PERFEIÇÃO MORAL

1 - QUAL A MAIS MERITÓRIA DE TODAS AS VIRTUDES?

RESP: Todas as virtudes têm o seu mérito, porque todas são indícios de progresso no caminho do bem. Há virtude sempre que há resistência voluntária ao arrastamento das más tendências; mas a sublimidade da virtude consiste no sacrifício do interesse pessoal para o bem do próximo, sem segunda intenção. A mais meritória é aquela que se baseia na caridade mais desinteressada.

2 - HÁ PESSOAS QUE FAZEM O BEM POR UM IMPULSO ESPONTÂNEO, SEM QUE TENHAM DE LUTAR COM NENHUM SENTIMENTO CONTRÁRIO. TÊM ELAS O MESMO O MÉRITO DAQUELAS QUE TÊM DE LUTAR CONTRA A SUA PRÓPRIA NATUREZA E CONSEGUEM SUPERÁ-LA?

RESP.: Os que não têm de lutar é porque já realizaram o progresso: lutaram anteriormente e venceram; é por isso que os bons sentimentos não lhes custam nenhum esforço e suas ações lhes parecem tão fáceis: o bem tornou-se para eles um hábito. Deve-se honrá-los como a velhos guerreiros que conquistaram suas posições. Como estais ainda longe da perfeição, esses exemplos vos espantam pelo contraste e os admirais tanto mais porque são raros. Mas sabei que, nos mundo mais avançados que o vosso, isso que entre vós é exceção se torna regra. O sentimentodo bem se encontra por toda parte e de maneira espontânea, porque são mundos habitados somente por bons Espíritos e uma única intenção má seria neles uma exceção monstruosa. Eis porque os homens ali são felizes. E assim será também na Terra, quando a Humanidade se houver transformado e começar a praticar a caridade na sua verdadeira acepção.

3 - À PARTE OS DEFEITOS E OS VÍCIOS SOBRE OS QUAIS NINGUÉM SE ENGANARIA, QUAL É O INDÍCIO MAIS CARACTERÍSTICO DA IMPERFEIÇÃO?

RESP.: O interesse pessoal. As qualidades morais geralmente como a douração de um objeto de cobre, que não resiste à pedra de toque. Um homem pode possuir qualidades reais que o fazem para o mundo um homem de bem; mas essas qualidades, embora representem um progresso, não suportam em geral certas provas, e basta ferir a tecla do interesse pessoal para se descobrir o fundo. O verdadeiro desinteresse é de fato tão raro na Terra que se pode admirá-lo como a um fenômeno, quando ele se apresenta. O apego às coisas materiais é um indício notório de inferioridade, pois quanto mais o homem se apega aos bens deste mundo, menos compreende o seu destino. Pelo desinteresse, ao contrário, ele prova que vê o futuro de um ponto de vista mais elevado.

4 - HÁ PESSOAS DESINTERESSADAS, MAS SEM DISCERNIMEN TO, QUE PRODIGALIZAM OS SEUS HAVERES SEM PROVEITO REAL, POR NÃO SABEREM EMPREGÁ-LOS DE MANEIRA RAZOÁVEL. TERÃO POR ISSO ALGUM MÉRITO?

RESP.: Têm o mérito do desinteresse, mas não o do bem que poderiam fazer. Se o desinteresse é uma virtude, a prodigalidade irrefletida é sempre, pelo menos, uma falta de juízo. A fortuna não pé dada a alguns para ser lançada ao vento, como não o é a outros para ser encerrada num cofre. É um depósito de que terão de prestar contas, porque terão de responder por todo o bem que poderiam ter feito e não o fizeram; por todas as lágrimas que poderiam ter enxugado com o dinheiro dado aos que na verdade não estavam necessitados.

5 - AQUELE QUE FAZ O BEM SEM VISAR A UMA RECOMPENSA NA TERRA, MAS NA ESPERANÇA DE QUE LHE SEJA LEVADO EM CONTA NA OUTRA VIDA, E QUE NAQUELA A SUA POSIÇÃO SEJA MELHOR, É REPREENSÍVEL, E ESSE PENSAMENTO PREJUDICA O SEU ADIANTAMENTO?

RESP.: É necessário fazer o bem por caridade, ou seja, com desinteresse.

6 - MAS CADA UM TEM O DESEJO MUITO NATURAL DE PROGREDIR PARA SAIR DA SITUAÇÃO PENOSA DESTA VIDA. OS ESPÍRITOS NOS ENSINAM A PRATICAR O BEM COM ESSE FIM. SERÁ, POIS, UM MAL, PENSAR QUE PELA PRÁTICA DO BEM SE PODE ESPERAR UMA SITUAÇÃO MELHOR?

RESP.: Não, por certo. Mas aquele que faz o bem sem segunda intenção, pelo prazer único de ser agradável a Deus e ao seu próximo sofredor, já se encontra num grau de adiantamento que lhe permitirá chegar mais rapidamente à felicidade do que o seu irmão que, mais positivo, faz o bem por cálculo e não pelo impulso do ardor natural do coração.

7 - NÃO HÁ AQUI UMA DISTINÇÃO ENTRE O FAZER O BEM AO PRÓXIMO E O CUIDAR DE SE CORRIGIR DOS PRÓPRIOS DEFEITOS? CONCEBEMOS QUE FAZER O BEM COM O PENSAMENTO DE QUE NOS SEJA LOUVADO EM CONTA NA OUTRA VIDA É POUCO MERITÓRIO; MAS EMENDAR-SE, VENCER AS PAIXÕES, CORRIGIR O CARÁTER, VISANDO A SE APROXIMAR DOS BONS ESPÍRITOS E A PROGREDIR, SERÁ IGUALMENTE UM SINAL DE INFERIORIDADE?

RESP.: Não, não; por fazer o bem queremos dizer ser caridoso. Aquele que calcula o que lhe pode render cada uma de suas boas ações, na outra vida ou mesmo na vida terrena, procede de maneira egoísta. Mas não há nenhum egoísmo em se melhorar com a intenção de se aproximar de Deus, pois esse é o objetivo que todos devem ter em vista.

8 - DESDE QUE A VIDA CORPÓREA É APENAS UMA EFÊMERA PASSAGEM POR ESTE MUNDO, E QUE O NOSSO FUTURO DEVE SER A NOSSA PRINCIPAL PREOCUPAÇÃO, É ÚTIL ESFORÇAR-NOS POR ADQUIRIR CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS QUE SE REFEREM SOMENTE ÀS COISAS E NECESSIDADES MATERIAIS?

RESP.: Sem dúvida. Primeiro, isso vos torna capazes de aliviar os vossos irmãos; depois, vosso Espírito se elevará mais depressa se houver progredido intelectualmente. No intervalo das encarnações aprendereis em uma hora aquilo que na Terra demandaria anos. Nenhum conhecimento é inútil; todos contribuem mais ou menos para o adiantamento, porque o Espírito perfeito deve saber tudo e, devendo o progresso realizar-se em todos os sentidos, todas as idéias adquiridas ajudam o desenvolvimento do Espírito.

9 - DE DOIS HOMENS RICOS, UM NASCEU NA OPULÊNCIA E JAMAIS CONHECEU A NECESSIDADE, O OUTRO DEVE SUA FORTUNA AO SEU PRÓPRIO TRABALHO; E AMBOS A EMPREGAM EXCLUSIVAMENTE EM SUA SATISFAÇÃO PESSOAL. QUAL DELES É MAIS CULPADO?

RESP.: O que conheceu o sofrimento. Ele sabe o que é sofrer, conhece a dor que não alivia, mas como geralmente acontece, nem se lembra mais dela.

10 - AQUELE QUE ACUMULA SEM CESSAR E SEM BENEFICIAR A NINGUÉM TERÁ UMA DESCULPA VÁLIDA AO DIZER QUE AJUNTA PARA DEIXAR AOS HERDEIROS?

RESP.: É um compromisso de má consciência.

11 - DE DOIS AVARENTOS, O PRIMEIRO SE PRIVA DO NECESSÁRIO E MORRE DE NECESSIDADE SOBRE O SEU TESOURO; O SEGUNDO É AVARO SÓ PARA OS DEMAIS E PRÓDIGO PARA CONSIGO MESMO; ENQUANTO RECUA DIANTE DO MAIS LIGEIRO SACRIFÍCIO PARA PRESTAR UM SERVIÇO OU FAZER UMA COISA ÚTIL, NADA LHE PARECE MUITO PARA SATISFAZER AOS SEUS GOSTOS E ÀS SUAS PAIXÕES. PEÇAM-LHE UM FAVOR, E ESTARÁ SEMPRE DE MÁ VONTADE, OCORRA-LHE, PORÉM, UMA FANTASIA, E ESTARÁ SEMPRE PRONTO A SATISFAZÊ-LA. QUAL DELES É O MAIS CULPÁVEL E QUAL TERÁ O PIOR LUGAR NO MUNDO DOS ESPÍRITOS?

RESP.: Aquele que goza. É mais egoísta do que avarento. O outro já recebeu uma parte de sua punição.

12 - É REPREENSÍVEL COBIÇAR A RIQUEZA COM O DESEJO DE PRATICAR BEM?

RESP.: O sentimento é louvável, sem dúvida, quando puro. Mas esse desejo é sempre bastante desinteressado? Não trará oculta uma segunda intenção pessoal? A primeira pessoa a quem se deseja fazer o bem não será muitas vezes a si próprio?

13 - HÁ CULPA EM ESTUDAR OS DEFEITOS ALHEIOS?

RESP.: Se é com o fito de criticar e divulgar, há muita culpa, porque isso é faltar com a caridade. Se é com intenção de proveito pessoal, para evitar aqueles defeitos, pode ser útil. Mas não se deve esquecer que a indulgência para com os defeitos alheios é uma das virtudes compreendidas na caridade. Antes de censurar as imperfeições dos outros,vede se não podem fazer o mesmo a vosso respeito. Tratai, pois, de possuir as qualidades contrárias aos defeitos que criticais nos outros. Esse é um meio de vos tornardes superior. Se os censurais por serem avarentos sede generosos; por serem orgulhosos, sede humildes e modestos; por serem duros, sede dóceis; por agirem com mesquinhez, sede grandes em todas as vossas ações. Em uma palavra de Jesus: "Vedes um argueiro no olho do vizinho e não vedes uma trave no vosso".

14 - É CULPADO O QUE SONDA OS MALES DA SOCIEDADE E OS DESVENDA?

RESP.: Isso depende do sentimento que o leva a fazê-lo. Se o escritor só quer fazer escândalo, é um prazer pessoal que se proporciona, apresentando quadros que são, em geral, antes um mau do que um bom exemplo. O Espírito faz uma apreciação, mas pode ser punito por essa espécie de prazer que sente em revelar o mal.

15 - COMO JULGAR, NESSE CASO, A PUREZA DAS INTENÇÕES E A SINCERIDADE DO ESCRITOR?

RESP.: Isso nem sempre é útil. Se ele escreve boas coisas, procure aproveitá-las; se escreve más, é uma questão de consciência que a ele diz respeito. De resto, se ele quer provar a sua sinceridade, cabe-lhe reforçar os preceitos com o seu próprio exemplo.

16 - ALGUNS AUTORES PUBLICARAM OBRAS MUITO BELAS E MORALMENTE ELEVADAS, QUE AJUDAM O PROGRESSO DA HUMANIDADE, MAS DAS QUAIS ELES MESMO NÃO TIRARAM PROVEITO. COMO ESPÍRITOS LHES SERÁ LEVADO EM CONTA O BEM QUE FIZERAM POR MEIO DE SUAS OBRAS?

RESP.: A moral sem ações é como a semente sem o trabalho. De que vos serve a semente se não fizerdes frutificar para vos alimentar? Esses homens são mais culpáveis porque tinham inteligência para compreender; não praticando as máximas que ofereciam aos outros, renunciaram a colher os seus frutos.

17 - É REPREENSÍVEL AQUELE QUE, FAZENDO CONSCIENTEMENTE O BEM, RECONHECE QUE O FAZ?

RESP.: Desde que pode ter consciência do mal que fizer, deve tê-la igualmente do bem, a fim de saber se agem bem ou mal. É pesando todas as suas ações na balança da lei de Deus, e sobretudo na lei da justiça, do amor e da caridade, que ele poderá dizer a si mesmo se as suas ações são boas ou más e aprová-las ou desaprová-las. Não pode, pois, ser responsabilizado por reconhecer que triunfou das más tendências e por estar satisfeito por isso, desde que não se envaideça, com o que cairia em outra falta.

18 - O PRINCÍPIO DAS PAIXÕES SENDO NATURAL, É MAU EM SI MESMO?

RESP.: Não. A paixão está no excesso provocado pela vontade, pois o princípio foi dado ao homem para o bem e as paixões podem conduzí-lo a grandes coisas. O abuso a que ele se entrega é que causa o mal.

19 - COMO DEFINIR O LIMITE EM QUE AS PAIXÕES DEIXAM DE SER BOAS OU MÁS?

RESP.: As paixões são como um cavalo que é útil quando governado e perigoso quando governa. Reconhecei, pois, que uma paixão se torna perniciosa no momento em que a deixais de governar e quando resulta num prejuízo qualquer para vós ou para outro.

20 - O HOMEM PODERIA SEMPRE VENCER AS SUAS MÁS TENDÊNCIAS PELOS SEUS PRÓPRIOS ESFORÇOS?

RESP.:Sim, e às vezes com pouco esforço; o que lhe falta é a vontade. Ah, como são poucos os que se esforçam!

21 - O HOMEM PODE ENCONTRAR NOS ESPÍRITOS UMA AJUDA EFICAZ PARA SUPERAR AS PAIXÕES?

RESP.: Se orar a Deus e ao seu bom gênio com sinceridade, os bons Espíritos virão certamente em seu auxílio, porque essa é a sua missão.

22 - NÃO EXISTEM PAIXÕES DE TAL MANEIRA VIVAS E IRRESISTÍVEIS QUE A VONTADE SEJA IMPOTENTE PARA AS SUPERAR?

RESP.: Há muitas pessoas que dizem: "Eu quero!" mas a vontade está somente em seus lábios. Elas querem,mas estão muito satisfeitas de que assim não seja. Quando o homem julga que não pode superar suas paixões é que o seu Espírito nelas se compraz, como consequência de sua própria inferioridade. Aquele que procura reprimí-las compreende a sua natureza espiritual; vencê-las é para ele um triunfo do Espírito sobre a matéria.

23 - QUAL O MEIO MAIS EFICAZ DE SE COMBATER A PREDOMINÂNCIA DA NATUREZA CORPÓREA?

RESP.: Abnegar-se.

24 - ENTRE OS VÍCIOS, QUAL O QUE PODEMOS CONSIDERAR RADICAL?

RESP.: Já o dissemos muitas vezes: o egoísmo. Dele deriva todo o mal. Estudai todos os vícios e vereis que no fundo de todos existe egoísmo. Por mais que luteis contra eles não chegareis a extirpá-los enquanto não os atacardes pela raiz, enquanto não lhes houverdes destruído a causa. Que todos os vossos esforços tendam para esse fim, porque nele se encontra a verdadeira chaga da sociedade. Quem nesta vida quiser se aproximar da perfeição moral deve extirpar do seu coração todo sentimento de egoísmo, porque é incompatível com a justiça, o amor e a caridade; ele neutraliza todas as outras qualidades.

25 - ESTADO O EGOÍSMO FUNDADO NO INTERESSE PESSOAL, PARECE DIFÍCIL EXTIRPÁ-LO INTEIRAMENTE DO CORAÇÃODO HOMEM. CHEGAREMOS A ISSO?

RESP.: À medida que os homens se esclarecem sobre as coisas espirituais, dão menos valor às materiais; em seguida, é necessário reformar as instituições humanas, que o entretêm e excitam. Isso depende da educação.

26 - SENDO O EGOÍSMO INERENTE À ESPÉCIE HUMANA, NÃO SERÁ UM OBSTÁCULO PERMANENTE AO REINO DO BEM ABSOLUTO SOBRE A TERRA?

RESP.: É certo que o egoísmo é o vosso mal maior, mas ele se ligaà inferioridade dos Espíritos encarnados na Terra e não à Humanidade em si mesma. Ora, os Espíritos se purificam nas encarnações sucessivas, perdendoo egoísmo assim como perdem as outras impurezas. Não tendes na Terra algum homem destituído de egoísmo e praticante da caridade? Existem em maior número do que julgais, mas conheceis poucos porque a virtude não se procura fazer notar. E se há um, por que não haverá dez? Se há dez, por que não haverá mil, e assim por diante.

27- O EGOÍSMO, LONGE DE DIMINUIR, CRESCE COM A CIVILIZAÇÃO, QUE PARECE EXCITÁ-LO E ENTRETÊ-LO. COMO PODERÁ A CAUSA DESTRUIR O EFEITO?

RESP.: Quanto maior é o mal, mais horrível se torna. Era necessário que o egoísmo produzisse muito mal para fazer compreender a necessidade de sua extirpação. Quando os homens se tiverem despido do egoísmo que os domina, viverão como irmãos, não se fazendo o mal, e se ajudarão reciprocamente pelo sentimento fraterno de solidariedade. Então o forte será o apoio e não o opressor do fraco e não mais se verão homens desprovidos do necessário, porque todos praticarão a lei da justiça. Esse é o reino do bem que os Espíritos estão encarregados de preparar.

28 - QUAL É O MEIO DE SE DESTRUIR O EGOÍSMO?

RESP.: De todas as imperfeições humanas, a mais difícil de desenraizar é o egoísmo, porque se liga à influência da matéria, da qual o homem ainda muito próximo da sua origem, não pode libertar-se. Tudo concorre para entreter essa influência; suas leis, sua organização social, sua educação. O egoísmo se enfraquecerá com a predominância da vida moral sobre a vida material, e sobretudo com a compreensão que o Espiritismo vos dá quanto ao vosso estado futuro real e não desfigurado pelas ficções alegóricas. O Espiritismo bem compreendido, quando estiver identificado com os costumes e as crenças, transformará os hábitos, as usanças e as relações sociais. O egoísmo se funda na importância da personalidade; ora, o Espiritismo bem compreendido, repito-o, faz ver as coisas de tão alto que o sentimento da personalidade desaparece de alguma forma perante a imensidade. Ao destruir essa importância ou pelo menos ao fazer ver a personalidade naquilo que de fato ela é, ele combate necessariamente o egoísmo.

29 - POR QUE SINAIS SE PODE RECONHECER NO HOMEM O PROGRESSO REAL QUE DEVE ELEVAR O SEU ESPÍRITO NA HIERARQUIA ESPÍRITA?

RESP.: O Espírito prova a sua elevação quando todos os atos da sua vida corpórea constituem a prática da lei de Deus e quando compreende por antecipação a vida espiritual.

O verdadeiro homem de bem é aquele que pratica a lei de justiça, de amor e de caridade na sua mais completa pureza. Se interroga sua consciência sobre os atos praticados, perguntará se não violou essa lei, se não cometeu nenhum mal, se fez todo o bem que podia, se ninguém teve se de queixar dele, enfim, se fez para os outros tudo o que gostaria que os outros lhe fizessem.

O homem possuído pelo sentimento de caridade e de amor ao próximo faz o bem pelo bem, sem esperança de recompensa, e sacrifica o seu interesse pela justiça.

Ele é bom, humano e benevolente para com todos, porque vê irmãos em todos os homens, sem exceção de raças ou de crenças. Se Deus lhe deu o poder e a riqueza, olha essas coisas com um depósito do qual deve usar para o bem, e disso não se envaidece porque sabe que Deus, que lhas deu poderá retirá-las.

Se a ordem social colocou homens sob a sua dependência, trata-os com bondade e benevolência porque são iguais perante Deus; usa de sua autoridade para lhes erguer a moral e não para os esmagar com o seu orgulho.

É indulgente para com as fraquezas dos outros, porque sabe que ele mesmo tem necessidade de indulgência e se recorda destas palavras do Cristo:"Que aquele que estiver sem pecado atire a primeira pedra".

Não é vingativo; a exemplo de Jesus, perdoa as ofensas para não se lembrar senão dos benefícios, porque sabe que lhe será perdoado assim como tiver perdoado.

Respeita, enfim, nos seus semelhantes, todos os direitos decorrentes da lei natural, como desejaria que respeitassem os seus.

30 - QUAL O MEIO PRÁTICO MAIS EFICAZ PARA SE MELHORAR NESTA VIDA E RESISTIR AO ARRASTAMENTO DO MAL?

RESP.: Um sábio da Antiguidade vos disse: "Conhece-te a ti mesmo".