1 - QUAL É O PODER DA FÉ?

RESP.: Jesus disse: "Se tivesseis a fé do tamanho de um grão de mostarda, dirieis àquela montanha: Passa daqui para ali e ela passaria; nada vos seria impossível.

2 - QUAL OUTRO SENTIDO TEM A PALAVRA "MONTANHA"?

RESP.: A confiança nas próprias forças nos torna capazes de executar grandes coisas, mesmo materiais, que não obteríamos, se não confiássemos em nós mesmos. As montanhas a serem removidas pela fé, referidas no Evangelho, devem ser, antes de mais nada, as montanhas de nossas imperfeições e inferioridade constituídas de má vontade, resistência preconceitos, interesses materiais, egoísmo, fanatismo, paixões orgulhosas, etc..

3 - NA SUA OPINIÃO O QUE É FÉ?

RESP.: Fé a mãe de todas as virtudes que conduzem a Deus. A fé divina inspiração de Deus, desperta todos os sentimentos que conduzem o homem ao bem; é a base da regeneração. A fé sincera é dominadora e contagiosa. A fé é o sentimento inato, no homem, da sua destinação. É a consciência das prodigiosas faculdades que traz em germe no íntimo. Fé é a vontade de querer.

4 - POR QUE A FÉ E A ESPERANÇA SÃO INDISPENSÁVEIS PARA ENFRENTARMOS OS PERCALÇOS DA VIDA?

RESP.: Jesus recomendou a necessidade de o homem ter fé e esperança para poder enfrentar as dificuldades que encontra na sua caminhada evolutiva. Seu ensinamento nesta passagem é um alerta para o homem sobre determinadas leis que devem ser observadas; e é o seu cumprimento que o Mestre simboliza como sendo o seu jugo. No entanto, Jesus afirmou que esse jugo é suave, podendo ser suportado por qualquer pessoa; falou também sobre o fardo que todos os homens transportam que representa os embates da vita terrena, necessários para o aprimoramento espiritual.

5 - A FÉ VERDADEIRA É DINÂMICA E NÃO ESTÁTICA. COMENTE

RESP.: De nada adianta viver uma vida de contemplação, ou passar o dia rezando, se não dinamizamos o nosso interior na alegria de dar de si com amor ao próximo. Os Espíritos,em sua essência divina, não foram criados para permanecer em repouso,mas para dinamizar suas potências no trabalho, no exercício da caridade, sendo agentes e transformadores do meio em que vivem.

6 - PODE O RACIONALISMO GARANTIR A LINHA DE EVOLUÇÃO DA TERRA?

RESP.: Por si só, o racionalismo não pode efetuar esse esforço grandioso, mesmo porque, todos os centros de cultura terrestre têm abusado largamente desse conceito. Nos seus excessos, observamos uma venerável civilização condenada a amarguradas ruínas. A razão sem o sentimento é fria e implacável como os números, e os números podem ser fatores de observação e catalogação da atividade, mas nunca criaram a vida. A razão é uma base indispensável, mas só o sentimento cria e edifica. É por esse motivo que as conquistas do humanismo jamais poderão desaparecer nos processos evolutivos da Humanidade.

7 - PODE A RAZÃO DISPENSAR A FÉ?

RESP.: A razão humana é ainda muito frágil e não poderá dispensar a cooperação da fé que a ilumina, para a solução dos grandes e sagrados problemas da vida. Em virtude da separação de ambas, nas estradas da vida, é que observamos o homem terrestre no desfiladeiro terrível da miséria e da destruição. Pela insânia da razão, sem a luz divina da fé, a força faz as suas derradeiras tentativas para assenhorear-se de todas as conquistas do mundo. Falastes demasiadamente de razão e permaneceis na guerra da destruição, onde só perambulam miseráveis vencidos; revelastes as mais elevadas demonstrações de inteligência, mas mobilizais todo o conhecimento para o morticínio sem piedade; pregaste a paz, fabricando os canhões homicidas; pretendestes haver solucionado os problemas sociais, intensificando a construção das cadeias e dos prostíbulos. Esse progresso é o da razão sem a fé, onde os homens se perdem em luta inglória e sem-fim.

8 - ONDE LOCALIZAR A ORIGEM DOS DESVIOS DA RAZÃO HUMANA?

RESP.: A origem desse desequilíbrio da defecção do sacerdócio, nas várias igrejas que se fundaram nas concepções do Cristianismo. Ocultando a verdade para que prevalecessem os interesses econômicos de seus transviados expositores, as seitas religiosas operaram o desvirtuamento da fé, fixando a sua atividade, por absoluta ausência de colaboração com o raciocínio, no caminho infinito de conquistas da vida.

9 - NO QUADRO DOS VALORES RACIONAIS, CIÊNCIA E FILOSOFIA SE INTEGRAM MUTUAMENTE, OBJETIVANDO AS REALIZAÇÕES DO ESPÍRITO?

RESP.: Ambas se completam no campo das atividades do mundo, como dois grandes rios que, servindo a regiões diversas na esfera da produção indispensável à manutenção da vida, se reúnem em determinado ponto do caminho para desaguarem, juntos, no mesmo oceano, que é o da sabedoria.

10 - DEVEMOS RECONHECER NO ESPIRITISMO O CRISTIANISMO REDIVIVO?

RESP.: O Espiritismo evangélico é o Consolador prometido por Jesus, que, pela voz dos seres redimidos, espalham as luzes divinas por toda a Terra, restabelecendo a verdade e levantando o véu que cobre os ensinamentos homens despertem para a era grandiosa da compreensão espiritual com o Cristo.

11 - O ESPIRITISMO VEIO AO MUNDO PARA SUBSTITUIR AS OUTRAS CRENÇAS?

RESP.: O Consolador, como Jesus, terá de afirmar igualmente: -"Eu não vim destruir a Lei". O Espiritismo não pode guardar a pretensão de exterminar as outras crenças, parcelas da verdade que a sua doutrina representa, mas, sim, trabalhar por transformá-las, elevando-lhes as concepções antigas para o clarão da verdade imortalista.
A missão do Consolador tem que se verificar junto das almas e não ao lado das gloriolas efêmeras dos triunfos materiais. Esclarecendo o erro religioso,onde quer que se encontre, e revelando a verdadeira luz, pelos atos e pelos ensinamentos, o espiritista sincero, enriquecendo os valores da fé, representa o operário da regeneração do Templo do Senhor, onde os homens se agrupam em vários departamentos, ante altares diversos, mas onde existe um só Mestre, que é Jesus-Cristo.

12 - PODER-SE-Á DEFINIR O QUE É TER FÉ?

RESP.: Ter fé é guardar no coração a luminosa certeza em Deus, certeza que ultrapassou o âmbito da crença religiosa, fazendo o coração repousar numa energia constante de realização divina da personalidade. Conseguir a fé é alcançar a possibilidade de não mais dizer: "eu creio", mas afirmar: "eu sei", com todos os valores da razão tocados pela luz do sentimento.
Essa fé não pode estagnar em nenhuma circunstância da vida e saber trabalhar sempre, intensificando a amplitude de sua iluminação, pela dor ou pela responsabilidade, pelo esforço e pelo dever cumprido. Traduzindo a certeza na assistência de Deus, ela exprime a confiança que sabe enfrentar todas as lutas e problemas, com a luz divina no coração, e significa a humildade redentora que edifica no íntimo do espirito a disposição sincera do discípulo, relativamente ao "faça-se no escravo a vontade do Senhor".

13 - SERÁ FÉ ACREDITAR SEM RACIOCÍNIO?

RESP.: Acreditar é uma expressão de crença, dentro da qual os legítimos valores da fé se encontram embrionários. O ato de crer em alguma coisa demanda a necessidade do sentimento e do raciocínio, para que a alma edifique a fé em si mesma. Admitir as afirmativas mais estranhas, sem um exame minuncioso, é caminhar para o desfiladeiro do absurdo, onde os fantasmas dogmáticos conduzem as criaturas a todos os despautérios.
Mas também interferir nos problemas essenciais da vida, sem que a razão esteja iluminada pelo sentimento, é buscar o mesmo declive onde os fantasmas impiedosos da negação conduzem as almas a muitos crimes.

14 - A DÚVIDA RACIOCINADA, NO CORAÇÃO SINCERO, É UMA BASE PARA A FÉ?

RESP.: Toda dúvida que se manifesta na alma cheia de boa-vontade, que não se precipita em definições apriorísticas dentro de sua sinceridade, ou que não busca a malícia para contribuir em suas cogitações, é um elemento benéfico para a alma, na marcha da inteligência e do coração rumo à luz sublimada da fé.

15 - É JUSTA A PREOCUPAÇÃO DOMINANTE EM MUITOS ESTUDIOSOS DO ESPIRITISMO, PELAS REVELAÇÕES DO PLANO SUPERIOR, A TÍTULO DE ENRIQUECIMENTO DA FÉ?

RESP.: Toda curiosidade sadia é natural. O homem, no entanto, deve compreender que a solução desses problemas lhe chegará naturalmente, depois de resolvida a sua situação de devedor ante os seus semelhantes, fazendo-se então, credor das revelações divinas.

16 - PARA OS ESPÍRITOS DESENCARNADOS, QUE JÁ ADQUIRIRAM MUITOS VALORES EM MATÉRIA DE FÉ, QUAL O MELHOR BEM DA VIDA HUMANA?

RESP.: A vida humana, nas suas características de trabalho pela redenção espiritual, apresenta muitos bens preciosos aos nossos olhos na sequência das lutas, esforços e sacrifícios de cada espírito. Para nós outros, porém, o tesouro maior da existência terrestre reside na consciência reta e pura, iluminada pela fé e edificada no cumprimento de todos os deveres mais elevados.

17 - NAS COGITAÇÕES DA FÉ, O ESPÍRITO ENCARNADO DEVE RESTRINGIR SUAS DIVAGAÇÕES AO LIMITE NECESSÁRIO ÀS SUAS EXPERIÊNCIAS NA TERRA?

RESP.: Pelo menos, é justo que somente cogite das expressões transcendentes ao seu mio, depois de realizar todo o esforço de iluminação que o mundo lhe pode proporcionar nos seus processos de depuração e aperfeiçoamento.

18 - QUAL DEVE SER A AÇÃO DO ESPIRITISTA EM FACE DOS DOGMAS RELIGIOSOS?

RESP.: Os novos discípulos do Evangelho devem compreender que os dogmas passaram. E as religiões literalistas, que os construíram, sempre o fizeram simplesmente em obediência a disposição políticas, no governo das massas. Dentro das novas expressões evolutivas, porém, os espiritistas devem evitar as expressões dogmáticas, compreendendo que a Doutrina é progressiva, esquivando-se a qualquer pretensão de infalibilidade, em face da grandeza inultrapassável do Evangelho.

19 - NA PROPAGANDA DA FÉ, É JUSTO QUE OS ESPÍRITAS OU OS MÉDIUNS ESTEJAM PREOCUPADOS EM CONVERTER AOS PRINCÍPIOS DA DOUTRINA OS HOMENS DE POSIÇÃO DESTACADA NO MUNDO, COMO OS JUÍZES, OS MÉDICOS, OS PROFESSORES, OS LITERATOS, OS POLÍTICOS, ETC.?

RESP.: Os espiitistas cristãos devem pensar muito na iluminação de si mesmos, antes de qualquer prurido, no intuito de converter os outros. E, ao tratar-se dos homens destacados no convencionalismo terrestre, esse cuidado deve ser ainda de "força" para todas as criaturas que se encontram nos embates espirituais para a obtenção dos títulos de progresso.
Essa "força" viverá entre os homens até que as almas humanas se compenetrem da necessidade do reino de Jesus em seu coração, trabalhando por sua realização plena. Os homens do poder temporal, com exceções, muitas vezes aceitam somente os postulados que a "força" sanciona ou os princípios com que a mesma concorda.
Enceguecidos temporariamente pelos véus da vaidade e da fantasia, que a "força" lhes proporciona, faz-se mister deixá-los em liberdade nas suas experiências. Dia virá em que brilharão na Terra os eternos direitos da verdade e do bem, anulando essa "força" transitória. Ainda aqui, tendes o exemplo do Divino Mestre que, trazendo ao orbe a maior mensagem de amor e vida para todos os tempos, não teve a preocupação de converter ao Evangelho os Pilatos e os Antipas do seu tempo.
Além do mais, o Espiritismo, na sua feição de Cristianismo redivivo, não deve nutrir a pretensão de disputrar um lugar no banquete dos Estados do mundo, quando sabe muito bem que a sua missão divina há de cumprir-se junto das almas, nos legítimos fundamentos do Reino de Jesus.