DESENVOLVIMENTO MEDIÚNICO

EXPLICAÇÃO NECESSÁRIA

Em publicação anterior (1960) sob o título - Mediunidade Prática - encaramos este sério problema da preparação de médiuns para difíceis e delicadas tarefas na seara de Jesus, porém, fizemo-lo de forma sumária e restrita, por conveniência de momento.

Conquanto mantendo, ainda, o mesmo caráter, ampliamos agora, os limites da exposição, apresentando seus ângulos mais importantes, conforme se torna conveniente à seqüência da apresentação da matéria em seu aspecto didático e objetivo.

Na referida publicação, ao tratarmos da incorporação  que é o setor mais vasto da atividade mediúnica - referimo-nos apenas ao detalhamento do transe no aprimoramento mediúnico, porque era de interesse repassar a situação dos médiuns já desenvolvidos, existentes em nosso país aos milhares e que, em sua maioria, não tiveram aprendizado regular e, muito menos especializado.

Evidenciou-se, entretanto, e de modo geral o pouco empenho desses médiuns em se adaptarem ao novo sistema proposto naquele trabalho, porque já se cristalizaram nos hábitos anteriormente adquiridos no modo místico de encarar o mediunismo e no convencimento de que tudo estava bem como estava, não necessitando alterações.

Neste presente trabalho refundimos aquela publicação e a completamos, colocando o sistema das Cinco Fases no seu devido lugar, isto é - no desenvolvimento primário - visando agora, somente a formação de médiuns novos, ainda não influenciados por quaisquer processos ou hábitos menos aconselháveis: e quanto aqueles, já anteriormente desenvolvidos mas cuja cooperação se apresenta precária e ineficiente, por não terem freqüentado escolas ou cursos de aprendizado, poderão também inscrever-se neste curso, seja para revisão de conhecimentos, aquisição de novos, despertamento ou apuramento de sensibilidade, bem como, aprimoramento das faculdades que porventura possuam.

Para atender justamente ao grande número de médiuns nestas condições, vimos criando nestes últimos anos nos Grupos Integrados à Aliança Espírita Evangélica, como padrões a serem seguidos por outras instituições, cursos intensivos de triagem mediúnica com base neste método, e constatamos que os resultados, quando os dirigentes são convenientemente competentes e aptos a interpretá-lo. tem sido sempre altamente satisfatórios.

Com esta edição atingimos um ponto de estabilidade e eficiência na estruturação desta obra e qualquer acrescentamento porventura a fazer futuramente, se-lo-á somente a título de atualização da matéria ou da prática.

Edgard Armond

I - DESENVOLVIMENTO MEDIÚNICO
Considerações gerais
Apresentação do método
II - DESENVOLVIMENTO PRIMÁRIO
Desenvolvimento primário
Preliminares
Mediunidade potencial
Sensibilidade mediúnica
Fundo mediúnico
Mediunidade tarefa
Testes individuais prévios de verificação
Definições
Preparação do ambiente
As cinco fases do transe
1ª Fase: Percepção dos fluídos
2ª Fase: A aproximação
3ª Fase: O contato
4ª Fase: O envolvimento
Incorporação consciente
5ª Fase: A manifestação
Observações sobre o método
Vidência
Vidência local
Vidência a distância
Audição
Psicometria
Escrita Mediúnica
Observações finais
A apuração
Para a incorporação
Para a vidência
Para a psicografia
III - DESENVOLVIMENTO PROGRESSIVO
ADESTRAMENTO
IV - DESENVOLVIMENTO COMPLETIVO
Aprimoramento
Aprimoramento-Vidência
Correntes de cura
Suportes magnéticos
Telepatia
Desdobramentos individuais
Esfera do astral
Esfera das trevas
Esferas do umbral inferior
Esferas do umbral médio
V - O MÉTODO DAS CINCO FASES
Parecer de Cairbar Schutel
APÊNDICE - CURSO DE MÉDIUNS