HÁ MUITAS MORADAS NA CASA DE MEU PAI

01 - PODE-SE CONCEBER A VIDA EM OUTROS PLANETAS?

RESP.: Os Espíritos afirmam e a razão endossa a idéia de que os diferentes mundos que circulam no espaço são habitados, a exemplo do que ocorre na Terra.

02 - A QUE JESUS SE REFERIA QUANDO AFIRMOU "HÁ MUITAS MORADAS NA CASA DE MEU PAI"?

RESP. Jesus Cristo definiu esses mundos como sendo outras tantas moradas para o Espírito em sua escalada evolutiva rumo à perfeição. A casa do Pai é o Universo todo, e as diferentes moradas são os mundos que circulam no espaço infinito, oferecendo aos Espíritos estações apropriadas ao cumprimento de um prolongado processo evolutivo.

03 - COMO A DOUTRINA ESPÍRITA CLASSIFICA OS MUNDOS, QUANTO ÀS SUAS CATEGORIAS EVOLUTIVAS?

RESP.: A Doutrina Espírita segue a classificação feita pelos Espíritos estabelecendo uma escala com cinco categorias distintas: 1ª - MUNDO PRIMITIVO: onde se verificam as primeiras encarnações; 2ª - MUNDO DE EXPIAÇÕES E PROVAS: onde o mal predomina; 3ª - MUNDO DE REGENERAÇÃO: onde as almas que tem algo a expiar adquirem forças, repousam das fadigas da luta; 4ª - MUNDOS FELIZES: onde o bem predomina sobre o mal; 5ª - MUNDOS DIVINOS OU CELESTES: onde moram os Espíritos purificados e o bem reina plenamente.

04 - EM QUE ESTÁGIO ENCONTRA-SE NOSSO PLANETA, E POR QUE ESPÍRITOS MAIS ADIANTADOS AQUI REENCARNAM?

RESP.: A Terra está situada na faixa dos mundos de expiações e provas nela ainda predominando o mal; entretanto, afirmam os Espíritos que, futuramente, ela ascenderá à categoria de MUNDO DE REGENERAÇÃO. Espíritos que habitam os mundos mais adiantados podem reencarnar na Terra para o desempenho de determinadas missões.