A VIDA NO OUTRO MUNDO

PREFÁCIO

Quando escrevi "O Espírito do Cristianismo", julguei que seria a última obra que teria de dar à publicidade, e me alegrei por haver desinteressadamente levado aquela insignificante contribuição para o erguimento do Verdadeiro Templo Espiritual, que o Espiritismo veio construir para abrigar a Humanidade.

Na verdade, não me passava pela mente a idéia de um novo trabalho; satisfazia-me com a publicação de artigos filosóficos e doutrinários, com os quais procurava manter acesa a lâmpada da Fé nos corações daqueles que me têm dedicado a sua amizade e simpatia.

Um dia, porém, lembrei-me de que há muito tempo havia eu escrito uma conferência, cujos ensinos eram inéditos naquela época e vinham trazer nova luz sobre a vida além da morte.

A doutrina expendida nessa conferência fora ilustrada com alguns mapas, que formavam um esquema de confronto entre os mundos do nosso Sistema Planetário e outros, representativos das estrelas, majestosos sóis centros de outros tantos sistemas, que Deus", lembradas por Jesus segundo refere o Evangelista João.

Assim também os desenhos faziam lembrar os asteróides, os cometas, os mundos que sulcam os Universos quais frotas flutuantes, levando em seu dorso Humanidades que caminham para a Perfeição — o Bem e o Belo - para a glorificação do Supremo Criador.

Passados alguns anos, verifiquei que a doutrina expendida nessa conferência não era ficção, nem mera fantasia de uma exaltação pela Imortalidade, que porventura me afagasse o coração, visto que outros tantos escritores e médiuns nos haviam transmitido as mesmas verdades, embora em países diversos e distantes do nosso, bem assim em outros idiomas.

Esse fato me incitou a escrever novo trabalho, que, com justa razão, deveria intitular-se "A Vida no Outro Mundo".

Pus mãos à obra e eis que consegui, com o valoroso auxílio dos meus protetores e dos caros Espíritos que dirigem nosso Movimento, entregá-lo à publicidade.

Como nas demais obras, não me incomodei com a forma; unicamente fiz questão de que as expressões que traduzem os conhecimentos, que me foram dados receber, exprimissem exatamente as idéias que desejo ver propagadas e conhecidas de toda gente.

Esforcei-me o mais possível para usar de uma linguagem popular, acessível a todas as inteligências, porque sei que esta obra terá mais divulgação entre os humildes e desprovidos da literatura que adorna os que tíveram tempo e dinheiro para se ilustrar na arte de falar bonito.

O meu fim é levar a consolação aos aflitos, a fé aos descrentes, a verdade aos que por ela anseiam e trabalham.

Se este livro concorrer para estancar lágrimas de amor pela separação de entes caros, e para a iluminação de cérebros que se consideravam vazios de espiritualidade, eu me darei por satisfeito com o meu trabalho.

Cairbar Schutel

..CIÊNCIA MATERIALISTA
..O PROBLEMA DA IMORTALIDADE
..EM BUSCA DA VERDADE
..A REVELAÇÃO ESPÍRITA
..ESTUDOS ANÍMICOS
..EXTERIORIZAÇÃO DA SENS.E DA MOTR.
..EFLUVIAÇÃO ÓDICA
..EXISTÊNCIA DO PERISPÍRITO E...
..O PERISPÍRITO E SUAS PROPR.FUNCS.
..O PERISPÍRITO NOS SERES INFERIORES
..O MISTÉRIO DA MORTE
..NO OUTRO LADO DA MORTE
..PERTURBAÇÃO DA MORTE
..O PASSAMENTO OU O DESPRENDIMENTO..
..A SOBREVIVÊNCIA INDIVIDUAL
..A INCONSCIÊNCIA DA VIDA NO ALÉM
..SALA DE REUNIÕES E CASAS NO MUNDO ESPIRITUAL
..OS PLANOS DO MUNDO ESPIRITUAL
..O PLANO DA VIDA APÓS A MORTE
..REVELAÇÕES SOBRE A VIDA NO OUTRO MUNDO
..AS REVELAÇÕES DE SWEDENBORG
..A COMPLEXIDADE DO MUNDO ESPIRITUAL
..OS PLANOS SUBSEQUENTES AO MUNDO ESPIRITUAL
..TRABALHO E OCUPAÇÕES DOS ESPÍRITOS
..CONSIDERAÇÕES IMORTALISTAS