CRIAÇÃO

01 - O QUE SE PODE ENTENDER POR UNIVERSO?

RESP.: Entende-se por Universo os astros e os mundos visíveis ou não, que se movem no espaço e tudo o que eles contem: seres animados e inanimados, assim como os espaços e os fluidos que o cercam. Conceber-se que o Universo tinha sido obra do acaso, é o mesmo que aceitar o relógio sem o relojoeiro.

02 - COMO SE FORMAM OS MUNDOS, SEGUNDO A DOUTRINA ESPÍRITA?

RESP.: O universo é obra de Deus. Ninho gerador de toda massa incomensurável, o Fluido Cósmico Universal era energia a princípio difusa, após concentram-se, foi-se fragmando aos poucos em miríades de núcleos menores a agigantar-se e expandir-se em nuvens de partículas, que através dos milênios foram se transformando progressivamente em matéria, processo esse que se mantém até nossos dias a revelar a grandeza de Deus. A condensação dessa matéria espalhada no espaço infinito é que pontilhou-o de sóis, mundos, estrelas, astros, asteróides e cometas.

03 - COMO SURGIRAM OS SERES VIVOS NA TERRA?

RESP.: Os gérmens responsáveis pela formação dos seres vivos estavam contidos na Terra em estado latente, aguardando o momento favorável para seu desenvolvimento. Os elementos orgânicos, antes da formação da Terra, estavam no espaço em estado fluídico, entre os Espíritos ou em outros planetas, aguardando a maturação do novo mundo para iniciarem uma nova existência em um novo mundo.

04 - SÓ A TERRA TEM O PRIVILÉGIO DE SER HABITADA POR SERES RACIONAIS? FUNDAMENTE.

RESP.: Não. Os Espíritos afirmam e a razão endossa a idéia de que os diferentes mundos que circulam no espaço são habitados, a exemplo do que ocorre na Terra. As condições de existência dos seres nos diferentes mundos devem ser apropriados ao meio em que têm de viver.

05 - QUAIS AS CARACTERÍSTICAS DOS DIVERSOS MUNDOS? RESUMA.

RESP.: As características podem ser: 1ª - eles absolutamente não se assemelham; variam não só entre os diferentes tipos de corpos celestes, como também variam a sua constituição física. 2ª - não sendo uma só para todos a constituição física dos mundos, segue-se terem organizações diferentes aos seres que os habitam, apropriadas ao meio onde vivem, do mesmo modo que os peixes são feitos para viver na água e os pássaros, no ar. 3ª - os mundos mais distantes do Sol possuem fontes diferentes de luz e calor.

6 - O QUE COMPREENDE O UNIVERSO?

RESP.: O Universo compreende a infinidade dos mundos que vemos e não vemos, todos os seres animados e inanimados, todos os astros que se movem no espaço e os fluidos que o preenchem.

7 - O UNIVERSO FOI CRIADO, OU EXISTE DE TODA A ETERNIDADE, COM DEUS?

RESP.: Ele não pode ter sido feito por si mesmo; e se existisse de toda eternidade, como Deus, não poderia ser obra de Deus.

8 - COMO DEUS CRIOU O UNIVERSO?

RESP.: Para me servir de uma expressão corrente: por sua vontade. Nada exprime melhor essa vontade todo-poderosa do que estas belas palavras do Gênese: "Deus disse: Faça-se a LUz, e a luz foi feita".

9 - PODEMOS CONHECER O MODO DE FORMAÇÃO DOS MUNDOS?

RESP.: Tudo o que se pode dizer, e que podeis compreender, é que os mundos se formam pela condensação da matéria espalhada no espaço.

10 - OS COMETAS SERIA, COMO AGORA SE PENSA, UM COMEÇO DE CONDENSAÇÃO DA MATÉRIA, MUNDOS EM VIAS DE FORMAÇÃO?

RESP.: Isso está certo; absurdo, porém, é acreditar na sua influência. Quero dizer, a influência que vulgarmente lhe atribuem; porque todos os corpos celestes têm a sua parte de influência em certos fenômenos físicos.

11 - UM MUNDO COMPLETAMENTE FORMADO PODE DESAPARECERE A MATÉRIA QUE O COMPÕE ESPALHAR-SE DE NOVO NO ESPAÇO?

RESP.: Sim. Deus renova os mundos, como renova os seres vivos.

12 - PODEMOS CONHECER A DURAÇÃO DA FORMAÇÃO DOS MUNDOS; DA TERRA, POR EXEMPLO?

RESP.: Nada te posso dizer, porque somente o Criador o sabe, e bem louco seria quem pretendesse sabê-lo, ou conhecer o número de séculos dessa formação.

13 - QUANDO A TERRA COMEÇOU A SER POVOADA?

RESP.: No começo, tudo era caos; os elementos estavam fundidos. Pouco a pouco, cada coisa tomou o seu lugar; então, apareceram os seres vivos, apropriados ao estado do globo.

14 - DE ONDE VIERAM OS SERES VIVOS PARA A TERRA?

RESP.: A Terra continha os germes, que esperavam o momento favorável para desenvolver-se. Os princípios orgânicos reuniram-se, desde o instante em que cessou a força de dispersão, e formaram os germes de todos os seres vivos. Os germes permaneceram em estado latente e inerte, como a crisálida e as sementes das plantas, até o momento propício à eclosão de cada espécie; então, os seres de cada espécie se reunirame se multiplicaram.

15 - ONDE ESTAVAM OS ELEMENTOS ORGÂNICOS, ANTES DA FORMAÇÃO DA TERRA?

RESP.: Estavam por assim dizer, em estado fluídico no espaço, entre os Espíritos, ou em outros planetas, esperando a criação da Terra, para começarem uma nova existência sobre um novo globo.

16 - HÁ SERES QUE AINDA NASCEM ESPONTANEAMENTE?

RESP.: Sim, mas o germe primitivo já existia em estado latente. Sois todos os dias, testemunhas deste fenômeno. Os tecidos dos homens e dos animais não contêm os germes de uma multidão de vermes qu eesperam, para eclodir, a fermentação pútrida necessária à sua existência? É um pequeno mundo que dormita e que se cria.

17 - A ESPÉCIE HUMANA SE ACHAVA ENTRE OS ELEMENTOS ORGÂNICOS DO GLOBO TERRESTRE?

RESP.: Sim, e veio a seu tempo. Foi isso que deu motivo a dizer-se que o homem foi feito do limo da terra.

18 - PODEMOS CONHECER A ÉPOCA DA APARIÇÃO DO HOMEM E DE OUTROS SERES VIVOS SOBRE A TERRA?

RESP.: Não; todos os vossos cálculos são quiméricos.

19 - SE O GERME DA ESPÉCIE HUMANA ESTAVA ENTRE OS ELEMENTOS ORGÂNICOS DO GLOBO, POR QUE OS HOMENS NÃO MAIS SE FORMAM ESPONTANEAMENTE, COM EM SUA ORIGEM?

RESP.: O princípio das coisas permanece nos segredos de Deus; mas podemos dizer que os homens, uma vez dispersos sobre a Terra, absorveram em si mesmos os elementos necessários à sua formação, para transmiti-los segundo as leis de reprodução. O mesmo aconteceu com as demais espécies de seres vivos.

20 - DE ONDE VÊM AS DIFERENÇAS FÍSICAS E MORAIS QUE DISTINGUEM AS VARIEDADES DE RAÇAS HUMANAS NA TERRA?

RESP.: Do clima, da vida e dos hábitos. Dá-se o mesmo que se daria com duas crianças da mesma mãe, que, educadas uma longe da outra e de maneira diferente, não se assemelhassem em nada quanto ao moral.

21 - O HOMEM APARECEU EM MUITOS PONTOS DO GLOBO?

RESP.: Sim, e em diversas épocas, e é essa uma das causas da diversidade das raças; depois, o homem se dispersou pelos diferentes climas, e aliando-se os de uma raça aos de outras, formaram-se novos tipos.

22 - ESSAS DIFERENÇAS REPRESENTAM ESPÉCIES DISTINTAS?

RESP.: Certamente não, pois todos pertencem à mesma família. As variedades do mesmo fruto acaso não pertencem à mesma espécie.

23 - SE A ESPÉCIE HUMANA NÃO PROCEDE DE UM SÓ TRONCO, NÃO DEVEM OS HOMENS DEIXAR DE CONSIDERAR-SE IRMÃOS?

RESP.: Todos os homens são irmãos em DEUS, porque são animados pelo espírito e tendem para o mesmo alvo. Quereis sempre tomar a palavra ao pé da letra.