PERISPÍRITO

1 - COMO DEFINIR O PERISPÍRITO?

RESP.: O Perispírito, "envoltório fluídico, semi-material que serve de elo de ligação entre a alma e o corpo, é o intermediário de todas as sensações que o Espírito recebe e pelo qual transmite sua vontade ao exterior e atua sobre os órgãos do corpo". LM ítem 54. A alma nunca fica desligada do seu Perispírito, mesmo após sua desencarnação.

2 - QUAL A ORIGEM DO PERISPÍRITO?

RESP.: De onde tira o Espírito o seu envoltório semimaterial? - Do fluido universal de cada globo. É por isso que ele não é o mesmo em todos os mundos; passando de um mundo para outro, "o Espírito muda de envoltório, como mudais de roupa" LE peg. 94

3 - QUAIS AS PROPRIEDADES DO PERISPÍRITO?

RESP.: As propriedades do perispírito são:
a - QUANTO A FORMA: Expansibilidade e Flexibilidade. Pela sua natureza fluídica semimaterial, o perispírito possui estas características, pois, ele não se encontra preso ao corpo material como se estivesse em uma caixa. Submete-se à vontade do Espírito, e é assim que ele se apresenta em sonhos ou no estado de vigília podendo inclusive tornar-se visível e até mesmo palpável.
ASSIMILAÇÃO: O perispírito tem a propriedade de assimilar os fluidos do ambiente. Se as emanações fluidicas são de boa natureza, o corpo recebe impressões salutares, se não más a impressão é penosa.
b - QUANTO A DENSIDADE: Nos Espíritos mais evoluídos, sua natureza é menos densa, enquanto que nos Espíritos mais inferiores o perispíritos é mais grosseiro.
PENETRABILIDADE: É a faculdade que o Espírito tem, através do perispírito, de entrar em qualquer ambiente. O mundo material não lhe apresenta obstáculos de qualquer espécie.

4 - QUAL A RELAÇÃO QUE EXISTE ENTRE O PERISPÍRITO E AS CAUSAS DAS NOSSAS AFLIÇÕES?

RESP.: Os sofrimentos da vida têm sempre uma causa e essa causa pode ter duas origens: umas estão na vida presente e outras em vidas pregressas, e como um arquivo o perispírito mantêm registro de todas as vivências do passado ele então exterioriza no corpo os defeitos da alma.

5 - QUEM COM A ESPADA FERE, COM A ESPADA SERÁ FERIDO! INTERPRETE:

RESP.: Os sofrimentos por causas anteriores, juntam-se, muito frequentemente, os que são consequências das faltas atuais, de modo que tanto as faltas cometidas no pretérito, como as que são praticadas na vida presente, sempre requerem reajustes, pois estão de conformidade com a sentença evangélica: "Quem com a espada fere, com a espada será ferido", equivalente à Lei de Ação e Reação.

6 - O ESPÍRITO PROPRIAMENTE DITO VIVE A DESCOBERTO, OU, COMO PRETENDEM ALGUNS, ENVOLVIDO POR ALGUMA SUBSTÂNCIA?

RESP.: O Espírito é envolvido por uma substância que é vaporosa para ti, mas ainda bastante grosseira para nós; suficientemente vaporosa, entretanto, para que ele possas elevar-se na atmosferae transportar-se para onde quiser.

Como a semente de um fruto é envolvida pelo perisperma, o Espírito propriamente dito é revestido de um envoltórioque, por comparação, se pode chamar PERISPÍRITO.

7 - DE ONDE TIRA O ESPÍRITO O SEU ENVOLTÓRIO SEMI-MATERIAL?

RESP.: Do fluido universal de cada globo. É por isso que ele não é o mesmo em todos os mundos; passando de um mundo para outro, o Espírito muda de envoltório, como mudais de roupa.

8 - DESSA MANEIRA, QUANDO OS ESPÍRITOS DE MUNDOS SUPERIORES VÊM ATÉ NÓS, TOMAM UM PERISPÍRITO MAIS GROSSEIRO?

RESP.: É necessário que eles se revistam da vossa matéria, como já dissemos.

9 - O ENVOLTÓRIO SEMI-MATERIAL DO ESPÍRITO TEM FORMAS DETERMINADAS E PODE SER PERCEPTÍVEL?

RESP.: Sim, uma forma ao arbítrio do Espírito; e é assim que ele vos aparece algumas vezes, seja nos sonhos, seja no estado de vigília, podendo tomar uma forma visível e mesmo palpável.