PECADO

1 - O QUE É O PECADO?

RESP.: Pecado é toda a infração à Lei de Deus.

2 - O QUE SIGNIFICA PECAR CONTRA O ESPIRITO-SANTO?

RESP.: Pecar contra o Espírito-Santo, significa empregarmos conscientemente qualquer forma de manifestação em discordância com as normas éticas que já tenhamos conseguidos assimilar.

3 - O QUE É PECADO ORIGINAL?

RESP.: O pecado original (..) não é o que faz objeto do ensino dogmático da igreja; significa a culpa inicial do Espírito, tornado, por isso, passível de expiação por encarnações sucessivas.
A criança não nasce contaminada pelo pecado original, simplesmente porque não existe o pecado original. Nas perspectiva espirita, não existe nem mesmo o pecado. A criança é um Espírito reencarnado que representa um projeto esperançoso de renovação traçado por Deus. Nós não precisamos salvar a ninguém, todos estamos salvos, pois somos destinados à perfeição e teremos tantas oportunidades reencarnatórias, quantas forem necessárias, para atingirmos essa meta e, dependendo do esforço que estejamos empreendendo na direção adequada, poderemos atingí-la mais ou menos rapidamente, com mais ou menos sofrimento. A predisposição é para o desenvolvimento desse potencial positivo que trazemos, quando despertamos no mundo para mais uma experiência encarnatória. Voltamos a insistir: a transgressão das leis de Deus segue um caminho: 1 - arrependimento é o primeiro passo para o melhoramento, mas não basta; 2 - expiação; 3 - reparação. Arrependimento, expiação e reparação são as três condições necessárias para apagar os traços de uma falta e as suas consequências.

4 - O QUE É PECADO DA CARNE?

RESP.: Faltas devidas à condição inferior do homem espiritual sobre o planeta.