 - BONJOUR PROFESSEUR RIVAIL ! ..68 - A LUZ INEXPLICÁVEL E O ENFERMEIRO
..69 - A PARTIDA DE CHICO ..70 - O MÉDICO DE CHICO
..71 - O CONTATO INDIRETO DE CHICO ..72 - AS SESSÕES DE MATERIALIZAÇÕES
..73 - ESPANHOL FLUENTE ..74 - A CASA DA PRECE E O MEMORIAL
..75 - A ASSISTENCIAL CHICO XAVIER ..76 - O SUCESSOR DE CHICO XAVIER
..77 - O MOMENTO MAIS ESPERADO DA NOITE ..78 - FIM DA JORNADA
..79 - FRASES DE CHICO XAVIER ..80 - CRONOLOGIA