INSTINTO E INTELIGÊNCIA

1 - QUAL É A CLASSIFICAÇÃO DOS SERES, SEGUNDO O SEU GRAU DE EVOLUÇÃO?

RESP.: Ao classificar os seres, segundo o grau de evolução, podemos fazer a distinção: 1ª - os seres inanimados: formados somente de matéria, sem vitalidade nem inteligência, são os corpos brutos. 2ª - os seres animados não-pensantes: formados de matéria e dotados de vitalidade, mas desprovidos de inteligência; 3ª - os seres animados pensantes: formados de matéria, dotados de vitalidade e tendo ainda um princípio inteligente que os leva a pensar.

2 - O INSTINTO É UMA INTELIGÊNCIA RUDIMENTAR? COMENTE

RESP.: Os seres animados não pensantes, são seres vivos, embora não considerados seres inteligentes, já manifestam um início de inteligência ainda rudimentar, que seria o instinto.

3 - COMO DEFINIR A INTELIGÊNCIA?

A inteligência é uma faculdade especial, própria de certas classes de seres orgânicos, aos quais dá, com o pensamento, a vontade de agir, a consciência de sua existência e de sua individualidade assim como os meios de estabelecer relações com o mundo exterior e de prover suas necessidades. (LE perg. 71)

4 - A INTELIGÊNCIA É UM ATRIBUTO DO PRINCÍPIO VITAL?

RESP.: Não; pois as plantas vivem e não pensam, não tendo mais do que vida orgânica. A inteligência e a matéria são independentes, pois corpo pode viver sem inteligência, mas a inteligência só pode manifestar-se por meio dos órgãos materiais: somente a união com o espírito dá inteligência à matéria animalizada.

5 - QUAL É A FONTE DA INTELIGÊNCIA?

RESP.: Já o dissemos: a inteligência universal.

6 - PODER-SE-IA DIZER QUE CADA SER TIRA UMA PORÇÃO DE INTELIGÊNCIA DA FONTE UNIVERSAL E A ASSIMILA, COMO TIRA E ASSIMILA O PRINCÍPIO DA VIDA MATERIAL?

RESP.: Isto não é mais que uma comparação; mas não exata, porque inteligência é uma faculdade própria de cada ser e constitui a sua individualidade moral. De resto, bem o sabeis, há coisas que não é dado homem penetrar, e esta, por enquanto, é uma delas.

7 - O INSTINTO É INDEPENDENTE DA INTELIGÊNCIA?

RESP.: Precisamente não, porque é uma espécie de inteligência. O instinto é uma inteligência não racional; é por ele que todos os seres provêm as suas necessidades.

8 - PODE-SE ASSINALAR UM LIMITE ENTRE O INSTINTO E A INTELIGÊNCIA, OU SEJA, PRECISAR ONDE ACABA UM E ONDE COMEÇA OUTRA?

RESP.: Não, porque eles frequentemente se confundem; mas podemos muito bem distinguir os atos que perteceram ao instinto dos que pertencem à inteligência.

9 - É ACERTADO DIZER QUE AS FACULDADES INSTINTIVAS DIMINUEM À MEDIDA QUE CRESCEM AS INTELECTUAIS?

RESP.: Não. O instinto existe sempre, mas o homem o negligencia. O instinto pode também conduzir ao bem; ele nos guia quase sempre, e às vezes mais seguramente que a razão; ele nunca se engana.

10 - POR QUE A RAZÃO NÃO É SEMPRE UM GUIA INFALÍVEL?

RESP.: Ela seria infalível se não estivesse falseada pela má educação, pelo orgulho e egoísmo. O instinto não raciocina; a razão permite ao homem escolher, dando-lhe o livre-arbítrio.
O instinto é uma inteligência rudimentar, que difere da inteligência propriamente dita por serem quase sempre espontâneas a suas manifestações, enquanto as daquela são o resultado de apreciações e de uma deliberação. O instinto varia em suas manifestações segundo as espécies e suas necessidades. Nos seres dotados de consciência e de percepção das coisas exteriores, ele se alia à inteligência, o que quer dizer, à vontade e à liberdade.

11 - PODEMOS TER UMA IDÉIA DA EXTENSÃO DE NOSSA CAPACIDADE INTELECTUAL?

RESP.: A capacidade intelectual do homem terrestre é excessivamente reduzida, em face dos elevados poderes da personalidade espiritual independente dos laços da matéria. Os elos da reencarnação fazem o papel de quebra-luz sobre todas as conquistas anteriores do Espírito reencarnado. Nessa sombra, reside o acervo de lembranças vagas, de vocações inatas, de numerosas experiências, de valores naturais e espontâneos, a que chamais subconsciência. O homem comum é uma representação parcial do homem transcendente, que será reintegrado nas suas aquisições do passado, depois de haver cumprido a prova ou a missão exigidas pelas suas condições morais, no mecanismo da justiça divina. Aliás, a incapacidade intelectual do homem físico tem sua origem na sua própria situação, caracterizada pela necessidade de provas amargas.
O cérebro humano é um aparelho frágil e deficiente, onde o Espírito em queda tem de valorizar as suas realizações de trabalho. Imaginai a caixa craniana, onde se acomodam células microscópicas, inteiramente preocupadas com a sua sede de oxigênio, sem dispensarem por um milésimo de segundo a corrente do sangue que as irriga, a fragilidade dos filamentos que as reúnem, cujas conexões são de cem milésimos de milímetro, e tereis assim uma idéia exata da pobreza da máquina pensante de que dispõe o sábio da Terra para as suas orgulhosas deduções, verificando que, por sua condição de Espírito caído na luta expiatória, tudo tende a demonstrar ao homem do mundo a sua posição de humildade, de modo que, em todas as condições, possa ele cultivar os valores legítimos do sentimento.

12 - COMO É CONSIDERADA, NO PLANO ESPIRITUAL, A POSIÇÃO ATUAL INTELECTIVA DA TERRA?

RESP.: Os valores intelectuais do planeta, nos tempos moderno, sofrem a humilhação de todas as forças corruptores da decadência. A atual geração, que tantas vezes se entregou à jactância, atribuindo a si mesma as mais altas conquistas no terreno do raciocínio positivo, operou os mais vastos desequilíbrios nas correntes evolutivas do orbe, com o seu injustificável divórcio do sentimento. Nunca os círculos educativos da Terra possuíram tanta facilidade das artes gráficas; jamais o livro e o jornal foram tão largamente difundidos; entretanto, a imprensa, quase de modo geral, é órgão de escândalo para a comunidade e o centro de interesse econômico para o ambiente particular, enquanto que poucos livros triunfam sem o bafejo da fortuna privada ou oficial, na hipótese de ventilarem os problemas elevados da vida.

13 - A DECADÊNCIA INTELECTUAL PODE PREJUDICAR O DESEQUILÍBRIO DO MUNDO?

RESP.: Sem dúvida. E é por essa razão que observamos na paisagem político-social da Terra as aberrações, os absurdos teóricos, os extremismos, operando a inversão de todos os valores. Excessivamente preocupados com as suas extravagâncias, os missionários da inteligência trocaram o seu labor junto ao espírito por um lugar de domínio, como os sacerdotes religiosos que permutaram a luz da fé pelas prebendas tangíveis da situação econômica. Semelhante situação operou naturalmente o mais alto desequilíbrio no organismo social do planeta, e, como prova real desse asserto, devemos recordar que a guerra de 1914-1918 custou aos povos mais intelectualizados do mundo mais de cem bilhões de francos, salientando-se que, com menos da centésima parte dessa importância, poderiam essas nações haver expulsado o fantasma da sífilis do cenário da Terra.

14 - HÁ UMA TAREFA ESPECIALIZADA DA INTELIGÊNCIA NO ORBE TERRESTRE?

RESP.: Assim, como numerosos Espíritos recebem a provação da fortuna, do poder transitório e da autoridade, há os que recebem a incumbência sagrada, em lutas expiatórias ou em missões santificantes, de desenvolverem a boa tarefa da inteligência em proveito real da coletividade.
Todavia, assim como o dinheiro e a posição de realce são ambientes de luta, onde todo êxito espiritual se torna mais porfiado e difícil,o destaque intelectual, muitas vezes, obscurece no mundo a visão do Espírito encarnado, conduzindo-o à vaidade injustificável, onde as intenções mais puras ficam aniquiladas.

15 - O ESCRITOR DE DETERMINADA OBRA SERÁ JULGADO PELOS EFEITOS PRODUZIDOS PELO SEU LABOR INTELECTUAL NA TERRA?

RESP.: O livro é igualmente como a semeadura. O escritor correto, sincero e bem-intencionado é o lavrador previdente que alcançará a colheita abundante e a elevada retribuição das leis divinas à sua atividade. O literato fútil, amigo da insignificância e da vaidade, é bem aquele trabalhador preguiçoso e nulo que "semeia ventos para colher tempestades". E o homem de inteligência que vende a sua pena, a sua opinião e o seu pensamento, no mercado da calúnia, do interesse, da ambição e da maldade, é o agricultor criminoso que humilha as possibilidades generosas da Terra, que rouba os vizinhos, que não planta e não permite o desenvolvimento da semeadura alheia, cultivando espinhos e agravando responsabilidades pelas quais responderá um dia, quando houver despido a indumentária do mundo, para comparecer ante as verdades do Infinito.

16 - O HOMEM SEM GRANDES POSSIBILIDADES INTELECTUAIS É SEMPRE UM HOMEM MEDÍOCRE?

RESP.: O conceito da mediocridade modifica-se no plano de nossas conquistas universalistas, depois das transições da morte. Aí no mundo, costumais entronizar o escritor que enganou o público, o político que ultrajou o direito, o capitalista que se enriqueceu sem escrúpulos de consciência, colocados na galeria dos homens superiores. Exaltando-lhes os méritos individuais com extravagâncias louvaminheiras, muito falais em "mediocridade", em "rebanho", em "rotina", em "personalidade superior".
Para nós, a virtude da resignação dos pais de família, criteriosos e abnegados, no extenso rebanho de atividades rotineiras da existência terrestre, não se compara em grandeza com os dotes de espírito do intelectual que gesticula desesperado de uma tribuna, sem qualquer edificação séria, ou que se emaranha em confusões palavrosas na esfera literária, sem a preocupação sincera de aprender com os exemplos da vida.
O trabalhador que passa a vida inteira trabalhando ao Sol no amanho da terra, fabricando o pão saboroso da vida, tem mais para Deus que os artistas de inteligência viciada, que outra coisa não fazem senão perturbar a marcha divina das suas leis. Vede, portanto, que a expressão de intelectualidade vale muito, mas não pode prescindir dos valores do sentimento em sua essência sublime, compreendendo-se, afinal, que o "homem medíocre" não é o trabalhador das lides terrestres, amoroso de suas realizações do lar e do sagrado cumprimento de seus deveres, sobre cuja abnegação erigiu-se a organização maravilhosa do patrimônio mundano.

17 - DEVEMOS ACALENTAR A PREOCUPAÇÃO DE ADQUIRIR OS ELEMENTOS DO CHAMADO MAGNETISMO PESSOAL?

RESP.: Essa preocupação é muito nobre, mas ninguém suponha realizá-la tão-só com a experiência da leitura de livros pertinentes ao assunto. Não são poucos os que buscam essa literatura, desejosos de fórmulas mágicas no caminho do menor esforço. Todavia, o que é indispensável é que nenhum estudioso pode conquistar simpatia sem que haja transformado o coração em manancial de bondade espontânea e sincera.
Na vida não basta saber. É imprescindível compreender. Os livros ensinam, mas só o esforço próprio aperfeiçoa a alma para a grande e abençoada compreensão. Esquecei a conquista fácil, a operação mecânica, injustificáveis nas edificações espirituais, e volvei a atenção e o pensamento para o vosso próprio mundo interior. Muita coisa aí se tem a fazer e, nesse bom trabalho, a alma se ilumina, naturalmente, aclarando o caminho de seus irmãos.