MATERIALISMO

1 - EM QUE CONSISTE O MATERIALISMO?

RESP.: Materialismo é a corrente doutrinária que afirma existir somente a realidade material e nada mais do que ela. Segundo seus adeptos, a realidade é exclusivamente de natureza material, sendo a "espiritual" apenas uma propriedade ou produto da matéria. A alma é para eles um efeito e não uma causa. Desse ponto de vista, os seres orgânicos nada mais seriam do que simples ação da matéria. A inteligência o pensamento, seriam apenas decorrências de propriedade da matéria.

2 - POR QUE OS ANATOMISTAS, OS FISIOLOGISTAS E EM GERAL OS QUE SE APROFUNDAM NAS CIÊNCIAS NATURAIS SÃO FREQUENTEMENTE LEVADOS AO MATERIALISMO?

RESP.: O fisiologista refere tudo ao que vê. Orgulho dos homens, que tudo crêem saber, não admitindo que alguma coisa possa ultrapassar o seu entendimento. Sua própria Ciência os torna presunçosos. Pensam que a Natureza nada lhes pode ocultar.

3 - NÃO É ESTRANHO QUE O MATERIALISMO SEJA UMA CONSEQUÊNCIA DE ESTUDOS QUE DEVERIAM, AO CONTRÁRIO, MOSTRAR AO HOMEM A SUPERIORIDADE DA INTELIGÊNCIA QUE GOVERNA O MUNDO? DEVE-SE CONCLUIR QUE ESSES ESTUDOS SÃO PERIGOSOS?

RESP.: Não é verdade que o materialismo seja uma consequência desses estudos. É o homem que deles tira uma falsa consequência, pois ele pode abusar de tudo, mesmo das melhores coisas. O nada, aliás, os apavora mais do que eles se permitem aparentar, e os espíritos fortes são quase sempre mais fanfarrões do que os valentes. A maior parte deles é materialista porque não dispõe de nada para preencher o vazio. Diante desse abismo que se abre ante eles, mostrai-lhes uma tábua de salvação, e a ela se agarrarrão ansiosamente.