ORIENTAÇÃO MEDIÚNICA

APRESENTAÇÃO

O objetivo deste livro é o de transmitir aos interessados a orientação teórica e prática do Espiritismo para o desenvolvimento da mediunidade.

As instruções aqui registradas são fruto de uma combinação entre o Método das Cinco Fases, proposto por Edgard Armond em seu livro Desenvolvimento Mediúnico, e anos de observação e convívio com centenas de iniciantes que se esforçaram em educar suas forças mediúnicas nas sessões práticas das casas espíritas.

Destina-se especialmente aos dirigentes de reuniões de desenvolvimento mediúnico que têm por objetivo passar orientações simples e seguras aos candidatos a médiuns que desejam usar a sua faculdade de maneira equilibrada e com objetivos superiores.

Recomenda-se que este compêndio seja aplicado em conjunto com o programa de Mediunidade, o segundo livro da coleção Estudos e Cursos, da Editora Allan Kardec. No entanto, também pode ser empregado separadamente, desde que complemente um estudo sistemático de temas sobre a mediunidade.

A sequência de assuntos e exercícios equivale a um período de 42 (quarenta e duas) semanas, com reuniões de 50 minutos, que representa o tempo necessário para que os participantes avaliem as próprias potencialidades e se familiarizem com as leis do intercâmbio entre o mundo material e o espiritual.

O treinamento mediúnico aqui proposto inicia-se com a educação das atitudes diárias, a autoanálise das percepções e a confiança nos protetores espirituais. Por essa razão, as semanas iniciais são dedicadas exclusivamente às discussões sobre os temas de práticas diárias, reservando-se os exercícios práticos para o momento em que os participantes estejam mais seguros e cientes de suas responsabilidades.

INTRODUÇÃO

O termo "desenvolvimento mediúnico" é geralmente empregado para denominar os exercícios práticos de mediunidade. Contudo, necessário se faz lembrar que desenvolver a mediunidade requer medidas que vão muito além de simplesmente sentar-se a uma mesa e colocar-se à disposição do plano espiritual. Para tornar-se um bom médium, é fundamental aprimorar-se, evangelizar-se, progredir moral e intelectualmente para aumentar as condições psíquicas e espirituais e angariar a assistência dos protetores espirituais, a fim de servir à causa do bem comum.

Não podemos fornecer uma receita de como desenvolver a mediunidade das pessoas, mas podemos auxiliá-las por meio do estudo e de exercícios para que, quando surgir, saibam utilizá-la com propósitos superiores, como recomendam o Evangelho e a Doutrina Espírita.

1. A natureza tríplice do desenvolvimento mediúnico

O desenvolvimento mediúnico requer providências de natureza tríplice:

• Doutrinária: estudo dos postulados espíritas e dos mecanismos da mediunidade para ter compreensão das leis que regem o intercâmbio mediúnico, e segurança no controle dos fenômenos.

Therezinha Oliveira

..INTRODUÇÃO

..CAPÍTULO 1 - O MÉTODO DAS CINCO FASES
..CAPÍTULO 2 - TEMAS DE ATITUDES DIÁRIAS
..CAPÍTULO 3 - FASES DO TREINAMENTO MEDIÚNICO