LEIS MORAIS

I - A LEI DIVINA OU NATURAL:

1 - O QUE SE DEVE ENTENDER POR LEI NATURAL?

RESP.: A lei natural é a lei de Deus; é a única necessária à felicidade do homem; ela lhe indica o que deve fazer ou não fazer, e ele só se torna infeliz porque dela se afasta.

2 - A LEI DE DEUS É ETERNA?

RESP.: É eterna e imutável como o próprio Deus.

3 - DEUS TERIA PRESCRITO AOS HOMENS, NUMA ÉPOCA, AQUILO QUE LHES PROIBIRIA EM OUTRA?

RESP.: Deus não se engana; os homens é que são obrigados a modificar as suas leis, que são imperfeitas, mas as leis de Deus são perfeitas. A harmonia que regula o universo material e o universo moral se funda nas leis que Deus estabeleceu por toda a eternidade.

4 - O QUE AS LEIS DIVINAS ABRANGEM? REFEREM-SE A MAIS DO QUE A CONDUTA MORAL?

RESP.: Todas as leis da Natureza são divinas, pois Deus é o autor de todas as coisas. O sábio estuda as leis da matéria, o homem de bem, a da alma, e as segue.

5 - É DADO AO HOMEM APROFUNDAR UMAS E OUTRAS?

RESP.: Sim, mas uma só existência não lhe é suficiente para isso.

6 - AS LEIS DIVINAS SÃO AS MESMAS PARA TODOS OS MUNDOS?

RESP.: A razão nos diz que elas devem ser apropriadas à natureza de cada mundo e proporcionadas ao grau de adiantamento dos seres que os habitam.

II - CONHECIMENTO DA LEI NATURAL:

7 - DEUS PROPORCIONOU A TODOS OS HOMENS OS MEIOS DE CONHECEREM A SUA LEI?

RESP.: Todos podem conhecê-la, mas nem todos a compreendem; os que melhor a compreendem são os homens de bem e os que desejam pesquisá-la. Não obstante, todos um dia a compreenderão, porque é necessário que o progresso se realize.

8 - A ALMA, ANTES DE SUA UNIÃO COM O CORPO, COMPREENDE MELHOR A LEI DE DEUS DO QUE APÓS A ENCARNAÇÃO?

RESP.: Ela a compreende segundo o grau de perfeição a que tenha chegado e conserva a sua lembrança intuitiva após a união com o corpo; mas os maus instintos do homem frequentemente fazem que ela a esqueça.

9 - ONDE ESTÁ ESCRITA A LEI DE DEUS?

RESP.: Na consciência.

10 - DESDE QUE O HOMEM TRAZ NA CONSCIÊNCIA A LEI DE DEUS, QUE NECESSIDADE HÁ DE LHE SER REVELADA?

RESP.: Ele a havia esquecido e desprezado; Deus quis que ela fosse lembrada.

11- DEUS DEU A ALGUNS HOMENS A MISSÃO DE REVELAR A SUA LEI?

RESP.: Sim certamente; em todos os tempos houve homens que receberam essa missão. São Espíritos superiores, encarnados com o fim de fazer progredir a Humanidade.

12 - ESSES QUE PRETENDERAM INSTRUIR OS HOMENS NA LEI DE DEUS, NÃO SE ENGANARAM ALGUMAS VEZES E NÃO OS FIZERAM TRANSVIAR-SE MUITAS VEZES, POR MEIO DE FALSOS PRINCÍPIOS?

RESP.: Os que não eram inspirados por Deus e que atribuíram a si mesmos, por ambição, uma missão que não tinham certamente os fizeram extraviar; não obstante, como eram homens de gênio, em meios aos próprios erros ensinaram frequentemente grandes verdades.

13 - QUAL É O CARÁTER DO VERDADEIRO PROFETA?

RESP.: O verdadeiro profeta é um homem de bem, inspirado por Deus. Podemos reconhecê-lo por suas palavras e por suas ações. Deus não se serve da boca do mentiroso para ensinar a verdade.

14 - QUAL O TIPO MAIS PERFEITO QUE DEUS OFERECEU AO HOMEM, PARA LHE SERVIR DE GUIA E MODELO?

RESP.: Vede Jesus.

15 - AS LEIS DIVINAS E NATURAIS SÓ FORAM REVELADAS AOS HOMENS POR JESUS E ANTES DELE SÓ FORAM CONHECIDAS POR INTUIÇÃO?

RESP.: Não dissemos que elas estão escritas por toda parte? Todos os homens que meditaram sobre a sabedoria puderam compreendê-las e ensiná-las desde os séculos mais distantes. Por seus ensinamentos, mesmos incompletos, eles prepararam o terreno para receber a semente. Estado as leis divinas escritas no livro da Natureza, o homem pôde conhecê-las sempre que desejou procurá-las. Eis porque os seus princípios foram proclamados em todos os tempos pelos homens de bem, e também porque encontramos os seus elementos na doutrina moral de todos os povos saídos da barbárie, mas incompletos ou alterados pela ignorância e a superstição.

16 - DESDE QUE JESUS ENSINOU AS VERDADEIRAS LEIS DE DEUS, QUAL É A UTILIDADE DO ENSINAMENTO DADO PELOS ESPÍRITOS? TÊM ELES MAIS ALGUMA COISA PARA NOS ENSINAR?

RESP.: O ensino de Jesus era frequentemente alegórico e em forma de parábolas, porque ele falava de acordo com a época e os lugares. Faz-se hoje necessário que a verdade seja inteligível para todos. É preciso, pois, explicar e desenvolver essas leis, tão poucos são os que as compreendem e ainda menos os que as praticam. Nossa missão é a de despertar os olhos e os ouvidos, para confundir os orgulhosos e desmacarar os hipócritas: os que afetam exteriormente a virtude e a religião para ocultar as suas torpezas. O ensinamento dos Espíritos deve ser claro e sem equívocos, a fim de que ninguém possa pretextar ignorância e cada um possa julgá-lo e apreciá-lo com a sua própria razão. Estamos encarregados de preparar o Reino de Deus anunciado por Jesus, e por isso é necessário que ninguém venha a interpretar a lei de Deus ao sabor das suas paixões, nem falsear o sentido de uma lei que é toda amor e caridade.

17 - POR QUE A VERDADE NÃO ESTEVE SEMPRE AO ALCANCE DE TODOS?

RESP.: É necessário que cada coisa venha ao seu tempo. A verdade é como a luz; é preciso que nos habituemos a ela pouco a pouco, pois de outra maneira nos ofuscaria.

III - DIVISÃO DA LEI NATURAL:

18 - TODA A LEI DE DEUS ESTÁ ENCERRADA NA MÁXIMA DO AMOR AO PRÓXIMO ENSINADA POR JESUS?

RESP.: Certamente essa máxima encerra todos os deveres dos homens entre si; mas é necessário mostrar-lhes a aplicação, pois do contrário podem neglicenciá-la, como já o fazem hoje. Aliás, a lei natural compreende todas as circunstâncias da vida, e essa máxima se refere apenas a um dos seus aspectos. Os homens necessitam de regras precisas. Os preceitos gerais e muito vagos deixam muitas portas abertas à interpretação.

19 - QUE PENSAIS DA DIVISÃO DA LEI NATURAL EM DEZ PARTES?

RESP.: Essa divisão da lei de Deus em dez partes é a de Moisés e pode abranger todas as circunstâncias da vida, o que essencial. Podes segui-la, sem que ela tenha entretanto nada de absoluto, como não o têm os demais sistemas de classificação, que dependem sempre do ponto de vista sob o qual se considera um assunto. A última lei é a mais importante; é por ela que o homem pode avançar mais na vida espiritual, porque ela resume todas as outras.

20 - QUANTAS E QUAIS SÃO AS LEIS MORAIS?

RESP.:
1ª - LEI DE ADORAÇÃO;
2ª - LEI DE REPRODUÇÃO;
3ª - LEI DE CONSERVAÇÃO;
4ª - LEI DA DESTRUIÇÃO;
5ª - LEI DE SOCIEDADE;
6ª - LEI DO PROGRESSO;
7ª - LEI DE IGUALDADE;
8ª - LEI DE LIBERDADE;
9ª - LEI DE TRABALHO;
10 ª - LEI DE JUSTIÇA, AMOR E CARIDADE.

..LEI DE ADORAÇÃO ..LEI DE REPRODUÇÃO
..LEI DE CONSERVAÇÃO ..LEI DE DESTRUIÇÃO
..LEI DE SOCIEDADE ..LEI DO PROGRESSO
..LEI DE IGUALDADE ..LEI DE LIBERDADE
..LEI DO TRABALHO ..LEI DE JUSTIÇA, AMOR, CARIDADE