EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO

1 - O QUE É O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO?

RESP.: É um livro de Doutrina, o qual terá considerável influência, pois que explana questões capitais, e não só o mundo religioso encontrará nele as máximas que lhe são necessárias, como também a vida prática das nações haurirá dele instruções excelentes.

2 - POR QUE KARDEC PRIORIZOU OS ENSINAMENTOS MORAIS DE JESUS NESTE LIVRO?

RESP.: Kardec no livro O Livro dos Espíritos procura dar a nós a "CONSCIÊNCIA TEÓRICA".
No livro: O Livro dos Médiuns procura nos dar uma "CONSCIÊNCIA PRÁTICA".
E no livro: O Evangelho Segundo o Espiritismo procurou nos dar: uma "CONSCIÊNCIA MORAL, ÉTICA e RELIGIOSA".

3 - NA SUA OPINIÃO, QUAL A IMPORTÂNCIA DE "O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO"?

RESP. Todos nós admiramos a moral evangélica, nós proclamamos a sua sublimidade e a sua necessidade mas, conhecemo-a superficialmente e não sabemos tirar-lhes as consequências porque ele é inintelegível para nós. O E.S.E. veio explanar explicar, esmiuçar os Evangelhos, deixando-o ao alcance de todos.

4 - O "NÃO MATARÁS" ALCANÇA O CAÇADOR QUE MATA POR DIVERTIMENTO E O CARRASCO QUE EXTERMINA POR OBRIGAÇÃO?

RESP.: A medida que evolverdes no sentimento evangélico, compreendereis que todos os matadores se encontram em oposição ao texto sagrado. No grau dos vossos conhecimentos atuais, entendeis que somente os assassinos que matam por perversidade estão contra a lei divina. Quando avançardes mais no caminho, aperfeiçoando o aparelho social, não tolerareis o carrasco, e, quando estiverdes mais espiritualizados, enxergando nos animais os irmãos inferiores de vossa vida, a classe dos caçadores não terá razão de ser. Lendo os nossos conceitos, recordareis os animais daninhos e, no íntimo, haveis de ponderar sobre a necessidade de seu extermínio. É possível, porém, que não vos lembreis dos homens daninhos e ferozes. O caluniador não envenena mais que o toque de uma serpente? O armamentista, ou o político ambicioso, que montam com frieza a maquinaria da guerra incompreensível, não são mais impiedosos que o leão selvaem?... Ponderemos essas verdades e reconheceremos que o homem espiritual do futuro, com a luz do Evangelho na inteligência e no coração, terá modificado o seu ambiente de lutas, auxiliando igualmente os esforços evolutivos de seus companheiros do plano inferior, na vida terrestre.

5 - CONSIDERANDO A DETERMINAÇÃO POSITIVA DO "NÃO JULGUEIS", COMO PODEREMOS DISCERNIR O BEM DO MAL, SEM JULGAMENTO?

RESP.: Entre julgar e discernir, há sempre grande distância. O ato de julgar para a especificação de consequências definitivas pertence à autoridade divina, porém, o direito da análise está instituído para todos os Espíritos, de modo que, discernindo o bem e o mal, o erro e a verdade, possam as criaturas traçar as diretrizes do seu melhor caminho para Deus.

6 - EM FACE DA LEI DOS HOMENS, QUANDO EM PRESENÇA DO PROCESSO CRIMINAL, DEVE DAR-SE O VOTO CONDENATIVO, EM CONCORDÂNCIA COM O PROCESSO-CRIME, OU ABSOLVER O RÉU EM OBEDIÊNCIA AO "NÃO JULGUEIS"?

RESP.: Na esfera de nossas experiências, consideramos que, à frente dos processos humanos, ainda quando as suas peças seja condenatórias, deve-se recordar a figura do Cristo junto da pecadora apedrejada, pois que Jesus estava também perante um júri. "Quem estiver sem pecado atire a primeira pedra" - é sentença que deveria lembrar, sempre, a nossa situação comum de Espíritos decaídos, para não condenar esse ou aquele dos nossos semelhantes. "Vai e não peques mais" - deve ser a nossa norma de conduta dentro do próprio coração, afastando-se a erva do mal que nele viceje. Nos processos públicos, a autoridade judiciária, como peça integrante da máquina do Estado no desempenho de suas funções especializadas, deve saber onde se encontra o recurso conveniente para o corretivo ou para a reeducação do organismo social, mobilizando, nesse mister, os valores de sua experiência e de suas responsabilidades. Individualmente, porém, busquemos aprender que se podemos "julgar" alguma coisa, julguemo-nos, sempre, em primeiro lugar, como o irmão mais próximo daquele a quem se atribui um crime ou uma falta, a fim de estarmos acordes com Aquele que é a luz do nossos corações. Nas horas comuns da existência, procuraremos a luz evangélica para analisar o erro e a verdade, discernir o bem e o mal; todavia, no instante dos julgamentos definitivos, entreguemos os processos a Deus, que, antes de nós, saberá sempre o melhor caminho da regeneração dos seus filhos transviados.

7 - O HOMEM QUE GUARDA RESPONSABILIDADES NOS CARGOS PÚBLICOS DA TERRA RESPONDE, NO PLANO ESPIRITUAL, PELAS ORDENS QUE CUMPRE E FAZ CUMPRIR?

RESP.: A responsabilidade de um cargo público, pelas suas características morais, é sempre mais importante que a concedida por Deus sobre um patrimônio material. Daí a verdade que, na vida espiritual, o depositário do bem público responderá sempre pelas ordens expedidas pela sua autoridade, nas tarefas da Terra.

8 - O PRECEITO EVANGÉLICO - "ASSIM POIS, AQUELE QUE DENTRE VÓS NÃO RENUNCIAR A TUDO O QUE TEM, NÃO PODE SER MEU DISCÍPULO" - DEVE SER INTERPRETADO NO SENTIDO ABSOLUTO?

RESP.: Ainda esse ensino do Mestre deve ser considerado no seu divino simbolismo. A fortuna e a autoridade humanas são também caminhos de experiências e provas, o homem que se atirasse fora de si, arbitrariamente, procederia com a noção de irresponsabilidade desprezando o ensejo do progresso que a Providência Divina lhe colocou nas mãos. Todos os homens sã usufrutuários dos bens divinos e os convocados ao trabalho de administração desses bens devem encarar a sua responsabilidade como problema dos mais sérios da vida. Renunciando ao egoísmo, ao orgulho, à fraqueza, às expressões de vaidade, o homem cumprirá a ordenação evangélica, e, sentindo a grandeza de Deus, único dispensador no patrimônio real da vida, será discípulo do Senhor em qualquer circunstância, por usar as suas possibilidades materiais e espirituais, sem os característicos envenenados do mundo, como intérprete sincero dos desígnios divinos para felicidade de todos.

9 - COMO INTERPRETAR O MOVIMENTO FEMINISTA NA ATUALIDADE DA CIVILIZAÇÃO?

RESP.: O homem e a mulher, no instituto conjugal, são como o cérebro e o coração do organismo doméstico. Ambos são portadores de uma responsabilidade igual no sagrado colégio da família; e se a alma feminina sempre apresentou um coeficiente mais avançado de espiritualidade na vida, é que, desde cedo, o espírito masculino intoxicou as fontes da sua liberdade, através de todos os abusos, prejudicando a sua posição moral no decurso das existências numerosas, em múltiplas experiências seculare. A ideologia feminista dos tempos modernos, porém, com as suas diversas bandeiras políticas e sociais, pode ser um veneno para a mulher desavisada dos seus grandes deveres espirituais na face da Terra. Se existe um feminismo legítimo, esse deve ser o da reeducação da mulher para o lar, nunca para uma ação contraproducente fora dele. É que os problemas femininos não poderão ser solucionados pelos códigos do homem, mas somente à luz generosa e divina do Evangelho.

10 - COMO CONCEITUAR O ESTADO DE ESPÍRITO DO HOMEM MODERNO, QUE TANTO SE PREOCUPA COM O "ESTAR BEM NA VIDA", "GANHAR BEM" E "TRABALHAR PARA ENRIQUECER"?

RESP.: Esse propósito do homem viciado, dos tempos atuais, constitui forte expressão de ignorância dos valores espirituais na Terra, onde se verifica a inversão de quase todas as conquistas morais. Foi esse excesso de inquietação, no mais desenfreado egoísmo, que provocou à crise moral do mundo, em cujos espetáculos sinistros podemos reconhecer que o homem físico, da radiotelefonia e do transatlântico, necessita de mais verdade que dinheiro, de mais luz que de pão.