IDÉIAS INATAS

1 - O QUE SÃO IDÉIAS INATAS?

RESP.: O Espírito evolui incessantemente e em cada encarnação acumula uma parcela considerável de novos conhecimentos, quando renasce em um novo corpo, mantêm de forma inata, muito daquilo que aprendeu em existências precedentes. O Espírito encarnado conserva algum traço das percepções que teve e dos conhecimentos que adquiriu nas existências sucessivas? - Resta-lhe uma vaga lembrança, que lhe dá o que chamamos idéias inatas.

2 - COMO SE EXPLICA A PRECOCIDADE DE ALGUMAS CRIANÇAS?

RESP.: É notória também a existência de crianças precoces que desde a mais tenra idade manejam instrumentos musicais, tornando-se exímias artistas, matemáticos ou portadores de uma tendência para determinada arte, conhecimentos esses que somente seriam admissíveis quando adultos.

3 - COMO A DOUTRINA ESPÍRITA ENCARA OS CHAMADOS GÊNIOS?

RESP.: Que simplesmente é um Espírito "já evoluído". Se ele estiver na tenra idade está fazendo uso das idéias inatas. Já evoluído em uma determinada área ou seja desenvolvido determinada faculdade.

4 - O ESPÍRITO ENCARNADO CONSERVA ALGUM TRAÇO DAS PERCEPÇÕES QUE TEVE E DOS CONHECIMENTOS QUE ADQUIRIU NAS EXISTÊNCIAS ANTERIORES?

RESP.: Resta-lhe uma vaga lembrança, que lhe dá o que chamamos idéias inatas.

5 - A TEORIA DAS IDÉIAS INATAS NÃO ENTÃO QUIMÉRICA?

RESP.: Não; pois os conhecimentos adquiridos em cada existência não se perdem; o Espírito, liberto da matéria, sempre se recorda. Durante a encarnação pode esquecê-los em parte, momentaneamente, mas a intuição que lhe fica ajuda o seu adiantamento. Sem isso, ele sempre teria de recomeçar. A cada nova existência, o Espírito toma como ponto de partida aquele em que se achava na precedente.

6 - DEVE ENTÃO UMA GRANDE ENTRE DUAS EXISTÊNCIAS SUCESSIVAS?

RESP.: Nem sempre tão grande como podias pensar, porque as posições são quase sempre muito diferentes, e no intervalo de ambas o Espírito pode progredir.

7 - QUAL É A ORIGEM DAS FACULDADES EXTRAORDINÁRIAS DOS INDIVÍDUOS QUE, SEM ESTUDO PRÉVIO, PARECEM TER A INTUIÇÃO DE CERTOS COMO AS LÍNGUAS, O CÁLCULO ETC..?

RESP.: Lembrança do passado; progresso anterior da alma, mas do que ela mesma não tem consciência. De onde queres que elas venham? Os corpos mudam, mas o Espírito não muda, embora troque a vestimenta.

8 - COM A MUDANÇA DOS CORPOS, PODEM PERDER-SE CERTAS FACULDADES INTELECTUAIS, DEIXANDO-SE DE TER, POR EXEMPLO, O GOSTO PELAS ARTES?

RESP.: Sim, desde que se tenha desonrado essa faculdade, empregando-a mal. Uma faculdade pode, também, ficar adormecida durante uma existência, porque o Espírito quer exercer outra, que não se relacione com ela. Nesse caso, permanece em estado latente, para reaparecer mais tarde.

9 - É A UMA LEMBRANÇA RETROSPECTIVA QUE DEVE O HOMEM, MESMO NO ESTADO DE SELVAGEM, O SENTIMENTO INSTINTIVO DA EXISTÊNCIA DE DEUS E PRESSENTIMENTO DA VIDA FUTURA?

RESP.: É uma lembrança que ele conserva daquilo que sabia como Espírito, antes de encarnar; mas o orgulho frequentemente abafa esse sentimento.

10 - É À MESMA LEMBRANÇA QUE SE DEVEM CERTAS CRENÇAS RESPECTIVAS À DOUTRINA ESPÍRITA ENCONTRADAS EM TODOS OS POVOS?

RESP.: Esta doutrina é tão antiga quanto o mundo. É por isso que a encontramos por toda parte, e é esta uma prova da sua veracidade. O Espírito encarnado, conservando a intuição do seu estado de Espírito, tem a consciência instintiva do mundo invisível. Mas quase sempre ela é falseada pelos preconceitos, e a ignorância mistura a ela a superstição.

11 - O PRESSENTIMENTO É SEMPRE UMA ADVERTÊNCIA DO ESPÍRITO PROTETOR?

RESP.: O pressentimento é conselho íntimo e oculto de um Espírito que vos deseja o bem. É também a intuição da escolha da escolha anterior: é a voz do instinto. O Espírito, antes de se encarnar, tem conhecimento das fases principais da sua existência, ou seja, do gênero de provas a que irá ligar-se. Quando estas têm um caráter marcante, ele conserva uma espécie de impressão em seu foro íntimo, e essa impressão, que é a voz do instinto, desperta quando chega o momento, tornando-se pressentimento.

12 - OS PRESSENTIMENTOS E A VOZ DO INSTINTO TÊM SEMPRE QUALQUER COISA DE VAGO; NA INCERTEZA,O QUE DEVEMOS FAZER?

RESP.: Quando estás em dúvida, invoca o teu bom Espírito, ou ora a Deus, nosso soberano Senhor, para que te envie um de seus mensageiros, um de nós.

13 - AS ADVERTÊNCIAS DE NOSSOS ESPÍRITOS PROTETORES TÊM POR ÚNICO OBJETO A CONDUTA MORAL, OU TAMBÉM A CONDUTA QUE DEVEMOS TER EM RELAÇÃO ÀS COISAS DA VIDA PRIVADA?

RESP.: Tudo, eles procuram fazer-vos viver da melhor maneira possível; mas frequentemente fechais os ouvidos às boas advertências e vos tornais infelizes por vossa culpa.