PRINCÍPIO VITAL

1 - O QUE É PRINCÍPIO VITAL?

RESP.: O fluido universal penetra os corpos como um oceano imenso. É nele que reside o PRINCÍPIO VITAL que dá origem à vida dos seres e a perpetua em cada globo, conforme a condição deste princípio que, em estado latente se conserva adormecido, onde a voz de um ser não o chamar. Assim é exato dizer-se "Deus há criado sempre, cria incessantemente e nunca deixará de criar".

2 - COMO AGEM OS ESPÍRITOS SOBRE OS FLUIDOS?

RESP.: Os Espíritos, por meio do pensamento e da vontade, agem sobre fluidos determinando esta ou aquela função, combinando ou dispersando. Atuando sobre os fluidos, dão-lhe formas, cores, mudam suas propriedades químicas, etc... produzem assim, aparências, roupas, objetos que desejam. Com a desencarnação, o Espírito que continuar com os seu pensamento concentrado na vida material que tivera, sente-se ainda vivo", criando para si um ambiente fluidico denso fazendo-o sofrer; daí a necessidade da renovação constante pelo estudo e prática do bem.

3 - DEFINA O QUE SÃO SERES INORGÂNICOS E ORGÂNICOS?

RESP.: SERES INORGÂNICOS: são todos aqueles que não possuem vitalidade, nem movimentos próprios sendo formados apenas pela agregação da matéria: os minerais, a água, o ar, etc...
SERES ORGÂNICOS: são os que trazem em si mesmos uma fonte de atividade íntima que lhes dá a vida: nascem, crescem, reproduzem-se e morrem. Possuem o Princípio Vital.

4 - QUAL O MECANISMO DE INTERAÇÃO ENTRE O PRINCÍPIO VITAL E A MATÉRIA?

RESP.: É a força motriz dos corpos orgânicos. É um dos elementos necessários à constituição do Universo, mas tem a sua fonte nas modificações da matéria universal. Tomando como exemplo a fórmula: ca+h+ni = tem-se como resultado uma substância inorgânica qualquer. Mas se essa fórmula tiver condições adequadas para assimilar o princípio vital, haverá uma modificação na sua estrutura molecular resultando ao invés de uma molécula mineral, o surgimento de uma célula de matéria orgânica.

5 - QUAL A CAUSA DA MORTE: A EXAUSTÃO DO CORPO OU A PARTIDA DO ESPÍRITO?

RESP.: A causa da morte nos seres orgânicos é a exaustão dos órgãos.

6 - É A MESMA A FORÇA QUE UNE OS ELEMENTOS MATERIAIS NOS CORPOS ORGÂNICOS E INORGÂNICOS?

RESP.: Sim, a Lei de Atração é a mesma para todos.

7 - HÁ DIFERENÇA ENTRE A MATÉRIA DOS CORPOS ORGÂNICOS E A DOS INORGÂNICOS?

RESP.: É sempre a mesma matéria, mas nos corpos orgânicos é animalizada.

8 - QUAL A CAUSA DA ANIMALIZAÇÃO DA MATÉRIA?

RESP.: Sua união com o PRINCÍPIO VITAL.

9 - O PRINCÍPIO VITAL É PROPRIEDADE DE UM AGENTE ESPECIAL, OU APENAS DA MATÉRIA ORGANIZADA; NUMA PALAVRA, É UM EFEITO OU UMA CAUSA?

RESP.: É uma e outra coisa. A vida é um efeito produzido pela ação de um agente sobre a matéria. Esse agente, sem a matéria, não é vida, da mesma forma que a matéria não pode viver sem ele. É ele que dá vida a todos os seres que o absorvem e assimilam.

10 - VIMOS QUE O ESPÍRITO E A MATÉRIA SÃO DOIS ELEMENTOS CONSTITUTIVOS DO UNIVERSO. O PRINCÍPIO VITAL FORMARÁ UM TERCEIRO?

RESP.: É um dos elementos necessários à constituição do Universo, mas tem a sua fonte nas modificações da matéria universal. É um elemento, para vós, como o oxigênio e o hidrogênio, que, entretanto, são elementos primitivos, pois todos procedem de um mesmo princípio.

11 - PARECE RESULTAR DAÍ QUE A VITALIDADE NÃO TEM COMO PRINCÍPIO UM AGENTE PRIMITIVO DISTINTO, SENDO ANTES UMA PROPRIEDADE ESPECIAL DA MATÉRIA UNIVERSAL, DEVIDA A CERTAS MODIFICAÇÕES DESTA?

RESP.: É essa a consequência do que dissemos.

12 - O PRINCÍPIO VITAL RESIDE NUM DOS CORPOS QUE CONHECEMOS?

RESP.: Ele tem como fonte o fluido universal; é o que chamais fluido magnético ou fluido elétrico animalizado. É o intermediário, o lime entre o espírito e a matéria.

13 - O PRINCÍPIO VITAL É O MESMO PARA TODOS OS SERES ORGÂNICOS?

RESP.: Sim, modificado segundo as espécies. É eleque lhes dá movimento e atividade e os distingue da matéria inerte: pois o movimento da matéria não é a vida; ela recebe esse movimento, não o produz.

14 - A VITALIDADE É UM ATRIBUTO PERMANENTE DO AGENTE VITAL, OU SOMENTE SE DESENVOLVE COM O FUNCIONAMENTO DOS ÓRGÃOS?

RESP.: Desenvolve-se com o corpo. Não dissemos que esse agente, sem a matéria não é vida? É necessária a união de ambos para produzir a vida.

15 - PODEMOS DIZER QUE A VITALIDADE PERMANECE LATENTE, QUANDO O AGENTE VITAL AINDA NÃO SE UNIU AO CORPO?

RESP.: Sim, é isso.
O conjunto dos órgãos constitui uma espécie de mecanismo, impulsionado pela atividade íntima ou princípio vital, que neles existe. O princípio vital é a força motriz dos corpos orgânicos.