NO LIMIAR DO ABISMO

No Limiar do Abismo

Em pelo menos duas passagens do "Novo Testamento", Jesus se refere, de acordo com as anotações de Mateus, em "A Parábola das Bodas" e "A Parábola dos Talentos", ao que denomina trevas exteriores, revelando que, em determinadas regiões do Espaço, os espíritos culpados se aglomeram, por determinação da Divina Justiça, a fim de expiarem os seus erros.

Vejamo-las:

— "Entrou, em seguida, o rei para ver os que estavam à mesa e, dando com um homem que não vestia a túnica nupcial, disse-lhe:

- Meu amigo, como entraste aqui sem a túnica nupcial! O homem guardou silêncio.

— Então, disse o rei à sua gente:

- Atai-lhe as mãos e os pés e lançai-o nas trevas exteriores: aí é que haverá prantos e ranger de dentes, - - porquanto, muitos há chamados, mas poucos escolhidos (Mateus, cap. XXII, w. 11 a 14)".

— "...porquanto, dar-se-á a todos os que já têm e esses ficarão cumulados de bens,- quanto àquele que nada tem, tírar-se-lhe-á mesmo o que pareça ter,- e seja esse servidor inútil lançado nas trevas exteriores, onde haverá prantos e ranger de dentes (Mateus, cap. XXV, w. 29 e 30)".

Neste livro que ora lhe entregamos, tentamos descrever a situação da consciência culpada para além da morte do corpo, bizarramente transfigurada no mal que, imputando aos outros, terminou por imputar a si mesma.

A denominação trevas exteriores (os grifos são nossos), leva-nos a raciocinar sob a óptica de que, em verdade, toda sombra em derredor significa ausência de luz no âmago do ser.

Esperando que, de algum modo, estas páginas possam contribuir para nossa mais ampla compreensão da Vida, na conquista de maior lucidez no espírito, rogo ao Senhor que a todos nos ilumine e guarde.

Inácio Ferreira - Uberaba, 2 de janeiro de 2007.

CAPÍTULO 1
CAPÍTULO 2
CAPÍTULO 3
CAPÍTULO 4
CAPÍTULO 5
CAPÍTULO 6
CAPÍTULO 7
CAPÍTULO 8
CAPÍTULO 9
CAPÍTULO 10
CAPÍTULO 11
CAPÍTULO 12
CAPÍTULO 13
CAPÍTULO 14
CAPÍTULO 15
CAPÍTULO 16
CAPÍTULO 17
CAPÍTULO 18
CAPÍTULO 19
CAPÍTULO 20
CAPÍTULO 21
CAPÍTULO 22
CAPÍTULO 23
CAPÍTULO 24
CAPÍTULO 25
CAPÍTULO 26
CAPÍTULO 27
CAPÍTULO 28
CAPÍTULO 29
CAPÍTULO 30
CAPÍTULO 31
CAPÍTULO 32
CAPÍTULO 33
CAPÍTULO 34
CAPÍTULO 35
CAPÍTULO 36
CAPÍTULO 37
CAPÍTULO 38
CAPÍTULO 39
CAPÍTULO 40